English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-17 09:46:16 · 22 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Ciências Alternativas Outras - Ciências Alternativas

22 respostas

O gengibre é uma planta asiática, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo.

No Brasil, o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento.
Os indígenas chamavam-na de mangaratiá ou magarataia.

Hoje, o gengibre é cultivado principalmente na faixa litorânea do Espírito Santo,Santa Catarina,Paraná e no sul de São Paulo, em razão das condições de clima e de solo mais adequadas.

As folhas verde-escuras nascem a partir de um caule duro, grosso e subterrâneo (rizoma). As flores são tubulares, amarelo-claro e surgem em espigas eretas.

Usos medicinais
Como planta medicinal o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais.

Desde a Antigüidade, o gengibre é utilizado na fabricação de xaropes para combater a dor de garganta. Sua ação anti-séptica pode ser a responsável pela fama, tanto que muitos locutores e cantores revelam que entre os seus segredos para cuidar bem da voz está o hábito de mastigar lentamente um pedacinho de gengibre. No entanto, esse hábito (mascar gengibre e em seguida cantar ou falar, enfim, fazer uso da voz) é contra-indicado visto que o gengibre possui também propriedades anestésicas e esta "anestesia tópica" diminui o controle da emissão vocal, favorecendo o aparecimento de abusos vocais.

No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de "Gan Jiang" e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções...

2007-02-17 22:46:03 · answer #1 · answered by Anonymous · 8 0

É usado como tempero, em chás, alguns dizem que é afrodisíaco, mas como usar especificamente não sei. bjs.

2007-02-17 09:50:28 · answer #2 · answered by morena feliz 3 · 4 0

Gengibre originária das Indias.O gengibre difundiu-se rapidamente e chegou à europa transformando-se em bebidas como o (ginger ale), A gengibre também é confeccionada em varios pratos de comida e doces.
Bebida como infusão serve para limpar a voz e os bronquios.
Para além de tudo isto, os japoneses inventaram um regie de emagracimento á base de gengibre.
Bjos

2007-02-17 10:27:30 · answer #3 · answered by Soraya 6 · 3 0

bom para muitas coisas alem de ser afrodisiaco,serve como tempero para muita comida chinesa e japonesa,e tambem para a garganta eu uso muito na culinaria,pois faço muitos pratos japoneses..........,logico alem de ser usado em quentão de vinho

2007-02-17 10:20:53 · answer #4 · answered by gata morena/amando 7 · 3 0

Como com peixes crús em restaurantes de comida japonesa.
Uso no preparo de meu vinho ( receba a receita secreta de minha família ):
Abra o vinho, cloque gengibre e açucar a gosto e depois coloque rapidamente a rolha no lugar ( tem que ser muito rápido senão você não consegue ) e para ter certeza que ficou hérmético de novo, eu passo muita fita isolante ou prata em volta.
Faço isso em 5 garrafas de uma vez.
Quando o vinho acaba, faço em mais 5 garrafas.
Tem gosto para tudo !
Eu adoro !
Um abraço para vocês todos

2007-02-17 10:14:26 · answer #5 · answered by vitor m 6 · 3 0

Benefícios do gengibre à saúde


O gengibre é utilizado em condimentos, bebidas, confeitaria, farmácia, perfumaria e para o preparo de picles ou comidas in natura. As partes usadas são os rizomas e o óleo. As plantas necessitam de cerca de 10 meses de crescimento para uma ótima produção de rizomas. Esses rizomas são colhidos quando os ramos secam e a planta está no estado dormente.


Além de seu uso mais comum como aromatizante, a raiz de gengibre tem sido usada, desde há muitos séculos, na medicina tradicional chinesa ervanária e está especificamente indicado na prevenção de vômitos e da distensão abdominal. Desde a introdução do gengibre na Europa Ocidental, ele tem sido indicado como remédio para controlar náuseas e como composto capaz de impedir a formação de gases no organismo (agente anti-flatulência). Embora essa atribuição ao gengibre persista até hoje, a Farmacopéia Britânica e a Farmacopéia Européia não reconhecem esta indicação, sendo o gengibre classificado apenas como agente aromatizante. Apesar disso, existem estudos clínicos que apresentam resultados favoráveis do uso do gengibre na prevenção e controle do vômito e náuseas.


Pesquisas mostraram que 1 grama de gengibre em pó foi mais eficaz na prevenção da cinesia (doença do movimento, ou seja náusea causada por determinado movimento. Por exemplo, pessoas que têm enjôo quando viajam de carro, avião, etc), do que o tratamento anti histamínico - padrão, com a droga dimenidrinato.

Um outro estudo clínico mostrou que realmente o gengibre foi eficaz no controle de naúseas. Também foi demonstrado ser o gengibre eficaz na redução de vertigens, induzidas experimentalmente. Pesquisa realizada na Dinamarca, mostrou que a administração diária de 1 grama de gengibre foi eficaz no alívio das náuseas e vômitos em mulheres grávidas (hipemerese da gravidez.


Outro achado interessante é que o gengibre não produz efeito sobre o sistema nervoso central, comum a muitos anti eméticos convencionais - remédios empregados para aliviar enjôos. Portanto, os autores sugerem que o gengibre deverá produzir seu efeito anti-enjôo, localmente, agindo diretamente sobre o sistema gastrointestinal, em vez de exercer a sua ação a nível central. Existem vários outros estudos que sustentam a hipótese do mecanismo de ação do gengibre ser de fato um efeito local sobre o trato gastrointestinal.


Assim, com base no conhecimento atual, a eficácia do gengibre em ser um agente anti náuseas e vômitos pode ser afirmada, e esta atividade está provavelmente associada aos ingredientes ácridos essenciais do gengibre, particularmente o gingerol, considerado o mais importante princípio ativo desta raiz.


Para que o gengibre tenha o efeito que as pesquisas pregam, deve-se mastigá-lo cru em pequenos pedaços. O chá dessa raiz também é indicado, mas não é recomendado para aplacar no enjôo matinal de grávidas.


Chá de gengibre


Uma receita de chá de gengibre é a seguinte: coloque 3g de gengibre numa panela de água fria e leve ao fogo sem deixar ferver. Tomar logo após o preparo.

O gengibre pode também ser utilizado em conserva. Na culinária japonesa ele é usado especialmente para temperar sushi e é conhecido como Gari. Veja a seguir como preparar o Gari.

Gengibre em conserva (GARI)


- Cozinhe cerca de 350g de gengibre descascado e cortado em fatias finas numa panela com água até que ferva. Escorra numa peneira e deixe esfriar naturalmente.
- Em outro recipiente coloque 1/2 xícara de açúcar, 1 xícara de vinagre e 3 colheres de chá de sal. Leve ao fogo e espere levantar fervura. Deixe esfriar.
- Misture o gengibre e a mistura de sal, açúcar e vinagre. Coloque em um recipiente de vidro de aproximadamente ½ litro e tampe. Deixe curtir por 2 dias à temperatura ambiente.
- Armazene na geladeira (por cerca de 6 meses

2007-02-17 10:09:45 · answer #6 · answered by Anonymous · 3 0

O chá de gengibre é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais.
o gengibre é utilizado na fabricação de xaropes para combater a dor de garganta. .
No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções.

2007-02-17 10:03:52 · answer #7 · answered by aprendiz 4 · 3 0

Em uso medicinal, o chá do gengibre é eficaz contra, gripe, tosse, garganta inflamada e ate ressaca. E muitas vezes é usado o gengibre na culinária, dando um sabor picante.É também usado para doces e bebidas em vários países!

2007-02-17 10:00:23 · answer #8 · answered by Anonymous · 3 0

Tempero.

2007-02-17 09:58:27 · answer #9 · answered by Puma 79 3 · 3 0

O gengibre aquece o corpo, queimando calorias. Logo, sua associação benéfica com alimentos gordurosos —- como carne de porco ou frituras —- , ajuda a digestão. Por sua propriedade de amenizar o cheiro forte de alguns ingredientes (peixe ou camarão), é bom substituto do limão que, pela forte acidez, pode alterar a cor, consistência ou mesmo paladar de alguns ingredientes.

2007-02-17 09:56:07 · answer #10 · answered by Anonymous · 3 0

fedest.com, questions and answers