Igreja pode designar reunião de pessoas, sem estar necessariamente associada a uma edificação ou a uma doutrina específica.
No texto bíblico, no "Novo Testamento", a palavra igreja aparece por diversas vezes, onde é utilizada como referência a um grupamento de cristãos e não a edificações ou templos, nem mesmo a toda comunidade cristã em alguns momentos.
Em Mateus, capítulo 18, versículos 15 a 17, encontramos as seguintes palavras de Jesus: "Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão; mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada. Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano.", onde Igreja se refere ao grupo de cristãos ao qual pertençam tais irmãos.
Église des Réformés, uma igreja de MarselhaIgreja (grego εκκλησια ekklesia e latim ecclesia: "Eclésia"). Esta palavra de origem grega foi a escolhida pelos autores da Septuaginta (a tradução grega da Bíblia Hebraica) para traduzir o termo hebraico q(e)hal Yahveh, usado entre os judeus para designar a assembléia geral do "povo do deserto", reunida ao apelo de Moisés.
A Igreja cristã, segundo a Bíblia, é constituída por todos aqueles que crêem que Jesus, o Cristo (Ungido) é o Filho de Deus. O termo Igreja também é usado para designar conjuntos de cristãos ou denominações específicas.
Ele designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os recantos da terra, para constituir a assembléia dos que pela Fé e pelo Batismo, se tornam filhos de Deus, membros de Cristo e templo do Espírito Santo.
Na Sagrada Escritura encontramos muitas imagens que mostram aspectos complementares do mistério da Igreja. O Antigo Testamento privilegia imagens ligadas ao povo de Deus; o Novo Testamento, as ligadas a Cristo como Cabeça desse povo, que é o seu Corpo, e tiradas da vida pastoral (aprisco, rebanho, ovelhas), agrícola (campo, oliveira, vinha), de moradia (morada, pedra, templo), familiar (esposa, mãe, família).
A palavra Igreja aparece na Bíblia pela 1ª vez no livro de Mateus (C.16, V.18), onde Jesus Cristo afirma que edificaria sua Igreja e que as portas do Inferno nunca prevaleceriam sobre ela: "Eu digo tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja".
A Igreja encontra origem e consumação no desígnio eterno de Deus. Foi preparada na Antiga Aliança com a eleição de Israel, sinal da reunião futura de todas as nações. Fundada pelas palavras e pelas ações de Jesus Cristo, foi concretizada, sobretudo, mediante a sua morte redentora e a sua ressurreição. Foi depois manifestada como mistério de salvação mediante a efusão do Espírito Santo no dia de Pentecostes. Terá sua consumação no final dos tempos como assembléia celeste de todos os redimidos, a Igreja Gloriosa.
A Missão da Igreja é anunciar e instaurar entre todos os povos o Reino de Deus revelado em sua plenitude por Jesus Cristo. Ela constitui aqui na terra o germe e o início desse Reino. Por meio do Espírito, Cristo morto e ressuscitado une a si intimamente os seus fiéis. Desse modo, os que crêem em Cristo, como íntimos dele, estão unidos entre si no amor, formando um só corpo, a Igreja, cuja unidade se realiza na diversidade de membros e de funções.
Cristo "é a Cabeça do corpo, que é a Igreja" (Cl 1,18). A Igreja vive dele, nele e por ele. Cristo e a Igreja formam o "Cristo total" (Santo Agostinho). "Cabeça e membros são como que uma só pessoa mística" (Santo Tomás de Aquino) e concreto ao mesmo tempo.
A única Igreja de Cristo, como sociedade constituída e organizada no mundo subsiste pelo conjunto dos cristãos espalhados pela face da terra e por aqueles que já "dormiram" em Cristo. Somente por meio dela se pode obter a salvação cristólogica, pois o Senhor confiou todos os bens da Nova Aliança a Igreja, cujo chefe é o Cristo Jesus.
A Igreja é santa, porquanto Deus Santíssimo é o seu autor; Cristo entregou-se por ela, para santificá-la e tomá-la santificante; o Espírito Santo a vivifica. Nela se encontra a salvação cristológica. A santidade é a vocação de cada um de seus membros e o fim de toda a sua atividade. A santidade da Igreja é a fonte da santificação dos seus filhos, os quais, aqui na terra, se reconhecem todos pecadores, sempre necessitados de purificação.
A Igreja é Católica, ou seja, universal, porque nela está presente Cristo: onde está Cristo Jesus, está a Igreja Cristã. Ela anuncia a totalidade e a integridade da fé; é enviada em missão a todos os povos, em qualquer tempo e a qualquer que seja a cultura a que pertençam.
A Igreja é apostólica por sua origem, ou seja, foi edificada pelo "alicerce dos Apóstolos" (Ef 2,20); por seu ensinamento, que é o mesmo dos Apóstolos; por sua estrutura, porquanto ensinada, santificada e dirigida, até a volta de Cristo, pelos Apóstolos, os quais tem sido levantados na face da terra.
Na verdade a Igreja não foi fundada sobre "Pedro", que quer dizer fragmento de pedra, mas sim sobre a citação de Pedro. Com esta citação Jesus quis dizer que sobre o que ele havia dito, edificaria a sua Igreja.
2007-02-16 23:22:08
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋