English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Mais uma vez mostraremos como o Lutero histórico nada tem do piedoso pároco apresentado no filme.

Em Torgau, junto a Jonas, Melanchthon e o eleitor da Saxônia, entre outros, Lutero disse:

“Queria ser durante três dias um anjinho, para ir roubar o dinheiro dos camponeses e jogá-lo no (rio) Elba; mas depois faltaria corda, porque todos iriam enforcar-se" (Brentano: 131)

2007-02-17 10:04:38 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Artes e Humanidades História

6 respostas

Justamente, concordo com o texto.
T +

2007-02-17 10:08:36 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 2

Esta frase está dentro de q contexto? De quais camponeses ele fala? Como viviam estes camponeses? A quem eles serviam? Esta fonte é confiável históricamente?
Lutero foi um homem qualquer como qualquer um de nós, portanto sujeito a erros e acertos, Lutero nunca quiz sair da Igreja católica, a única coisa q ele queria era q o papa pedisse perdão à população pelos erros da Igreja e q a Igreja voltasse a viver como a Igreja primitiva dos apóstolos, mas foi visto como uma ameaça e banido da Igreja, por isso ele colocou suas 95 teses em locais públicos para q todos pudessem ver e refletir, daí surgiu a reforma protestante. A visão de um Cristão evangélico não pode estar centrada em seus líderes, mas sim em Jesus, sou evangélico e sigo a Jesus e não a homens, tenho senso crítico e sei interpretar um texto. Jesus te abençoe!!!

2007-02-17 10:17:28 · answer #2 · answered by baretta 6 · 1 0

O que vc tem contra lutero? Tenho lido muitas afirmações contra lutero e não captei a mensagem. Desculpe certamente não estou a altura do seu QI.

2007-02-17 10:09:01 · answer #3 · answered by morena feliz 3 · 1 0

Caro Galileo P:
A minha resposta à questão não é dirigida a você, mas às pessoas que lerão as respostas. Você já colocou antes esta e muitas outras "perguntas" sobre o mesmo tema, usando a mesma "fonte". Cerca de metade das suas perguntas são contra Lutero. Suas respostas também são reveladoras. E vários outras perguntas, de autores diferentes, no YR, usam a mesma fonte "bibliográfica" para as alegadas "citações" de Lutero. É claro que você pergunta e responde o que quiser. Mas procure usar fontes fidedignas.
A você eu só digo: "Deus o ama profundamente, assim como me ama, como ama a Lutero e como ama o ser humano pois DEUS é amor!"

Sou cristã, evangélica e esta pergunta foi importante para mim, pois me estimulou a realizar uma pesquisa na Internet sobre esta "citação".
Gostaria de fazer algumas considerações breves sobre o assunto.

Sempre me interessei pelo alemão. Além de estudá-lo, tenho tido oportunidade de visitar a Alemanha. E assim, pude conhecer "in loco" alguns aspectos da vida do Dr. Martinho Lutero (1483 - 1546) e da sua importância não só no mundo religioso, mas também na literatura, na música e na filosofia.
Citado pelo autor da pergunta, o alemão Dr. Philip Melanchton (1497 - 1560), escritor e historiador era um grande amigo de Lutero. Foi ele quem fez a sua elegia quando do sepultamento do seu companheiro de lutas em Wittenburg, 1549. Em sua biografia de Lutero (tanto no original em alemão, como na tradução em inglês), não consta, absolutamente, nenhum comentário desabonador sobre Lutero. Muito pelo contrário, o seu testemunho (ocular) é que Lutero era um fiel servo de Deus.
Funck-Brentano, na biografia que escreveu de Lutero, nunca escreveu uma linha contra o Reformador. Só elogios! Tive oportunidade de ler e atestar a sua profunda admiração por Lutero.
O povo alemão, não só os protestantes, luteranos, mas de todas as crenças também amam e admiram este professor, teólogo, filósofo extraordinário que, ao traduzir a Bíblia do Latim para o Alemão, estruturou e deu forma ao idioma alemão, o HOCH DEUTSCH, além dos belíssimos hinos e que libertou não só os nobres alemães, mas também os humildes e que influenciou grandes pensadores do mundo inteiro.
A Igreja Católica da época, para combater Lutero, fez uma intensa e acirrada campanha difamatória contra ele. Não quero entrar em conflito com os católicos aqui do YR, a quem tenho o maior carinho e trato com respeito. Isto é História: da Alemanha, Mundial.

Descobri, em vários sites, muitos destes textos que difamam Martinho Lutero. Um deles me surpreendeu pois ataca violenta e indiscriminadamente todas as religiões. E, neste mesmo site, encontrei a origem de todas as falsas e distorcidas citações das várias "perguntas" do presente elaborador. é o seguinte:

http://oencosto.cj.br.net
ou, mais detalhadamente: http://oencosto.rv.cnt.br/notícias

Sugiro aos participantes que entrem neste site e julguem por vocês mesmos o nível e a veracidade das "citações".

Se vocês quiserem conhecer duas biografias suscintas de Martinho Lutero, é só entrar nas indicações abaixo.

Finalizando, eu afirmo que "Martinho Lutero nunca pronunciou estas frases e nenhuma das outras que são utilizadas para desacreditá-lo com a finalidade de difamar a Igreja Evangélica. O filme, alvo da ira de tantos, retrata, muito fielmente, o caráter piedoso, humildade e servo de Deus que foi Martinho Lutero."

www.ielb.org.br/historia/lutero.htm

www.luteranos.com.br/articles/7921/1/Biografia-de-Martim-Lutero/1.html

Não quero brigas, não quero ferir ninguém, estou aqui para aprender, ajudar algumas pessoas com a minha experiência. Mas que este "forum" seja um lugar de discussões limpas, de informações verídicas e de respeito ao outro, mesmo que tenha opiniões diferentes das minhas.

Obrigada, Galileo P, pela oportunidade.
Deus o abençoe!

2007-02-17 13:20:01 · answer #4 · answered by Vovó (Grandma) 7 · 0 0

Lutero ao questionar a Igreja Católica se insere no movimento de luta da burguesia em ascenção contra o feudalismo , que tinha como seu esteio ideológico o domínio da Igreja Católica. E não apenas ideológico , já que a Igreja era um dos grandes propietários feudais com interesse na servidão e manutenção do status quo.

Lutero obtem apoio da nobreza alemã que tem interesse em livrar-se do jugo da igreja e expropiar suas terras , porém a contraposição ideológica leva as massas populares a se movimentarem exigindo o estabelecimento da comunidade cristã para todos , com o fim do domínio dos senhores feudais alemães e o retorno à posse comunal da terra. Está lançada a Guerra Camponesa de 1525 que tem como seu principal líder Thomas Münzer, inicialmente seguidor de Lutero e que dele se afasta pelo apoio deste aos príncipes.

A piedade de Lutero pode ser avaliada pelo conselho deste à nobreza de como tratar os camponeses em revolta: "Temos que despedaçá-los,degolá-los e apunhalá-los em segredo e em público;e que os matem todos os que possam matá-los,como se mata a um cão furioso! Por isso ,queridos senhores,ouvi-me e matai,degolai sem piedade;e se morrerdes-como seríeis ditosos!-pois jamais poderíeis ter morte mais feliz."

2007-02-17 11:16:31 · answer #5 · answered by Luiz Souto 2 · 0 0

O ser anjinho está mais por conta do seu caráter feérico. Retiraria o dinheiro sem ser notado.
Eu imagino que os camponeses fossem capitalizados e o amor ao dinheiro fosse normal entre eles. Quando notassem a falta do dim-dim, desesperados (emprobrecidos) suicidar-se-iam.
Parecem os novos ricos.

2007-02-17 10:13:24 · answer #6 · answered by OC BRASIL 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers