Em primeiro lugar não minta pra ele.
Mostre a necessidade se ser sincero porque ai está a base da confiança.
Não se utilize de chantagens para "educar".
Respeite a opinião dele, mesmo que não concorde, mas lhe deixe claro do motivo pelo qual discorda de tal posição.
E nunca faça de conta que acreditou no que disse se souber que está mentindo, a fantasia de estar enganando só vai aumentar o problema.
Existem vários motivos para isto estar ocorrendo, desconheço sua realidade, mas vou tentar citar alguns na expectativa de poder ajudá-lo caso se insira em algum destes.
Crianças menores fantasiam muito a realidade e a criatividade é natural, quando não for nociva, como culpar outros pelo fez de errado, agredir animais e outras crianças e não admitir; pois se não assume é porque tem consciência de que fez algo desaprovado pelos outros.
Geralmente a agressividade está associada a mal trato, crianças que sofrem violência e abuso tem mais tendência a repetir o que sofreram, então ai a família necessita de tratamento, não há outra forma de romper esse círculo danoso.
A incoerência dos pais também pode motivar a mentira, coisas que em um dia podem fazer e no outro porque os pais estão cansados, de mal humor já não podem, por exemplo, assim o jovem não tem bases consistentes do certo e errado.
O medo de apanhar, há formas mais eficazes de educar do que provocar violência, porque ela é uma semente, quem sofre descarrega em alguém mais fraco.
Os pais tem que ter mais maturidade do que os filhos, e aguentar ouvir algumas coisas pra poder interferir, onde há muita rigidez e falta de compreensão e escuta, passa a existir os segredos, as mentiras.
Dar motivo pra os nãos é importante, pois o não pelo não parece sempre castigo.
Deixar claro o amor que tem pelo filho é mais que necessário, não se baseie se não se recebeu isso, não é desculpa, se sofreu por desafeto sabe o quanto dói, não se vingue em seu filho ele pediu pra nascer, faça a diferença.
Quando não gostar de um comportamento seja franco, mas deixe claro que gosta de seu filho, o que não gosta e não admite é tal atitude.
Use o castigo como correção, mas o castigo racional, corte algumas horas de tv ou computador, mas para que ele pense no que ocorreu e depois conversem novamente, pois assim avaliará como ele está compreendendo o que você quer ensinar e terá chance de poder consertar mal entendidos.
O diálogo é fundamental.
Também elogie tudo que ele faz bem, dê mais ênfase a seus acertos.
A mentira pode parecer pouca coisa, mas não é, então é salutar que esteja preocupado e que possa fazer algo para reverter essa situação.
Preste atençaõ na capacidade de se emocionar de seu filho, se é amoroso, já terás de saída muita chance para o sucesso, se não for, se houver crueldade em seus atos, não substime isso, procure ajuda profissional e combine atitudes lógicas e sensatas com todos da casa.
Pai e mãe que se desautorizam são um outro problema, então combinem a forma de educar e quando não concordarem um com o outro, não discutam na frente dos filhos, falem depois pra combinar.
As vezes as mães que não sabem lidar ameaçam os filhos com o pai, que sem querer ou saber, vira um vilão. Veja se isto não está ocorrendo.
Boa sorte, espero que contornem logo a situação e sejam felizes.
2007-02-17 22:55:52
·
answer #1
·
answered by calu 4
·
1⤊
0⤋
Eu estou com esse problema com um de 4 anos, tenho conversado seriamente com ele , e pedido ajuda tambem a professôra dele, tem melhorado bastante.
Boa sorte.
2007-02-17 22:35:28
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Olha , quando uma crianca comeca a mentir muito, a coisa comecou dentro de casa. Pequenas mentiras contadas pelos proprios pais tais como: o telefone toca, alguem que vc nao quer falar ai manda dizer que nao esta, ou que esta doente e depois se encontra com a pessoa que telefonou ai comeca a desmanchar um bla bla bla, mentira bonita, quase que perfeita. Ai e que a coisa comeca. Crianca fica indignada com menitra ai comeca a desmentir. Logo os pais passam a reprimi-las por serem desmintidas na frente dos outros e por ai vai...
Olha nao to aqui pra julgar ninguem mas, para uma crianca parar de mentir precisa ter o exemplo dos pais, e estes precisam desde agora comecar a mostrar que se arrependeram firmemente do que fizeram. E que as coisas precisam ser transparentes ai as criancas seguem o exemplo.
2007-02-18 00:14:49
·
answer #3
·
answered by Bliss 4
·
1⤊
0⤋
Oi!
A mentira vira um hábito e muitas vezes passa a prejudicar a vida da pessoa.
Tenho alguém na família que enfrenta este problema e está fazendo acompanhamento psicológico.
Talvez seja melhor procurar ajuda de um profissional antes que vire um vício.
Tbm verifique as raízes do problema para saber se a mentira não é para esconder coisas bem piores.
Todo cuidado é pouco.
Fique de olho no seu filhão.
Beijos
2007-02-17 22:44:18
·
answer #4
·
answered by ? 5
·
1⤊
0⤋
Na verdade, muitas crianças passam por essa fase. Converse com ele a respeito, e se não funcionar, leve a um psicólogo
2007-02-17 22:44:07
·
answer #5
·
answered by Luisa Gusmão 2
·
1⤊
0⤋
Esta na hora de vç sentar e ter uma longa conversa com seu filho;quebrou o laço de confiança com vç,precisa reatar este laço e é conversando que se entende!
2007-02-17 22:35:13
·
answer #6
·
answered by urrusmende augusto a 1
·
1⤊
0⤋
diga a ele que está mentindo para si próprio.... fale olhando no olho dele... Se você sentir pena e não conseguir falar.... o culpado da atitude dele é você mesmo....
2007-02-17 22:33:58
·
answer #7
·
answered by kARALEGAL_777_ 7
·
1⤊
0⤋
É preciso viver com a verdade com os filhos.........a referência deles é dentro de casa.............
2007-02-17 22:27:10
·
answer #8
·
answered by cy 4
·
1⤊
0⤋
será q nao foi de voce que ele começou a mentir ?
deixe ele falar tudo o que quer , pois as vezes um pai quer q um filho seja de uma maneira e nao dá a oprtunidade de um filho falar o q sente de verdade.
fale para ele nao ter medo de falar a verdade.
isso pode ter acontecido pq vc causou algum medo nele quando alguma vez ele falou alguma verdade, entao ele passou a falar mentiras , aliviando ele mesmo
2007-02-18 07:17:21
·
answer #9
·
answered by desesperada 2
·
0⤊
0⤋
Talvez ele não esteja vendo os pais como amigos e ou confidentes assim não está sentindo segurança para se abrir com vocês, procure passar confiança e mostrar a eles que vocês são seus melhores amigos e estão com ele para o que for necessário.
Rico
2007-02-18 00:32:31
·
answer #10
·
answered by Rico 6
·
0⤊
0⤋