English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-16 23:01:45 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Nível Fundamental e Médio

7 respostas

Foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar.

2007-02-16 23:14:27 · answer #1 · answered by Patricia 7 · 0 0

resposta
resumo sobre a eletricidade=A história da eletricidade tem início na antiguidade, através da Grécia antiga. De acordo com Tales de Mileto, ao se esfregar âmbar com pele de carneiro, observou-se que pedaços de palha eram atraídos pelo âmbar. A palavra eléktron (ἤλεκτρον) significa âmbar em grego.

A parte do desenvolvimento no ocidente, especula-se que objetos encontrados no Iraque, datados de 250 AC, seriam usados como uma forma de bateria.Eletricidade e Magnetismo=
Antigamente não era feita uma ligação entre eletricidade e magnetismo, somente no século XIX desenvolveu-se uma relação entre os fenômenos.

O magnetismo na antiguidade era conhecido através do mineral magnetita, e suas propriedades e uso eram envolvidos por muito misticismo. Somente no século XVI, através de William Gilbert, foi desenvolvido um trabalho metódico (De Magnete) sobre as propriedades do magnetismo. Este mesmo trabalho também foi a primeira aplicação do método científico.Eletricidade na era moderna=A partir do século XVI a eletricidade e o magnetismo são estudados com rigor científico.

[editar] Século XVI

* 1550 - Gerolamo Cardano discute em seu livro De Subtilitate as diferenças entre forças elétricas e forças magnéticas.
* 1600 - Publicação do De Magnete por William Gilbert.


[editar] Século XVII

* 1660 - Otto von Guericke inventa o primeiro gerador eletrostático, chamado de Elektrisiermaschine.
* 1675 - Robert Boyle observa que as forças elétricas podem atuar através do vácuo.

[editar] Século XVIII

* Luigi Aloisio Galvani realiza experimentos com eletricidade na dissecção de animais, fazendo com que uma rã movesse as pernas. Galvani seria o descobridor da bioeletricidade. Galvani também desenvolve um protótipo de bateria, mas o invento acaba sendo creditado a Volta.
* 1733 - C. F. du Fay publica sobre a existência de dois tipos de eletricidade, o que mais tarde seria identificado como "positivo" e "negativo". Também identifica a diferença entre isolantes e condutores.
* 1750 - Benjamin Franklin propõe o experimento de voar uma pipa através de uma tempestade, provocando uma descarga atmosférica.
* 1752 - A partir de suas observações sobre descargas atmosféricas, Franklin inventa o pára-raios.
* Henry Cavendish realiza diversas descobertas na eletricidade, mas não publica seus resultados. Seus teoremas seriam descobertos mais tarde, como por exemplo a Lei de Ohm.
* 1800 - Alessandro Volta desenvolve a pilha voltaica, precursor das baterias modernas. A pilha de Volta era capaz de produzir corrente contínua.

[editar] Século XIX

* 1820 - Hans Christian Örsted observa que uma corrente elétrica causa uma pertubação em uma bússola próxima, ilustrando a iteração entre eletricidade e magnetismo. André-Marie Ampère consegue desenvolver e explicar o fenômeno.
* 1827 - Georg Ohm publica Die galvanische Kette mathematisch bearbeitet (O Circuito Galvânico, Investigado Matematicamente), trabalho no qual desenvolve a teoria de circuitos, incluindo a Lei de Ohm.
* 1831 - Michael Faraday determina experimentalmente o fenômeno da indução magnética entre duas bobinas, formulando o princípio do transformador. A indução também é observada com o uso de um ímã permanente, obtendo-se desta forma o princípio dos motores e geradores elétricos.
* 1864 - James Clerk Maxwell apresenta em A Treatise on Electricity and Magnetism as equações do eletromagnetismo, consolidando os experimentos de Faraday. Suas equações prevêem a existência das ondas eletromagnéticas, e anuncia que a própria luz é uma forma de eletromagnetismo.
* 1879 - Thomas Edison inventa a primeira lâmpada elétrica comercialmente viável.
* 1880 - Edison patenteia o sistema de distribuição elétrica.
* 1882 - Edison implementa o primeiro sistema de distribuição elétrica, em corrente contínua, 110 V, em Manhattan.
* 1888 - Heinrich Hertz comprova a existência de ondas eletromagnéticas, confirmando as teorias de Maxwell.
* 1890 (aprox.) - Disputa entre Tesla e Edison na implementação dos sistemas de distribuição elétrica, a chamada Guerra das Correntes. Finalmente vence Tesla, com a corrente alternada, essencialmente pelas características dos transformadores em elevar a tensão, diminuindo as perdas na transmissão de energia.
* 1892 - Nikola Tesla publica a base dos sistemas de corrente alternada. George Westinghouse patrocina os projetos de Tesla.
* 1893 - Charles Proteus Steinmetz desenvolve uma formulação matemática para o estudo de circuitos em corrente alternada.
* 1893 - Nikola Tesla realiza a primeira transmissão de rádio, porém sua invenção seria creditada, com controvérsias, a Guglielmo Marconi em 1904.
* A engenharia elétrica é consolidada como uma profissão reconhecida.

[editar] Século XX

Será visto um grande desenvolvimento no campo da eletrônica, basicamente com o desenvolvimento da válvula, seguido pelos transistores e circuitos integrados. Veja em História da eletrônica.

Começa desta forma a diferenciar-se engenharia elétrica de potência e a eletrônica, que por sua vez desenvolveu-se os estudos de telecomunicações e a ciência da computação.

A descoberta de materiais supercondutores também causou grande impacto no estudo da eletricidade, com inovações sendo gradualmente implementadas.

2007-02-17 01:27:29 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

O novo século trouxe uma agitação enorme. Ruas são esburacadas, dormentes e trilhos são enfileirados, cabos de aço estendem-se pelo alto levando a eletricidade pelo caminho dos bondes.

2007-02-16 23:21:56 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

A história da eletricidade tem início na antiguidade, através da Grécia antiga. De acordo com Tales de Mileto, ao se esfregar âmbar com pele de carneiro, observou-se que pedaços de palha eram atraídos pelo âmbar. A palavra eléktron (ἤλεκτρον) significa âmbar em grego.

A parte do desenvolvimento no ocidente, especula-se que objetos encontrados no Iraque, datados de 250 AC, seriam usados como uma forma de bateria.

2007-02-16 23:16:59 · answer #4 · answered by Mestrinho 4 · 0 0

NUM BEIJO CÓSMICO
ENTRE ÁTOMOS

2007-02-16 23:13:39 · answer #5 · answered by YECHIDAH 3 · 0 0

Sete séculos antes do nascimento de Cristo, o físico e filósofo grego Tales de Mileto observou um fenômeno curioso. Ao esfregar um pedaço de âmbar (um tipo de resina vegetal) em um pedaço de lã, ele notou que o âmbar passava a atrair objetos leves. Dois mil anos depois, esse fenômeno foi chamado de eletricidade, da palavra grega elektron (que quer dizer "âmbar").
Um dos primeiros cientistas a observar fenômenos elétricos foi um político e pesquisador americano, chamado Benjamin Franklin (1706-1790).

Ele observou o céu em noites de tempestade, e percebeu que os raios eram descargas de correntes elétricas que vinham das nuvens.
Franklin então fincou no chão uma haste de ferro, e viu que o raio ia parar exatamente em cima dela.

Em outro dia de chuva, ele fez uma espécie de pipa, com um fio úmido. O que foi que aconteceu? A descarga elétrica do raio correu pelo fio da pipa, que soltou algumas faíscas. O raio tinha sido absorvido. Assim, Franklin acabou inventando o pára-raios.


A partir do século 19, muitos outros cientistas começaram a pesquisar a eletricidade. Em 1800, o físico francês Alessandro Volta (1745-1827) inventou a pilha elétrica, que ganhou esse nome (usado até hoje) porque as primeiras pilhas eram formadas por moedas empilhadas.
Volta empilhou discos de cobre e zinco, separados por papelão umedecido em uma solução de água salgada. O cientista então ligou as duas saídas das pilhas (chamadas de pólos) por um fio metálico, produzindo uma corrente elétrica.

Em homenagem a suas descobertas, a unidade de força da corrente elétrica foi chamada de volt.


Um dos cientistas mais geniais no campo da eletricidade foi Michael Faraday (1791-1867). Suas descobertas foram o ponto de partida para muitas aplicações práticas, como motores e geradores, trens e bondes elétricos, além das centenas de inventos de Thomas Alva Edison, o inventor da lâmpada, e Alexander Graham Bell, criador do telefone.

O norte-americano Thomas Edison (1847-1931) foi um dos cientistas mais criativos do mundo. Foi ele quem disse a famosa frase: "Gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração". Você já ouviu alguma vez? Significa que para criar, você precisa trabalhar muito!

O próprio Edison inventou 1093 coisas diferentes, além da lâmpada incandescente. Muitas delas você já deve ter ouvido falar: a locomotiva elétrica, o fonógrafo (que virou o gravador), o telégrafo e o projetor de cinema.

Em 1882, Edison construiu sua primeira central elétrica, em Nova York, movida a carvão. Conseguia acender 7200 lâmpadas por vez e iluminar um bairro inteiro! Mas o primeiro invento de Edison, no entanto, não deu o menor ibope. Era uma máquina de votar, que ele fez quando tinha 21 anos. Quem torceu o nariz para essa invenção jamais imaginou tudo o que Edison iria fazer depois disso!

2007-02-16 23:12:20 · answer #6 · answered by Kijof Be'hellmot 2 · 0 0

A eletricidade é um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas ou em movimento e por sua interação. Quando uma carga se encontra em repouso, produz forças sobre outras situadas à sua volta. Se a carga se desloca, produz também forças magnéticas. Há dois tipos de cargas elétricas, chamadas positivas e negativas. As cargas de nome igual se repelem e as de nome distinto se atraem. A eletricidade está presente em algumas partículas sub-atômicas. A partícula mais leve que leva carga elétrica é o elétron, que transporta uma unidade de carga (cargas elétricas de valor menor são tidas como existentes em quarks). Os átomos em circunstâncias normais contêm elétrons, e freqüentemente os que estão mais afastados do núcleo se desprendem com muita facilidade. Em algumas substâncias, como os metais, proliferam-se os elétrons livres. Desta maneira, um corpo fica carregado eletricamente graças à reordenação dos elétrons. Um átomo normal tem quantidades iguais de carga elétrica positiva e negativa, portanto é eletricamente neutro. A quantidade de carga elétrica transportada por todos os elétrons do átomo, que por convenção são negativas, está equilibrada pela carga positiva localizada no núcleo. Se um corpo contém um excesso de elétrons ficará carregado negativamente. Ao contrário, com a ausência de elétrons, um corpo fica carregado positivamente, devido ao facto de que há mais cargas elétricas positivas no núcleo. Eletricidade é a passagem de elétrons em um condutor. Bons condutores são: ouro, prata e alumínio. Já a porcelana, o plástico, o vidro e a borracha são bons isolantes. Isolantes são materias que não permitem o fluxo da eletricidade.

2007-02-16 23:11:39 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers