Depende...
Se a pergunta for bastante convergente, com poucas opções e, apenas encontrar a resposta for em si suficiente, nada impede de fazer uso do insight ou tentativa e erro pois, sendo poucas as opções, logo se encontrará uma que atenda.
Contudo, para saber claramente se acertou ou errou a questão, dependerá do feedback de quem sabe a resposta ou das consequências da escolha feita que possam evidenciar o erro ou o acerto.
Por exemplo:
Trocar as pilhas do controle remoto.
O circuito eletrônico deste equipamento é de princípio lógico, necessitando como suprimento, uma fonte de energia contínua corretamente polarizada (polos positivo e negativo).
Para que ele funcione, as pilhas substituídas precisam ser corretamente posicionadas, caso contrário, ele não funcionará.
Por tentativa e erro é possível proceder a troca delas até que o controle mostre que está funcionando perfeitamente.
Contudo, se houvessem bilhões de combinações possíveis, embora fosse possível resolver também por tentativa e erro, a eficácia do método seria tão precária que não seria aconselhável fazê-lo.
Há também outras situações em que o insight ou a tentativa e erro nada valem, embora as alternativas sejam poucas pois existem questões onde o porquê da resposta é algo mais representativo do que ela em si.
Por exemplo:
O que nasceu primeiro...o ovo ou a galinha?
Por tentativa e erro, certamente se esgotarão facilmente as opções desta questão e havendo poucas alternativas alguém poderia até acertar na primeira, contudo:
Saber o porquê na lógica é, em muitos casos, mais importante do que a resposta em si.
Um grande abraço!!!
2007-02-16 09:57:37
·
answer #1
·
answered by Peregrino 6
·
3⤊
0⤋
Sim ,pois em dado momento você daria a resposta correta. Apenas não saberia qual é e demoraria alguns milhares de anos!
2007-02-16 17:50:07
·
answer #2
·
answered by Nabosantos 7
·
0⤊
0⤋
Vai Fezendo suposições,TEntativas que é mais rapido
2007-02-16 17:46:20
·
answer #3
·
answered by Diegão do morro 4
·
0⤊
0⤋