É o presente indesejável, isto é que tem o poder de tirar a alegria do que está em festa.
Na História da Grécia antiga sempre rivalizaram Tróia e Atenas. Nessa briga pela hegemonia da Civilização Grega, Tróia alcançou fama e avanços importantes que rivalizaram com a capital, após várias brigas e embates, Tróia vence e seu rei oferece uma festa, o exército vencido constrói em plena disputa, segundo conta a História, um Cavalo de Madeira requintado onde dentro haviam soldados, após os comes e bebes normais, os soldados entram e saqueiam a cidade, matam seu rei e o exército que estava em retaguarda entra e destói Tróia. Mas nada disso será entendido se não se reportar ao motivo do ataque, Paris, filho de Príamo, é um jovem conquistador seduz Helena a mulher de Menelau e a leva para tróia.
LENDA
A história dos troianos começou em mito. De acordo com a mitologia grega, os troianos foram os antigos cidadãos de Tróia na Anatólia (atual Turquia). (Embora parte da Ásia, Tróia é apresentada na lenda como parte da cultura grega de cidades-estados.) Tróia era conhecida por seus ricos ganhos do comércio portuário com o leste e o oeste, roupas pomposas, produção de ferro e massivas muralhas de defesa. A família real troiana partiu de Electra e Zeus, os pais de Dardano. Dardano, que de acordo com mitos gregos veio da Arcádia mas de acordo com mitos romanos veio da Itália, atravessou a Ásia Menor desde a ilha de Samotrácia, onde encontrou Teucro, que era também um colonizador vindo da Ática, e tratou Dardano com respeito. Eventualmente Dardano desposou as filhas de Teucro, e fundou Dardania (mais tarde governada por Enéas). Com a morte de Dardano, o reino foi passado a seu neto Tros, que chamou seus habitantes de troianos e a terra de Trôade, derivados de seu próprio nome. Ilus, filho de Tros, fundou a cidade de Ilion (Tróia), nome derivado do dele próprio. Zeus deu a Ilus o paládio. Posídon e Apolo construíram as muralhas e fortificações ao redor de Tróia para Laomedonte, filho mais jovem de Ilus. Quando Laomedonte recusou-se a pagar, Posídon inundou a terra e exigiu o sacrifício de Hesíone para um monstro marinho. Pestilência veio e o monstro marinho tirou as pessoas da planície.
Uma geração antes da guerra de Tróia, Hércules capturou Tróia e matou Laomedonte e seus filhos, exceto o jovem Príamo. Príamo depois tornou-se rei. Durante seu reinado, os gregos micênicos invadiram e capturaram Tróia na guerra de Tróia (tradicionalmente datada em 1193–1183 a.C.). Os maxianos foram uma tribo líbia do oeste que diziam que eram descendentes dos homens de Tróia, de acordo com Heródoto. Os navios troianos transformaram-se em náiades, que regozijaram a ver os restos do navio de Odisseu.
O domínio troiano na Anatólia foi trocada pela dinastia heracleida em Sardes que governou por 505 anos até a época de Candaules. Os jônicos, cimérios, frígios, milésios de Sinop e lídios deslocaram-se dentro da Anatólia. Os persas invadiram-na em 546 a.C..
Alguns troianos famosos foram: Dardano (fundador de Tróia), Laomedonte, Ganímedes, Príamo, Páris, Heitor, Teucro, Esaco, Enone, Titono, Antígona, Memnon.
www.mundodosfilosofos.com.br/troia.htm -
CONSIDERO UMA DAS MAIS BELAS NARRAÇÕES QUE CONHEÇO DA HISTORIA ANTIGA.
MARCIO LANDIN
2007-02-17 13:28:07
·
answer #1
·
answered by ÍNDIO 7
·
3⤊
0⤋
O melhor método disponível on-line para perder peso é certamente este http://maismagro.info
Eu sugiro que você nos dar uma olhada, porque ele funciona muito bem!
2014-11-10 17:34:13
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Na guerra de Tróia, suponho que a conheça, quando os soldados gregos presentearam os troianos com um cavalo de madeira repleto de soldados, que depois os soldados saíram e invadiram a cidade, ganhando a guerra. Essa expressão quer dizer um presente que a pessoa não goste. Ex: Eu ganhei um "presente de grego". Quer dizer que não gostei do presente, o presente não me agradou, assim como os troianos não gostaram do "presente de grego" que receberam no portão da cidade.
2007-02-18 04:51:38
·
answer #3
·
answered by Natasha 6
·
0⤊
0⤋
lembra aquela meia q vc ganhou de presente de uma de suas tias q vc so v no fim de ano num desses natais passados?...entaum...isso é o q se chama de presente de grego...
(vc assistiu o filme troia em q brad pit fazia o papel principal (aquiles...aquele do calcanhar)?se assistiu é so vc tentar lembrar q vc vai saber do q eu to falando...)
a explicação é a seguinte:
acontecia uma guerra nos muros de troia...e essa guerra ja estava se tornando muito longa para os guerreiros gregos pois os a muralia de troia ers intransponivel...e se, naum me engano, ulisses (ou odisseu, como queiram) teve a ideia de presentear os troianos com um imenso cavalo de madeira,animal esse adorado pelos troianos...os troianos aceitaram o presente como a prova da rendição dos gregos mas so quando todos adormeceram em troia soldados gregos sairam do cavalo de madeira e abriram os portões da cidade para q os gregos entrassem e massacrassem os troianos ainda adormecidos...essa é a explicação historica da expressão...
tentei contar a historia inteira, com seus detalhes principais, da forma mais reumida possivel...tenho q vc agora sabe o significado da expressão...
2007-02-17 13:29:56
·
answer #4
·
answered by eductx 2
·
0⤊
0⤋
Conta a Ilíada que certo dia Páris, o rei de Tróia, cobiçou e raptou a belíssima Helena, esposa do rei de Esparta, provocando com isso a ira dos gregos.
Estes, então, armaram-se e velejaram em direção ao reino de Páris a fim de trazer Helena de vola. Com isso, teve início a Guerra de Tróia.
A guerra foi difícil. O cerco à Tróia estendeu-se por dez anos repletos de violentos combates.
Apesar de seu enorme empenho, os gregos não estavam conseguindo romper os muros da cidade. Diante disso, decidiram pôr em prática uma idéia de Ulisses.
Construíram um gigantesco cavalo oco de madeira e o abandonaram a poucos metros das portas de Tróia. Depois, esconderam-se, fingindo uma retirada.
Julgando que os seus adversários tinham desistido, os troianos introduziam na cidade o imenso cavalo de madeira que trazia escondido em seu ventre soldados gregos.
Na madrugada do mesmo dia, enquanto os troianos dormiam, os gregos saíram de dentro do cavalo e abriram as portas da cidade par ao resto do exército. Com esse engenho ardil os gregos conseguiram vencer a guerra.
2007-02-17 13:21:28
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Foi um enorme cavalo de madeira, contendo soldados gregos dado de presente aos troianos. Os soldados sairam de dentro do cavalo a noite e atacariam os troianos em sua fortaleza.
2007-02-17 13:17:11
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Na Guerra de Tróia, um grande cavalo de madeira foi abandonado junto às muralhas de Tróia. Construído de madeira e oco em seu interior, o cavalo abrigava alguns soldados gregos dentro de sua barriga. Deixado na porta da cidade pelos gregos, os Troianos acreditaram que ele seria um presente como sinal de rendição do exército. Durante a noite, os guerreiros deixaram o artefato, abriram os portões da cidade. O exército grego pôde assim entrar sem esforço em Tróia, tomar a fortaleza, destruí-la e incendiá-la. Por isso o termo "Presente de Grego"
2007-02-17 13:15:06
·
answer #7
·
answered by bear_shark 2
·
0⤊
0⤋
Ela se remonta à história do cavalo de tróia.
2007-02-17 13:13:07
·
answer #8
·
answered by baretta 6
·
0⤊
0⤋
É o tal do presente que agrada a quem dá e decepciona quem recebe.
2007-02-17 13:09:39
·
answer #9
·
answered by j'ai_mim 3
·
0⤊
0⤋
Tem algo haver com a historia do cavalo de tróia...que presentão...
2007-02-17 13:09:36
·
answer #10
·
answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7
·
0⤊
0⤋