A mensagem que quero transmitir implica mesmo uma mudança na nossa forma de pensar e no nosso comportamento.
Noutro dia fui ao cinema ver o documentário UMA VERDADE INCONVENIENTE e a minha percepção do impacto que Nós, seres humanos, temos no planeta Terra mudou. Apercebi-me que a situação está mesmo grave.
Parece que nós, essa parte ínfima de um universo supostamente infinito, com a nossa sede voraz de conforto, andamos a destruir esta nossa casa comum, sem nos apercebermos o quão desconfortáveis nos iremos sentir quando tivermos a certeza que já a destruimos, e que não podemos construir outra.
A Terra até pode sobreviver, mesmo que com um eterno cancro, nós é que já não conseguiremos sobreviver nela.
2007-02-16
07:28:14
·
11 respostas
·
perguntado por
Mestrinho
4
em
Ciências Sociais
➔ Outras - Ciências Humanas
Não te preocupa?!!???!!?
Saber que a minha (e talvez tua) geração, já para não falar das gerações futuras, vai sentir este problema nas entranhas, sim, nas entranhas.
Fico por aqui. Porque tenho a certeza que por mais palavras que use, elas não vos penetrarão tanto como este filme me penetrou. Por isso, por nós todos(as), mas essencialmente por ti, vê, para perceberes a dimensão da catástrofe que, directa ou indirectamente, ajudas-te a construir. Ao planeta que estás a destruir.
Que achas??
2007-02-16
07:28:57 ·
update #1
Olá Mestrinho!
Realmente as pessoas só tão "caindo em si" sobre a questão da destrição da terra agora.
Mas vale ressaltar que nós seres pensantes, deveriamos ter esta percepção muito antes, pois não teremos armas para lutar contra isso agora.
A nossa única arma é o raciocínio, mas ao inves de usá-lo em prol de nossa sobrevivencia, estamos usando contra nós.
Seremos o "único ser que talvez" nao sobreviva a futuras catastrofes. Pois perto dos demais seres: corremos mal, nadamos mal, ouvimos mal, enxergamos mal...etc.
Antes de ver este documentário, já indico a todos, pois como foi capaz de transmitir a ti esta menssagem, podera fazer com que as demais pessoas também "caiam em si".
2007-02-16 08:03:51
·
answer #1
·
answered by RUKIRUKI 1
·
1⤊
0⤋
Ainda não assisti este filme, embora já tenham me recomendado. Sou ambientalista e sei que os dados sobre a natureza estão sendo mascarados, a situação está pior do que dizem os noticiários. Mas o que fazer? Ficar aqui dando nossa opinião, não adianta, temos que agir. E fazer a nossa parte que é ínfima, mas importante, já é uma grande coisa. No meu entendimento o que vai amenizar um pouquinho, é cada cidade fazer sua AGENDA 21 e pressionar o governo. Hoje a situação é para os países, os governantes resolverem, não adianta mais paliativos isolados. Temos que pressionar. Tem vários sites, várias comunidades no orkut, chat, mas tudo fica no papel, não depende mais da gente, são os governantes com sua ganância que não querem tomar nenhuma atitude. Então vamos pensar juntos, vamos ver o que podemos fazer. Já disse aqui em outras ocasiões que se pararem todas as indústrias, carros e etc, tudo que joga dióxido de carbono na atmosfera, seus efeitos ainda surtirão por um século. É agora ou nunca mais, que tal pensarmos juntos, fazer uma comunidade para pressionar o governo inútil que temos? Mas já é uma alternativa. E plantar árvores, árvores, árvores, cada árvore adulta equivale a 04 aparelhos de ar condicionado ligado durante 24 horas. Vamos defender a Amazônia, SOS Mata Atlântica, cada clique no site um patrocinador planta uma árvore, não custa nada, você pode clicar quantas vezes quiser, assine o abaixo asinado Amazônia para Sempre, vamos pensar agindo.
2007-02-16 14:22:47
·
answer #2
·
answered by ÁGUIA 3
·
1⤊
0⤋
Pois é Mestrinho...
é disso para o pior...não adianta!!
Estamos todos acomodados!!!
2007-02-16 07:54:37
·
answer #3
·
answered by priscila SUD!!! 1
·
1⤊
0⤋
Claro que temos de tomar providencias já. Mesmo que já meio tarde. Porém eu creio na capacidade que ser humano tem de encontrar soluções para os problemas que encontra pela frente. Por isso, muita calma nesta hora. Não se desespere, tenha fé na humanidade.
2007-02-16 07:48:08
·
answer #4
·
answered by poeta 6
·
1⤊
0⤋
Caro Mestrinho.
Entendo a tua indignação, também fico indignada.
Fato é que o ser humano é como gafanhoto, destrói tudo que vê pela frente, e ninguém está disposto a se sacrificar para mudar alguma coisa.
E se perguntar sobre seus filhos, eles respondem: "Dane-se, não vou estar aqui para ver"
O ser humano é extremamente egoísta, e está pagando o que ele mesmo fez.
A natureza é forte, ela sempre se regenera, já o ser humano...
E é isso que está acontecendo, a natureza está se colocando de volta nos eixos, e o homem... simplesmente vai deixar de existir, por que é fraco, e não suportará a força da natureza.
E aí o ciclo recomeça, outras formas de vida ocuparão o planeta, e assim vai...
2007-02-16 07:45:22
·
answer #5
·
answered by L 5
·
1⤊
0⤋
Grande mensagem, amigo. Merecia um prêmio. Espero que penetre no íntimo das pessoas. Boa sorte.
2007-02-16 07:38:41
·
answer #6
·
answered by lilinha32 7
·
1⤊
0⤋
Mestrinho,
É realmente uma pena que tantas informações entrem pelo ouvido e saiam pelo lixo.
Mas, de qualquer forma, Mestrinho Pensante, você está fazendo sua parte.
Agradeço em nome de meus filhos, meus netos, meus bisnetos e todo aquele que ainda mantiver minha carga genética.
Um abraço
2007-02-16 10:02:17
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Lendo seu comentário lembrei-me de imediato de uma passagem do filme Matrix, quando Morpheus está sendo interrogado, e o interrogador(não me lembro o nome dele) diz que a raça humana são como vírus, que se apoderam de algum lugar, consomem todos os recursos ali disponíveis e depois vão embora em busca de novo lugar, deixando para trás um rastro de destruição. Acho que é uma descrição que faz pensar bastante.
2007-02-16 08:58:14
·
answer #8
·
answered by Necão 5
·
0⤊
0⤋
tomara que acordemos ...
2007-02-16 07:46:34
·
answer #9
·
answered by maria m 3
·
0⤊
0⤋
Obrigado pela ajuda ...
2007-02-16 07:45:34
·
answer #10
·
answered by Roberto 5
·
0⤊
0⤋