English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A justiça brasileira anda muito injusta. Qual das atitudes acima descritas prejudica mais nossa sociedade?

2007-02-17 13:33:30 · 16 respostas · perguntado por ricardo n 6 em Governo e Política Lei e Ética

Quando a Justiça solta um criminoso que tenha cumprido 1/6 da pena, não está fazendo as duas coisas ao mesmo tempo?
Deixando que pessoas inocentes fiquem à mercê das barbáries deste marginal e dando o gostinho da impunidade a ele?

2007-02-18 23:47:42 · update #1

16 respostas

O que prejudica é não ter um sistema carcerário decente e uma legislação eficaz. É tão ruim prender um inocente quanto deixar de prender um culpado. Punir uma pessoa que não merece é tão injusto quanto deixar de prender um criminoso. As consequências de uma ou outra alternativa são trágicas e extremamente danosas à sociedade. Se não há competência para julgar, todos nós corremos o risco de sermos presos injustamente. Se não há competência para prender, todos estamos sujeitos às arbitrariedades dos fora-da-lei. De um jeito ou de outro, a sociedade inteira está prejudicada.

Mas o que prejudica mais a nossa sociedade é não manter os presos na cadeia pelo tempo necessário nas condições adequadas para reinserí-los à sociedade sem causar danos.

2007-02-17 13:49:42 · answer #1 · answered by Mei 3 · 0 0

todas as duas situações são ruins para a sociedade!!! deixar um culpado livre é dar margem a novos crimes, pois fica um sentimento de impunidade caracteristico.
Agora, punir um inocente, se realmente inocente, é deturpar toda uma instituição, o Direito, que se torna ineficaz e ineficiente, não atendendo ao principal requisito: o equilibrio e o bem estar social.

2007-02-17 21:57:26 · answer #2 · answered by smcfarias 1 · 1 0

Sou da opinião que mais vale 100 criminosos soltos, por falta de prova, que um inocente preso.

2007-02-18 19:14:11 · answer #3 · answered by Silfer 1 · 0 0

Punir um inocente não tenho duvidas

2007-02-18 17:05:46 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Infelismente enquanto todos se calarem, estarão sendo cumplices, do sofrimentos dos inocentes.
Creio que se queremos mudar a situação, temos que começar pela raiz do problema, O Brasil possui o segundo em fiéis católicos, Vamos raciocinar; Em todos os segmentos da sociedade a maioria são católicos, quase td tem nome de santos, são quem ajudam a manter o patrimonio da "familia católica". E por de "trás dos panos", influenciam em tudo. São na maioria padres, quem comandam os politicos. Percebam que a cada posse tem um "chacal" lá, na representação do vaticano.
São da maioria católicos; Empresas, que não empregam negros, deficientes , idosos, etc. Faculdades carissimas, que não os aceitam, tambem ou exigem cotas. Hospitais que cobram tudo os "olhos da cara", e dificultam td. nos orgãos publicos, para os mais humildes terem obrigatoriamente que "cair de paraquedas", mesmo quem não tem nada, a ter que pagar, se não pagam, ou não estudam, ou morrem. Se todos estes religiosos em nome deste amor que dizem ser; Deus e Jesus e sei lá mais quem, doassem suas terras, patrimonios, o dinheiro ganhos em cima da inocência ou ignorãncia do povo, por todos estes seculos, com boa vontade, daria para sanar quase ou todas as agruras do planeta. E todos viveriam em paz. Só as guerras que existem em nome de "Deus"? Só estas guerras e tantas outras histórias absurdas de religiosos, já é suficiente, para quem tem um pouquinho de entendimento, saber que este "Deus" ai que pregam, é bem pior que o demônio.

2007-02-18 01:04:46 · answer #5 · answered by leo 4 · 0 0

Ricardo, recentemente peguei-me pensando neste tema, o que chamou minha atenção não foi o fato, mesmo parecendo injusto, de deixar solto um culpado ou incriminar um inocente, mas o fato de deixar vários bandidos libertos sem uma punição severa "Dura Lex Sed Lex, A Lei é dura, mas é a Lei" para não punir com a devida justiça a todos os cidadãos sem distinção de classe social, cor, idade e grau de instrução e que por ventura estejam sendo incriminados, isso é justo? Fiquei me perguntando, o que trás mais sofrimento a sociedade em geral, um inocente preso ou milhares de culpados soltos? Ou o quê, mesmo um culpado estando solto, pode causar de mal a vários cidadãos inocentes? Por outro lado eu sendo inocente não gostaria de estar cumprindo alguma pena nas prisões desse nosso Brasil, pois ou teria que me "enquadrar" as regras dos presídios, o que implicaria em praticar ilícitos, mesmo contra a vontade, ou pagaria um preço muito caro por contrariar os "chefes do presídio", porque os nossos presídios não estão de forma alguma preparados para “a ressocialização do apenado” . Conclusão, não cheguei a uma muito boa resposta para seu tema, temos que condenar a todos e depois libertar os que são inocentes talvez assim, ainda não representaria uma solução aceitável, a sociedade passaria a sentir que a justiça estaria sendo praticada, quando na duvida, a justiça é em favor do réu, deveria prevalecer na dúvida, a favor da sociedade - In dubio pro societate: Na dúvida, a favor da sociedade!

Creio não ter ajudado muito por tratar-se de um tema polêmico, e até eu mesmo há algum tempo atrás, quando não havia tanta violência no país, tinha uma opinião totalmente contrario a que mostro acima. É o mundo para onde estamos caminhando que deturpa nossas crenças e convicções.

Um abraço,
Roy

2007-02-17 23:50:19 · answer #6 · answered by ROY ROGERS 3 · 0 0

as duas.

2007-02-17 23:11:39 · answer #7 · answered by flor-de-lys 6 · 0 0

Não existe pior ou melhor, as duas coisas são injustas e nocivas à sociedade, gerando essa violência incontrolável que nos transformou em refens do mêdo. Onde não há justiça se instala a violência, sob todas as suas formas de manifestação. É esse o Brasil que querem fazer crescer econômicamente. Depois eles pensam nos brasileiros, gente é coisa de segundo plano.

2007-02-17 22:02:58 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Independente de ser em nossa sociedade (a coberta pela justiça brasileira) um inocente pagar por erro de outro é algo sem medida, portanto fica sem escala e até difícil dizer o que é pior, visto a tamanha distancia de uma coisa com a outra.

2007-02-17 21:51:33 · answer #9 · answered by mebur 1 · 0 0

Punir um inocente.
Isto inclusive é uma questão de lógica, pois ao se punir um inocente deixa-se o culpado impune, então na dúvida não se deve punir ninguém!!!

2007-02-17 21:47:22 · answer #10 · answered by Peter Kanthropus 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers