*Lisboa é uma das poucas cidades europeias que se perde na história .. por isso, torna-se difícil encontrar uma data (ano) para a sua fundação.
"Existem vestígios de ocupação humana na área que hoje é Lisboa de há muitos milhares de anos, atraídos pela proximidade do rio Tejo. Os primeiros habitantes humanos da região teriam sido os Neandertais, extintos há cerca de 30.000 anos pela chegada à Península do Homem moderno. Durante o período Neolítico, os povos Iberos da região construíram os megalitos de função religiosa, tal como os restantes povos da Europa Atlântica: dólmenes, menires e terão sido comuns, e alguns ainda sobrevivem hoje na zona".
A história fala que os primeiros povos que invadiram a Península Ibérica (hoje Portugal e Espanha), foram os Iberos e os Celtas. Mais tarde entre os muitos povos que invadiram a Península vieram os Fenícios, e nessa época fala-se que Lisboa se chamava ALIS UBBO ...quer dizer Porto Seguro... ( esse nome está associado à mitologia, onde Ulisses terá fundado a cidade de Lisboa).
Os fatos históricos dizem que desta fusão de povos surgiu um povo que se chamava de povo Lusitano, este, viviam nos montes Hermínios (atualmente zona da Serra da Estrela). Foram derrotados pelos romanos a quando a invasão deste povo à Península Ibérica....
Lisboa também teve influência deste povo romano e a quando da sua passagem pela capital de Portugal, terão chamado de OLISSIPO (Lisboa nesata época foi uma importante praça comercial, estabelecendo a ligação entre as províncias do Norte e o Mediterrâneo).
Mas uma vez mais Lisboa foi invadida por outros povos, desta vez os árabes e a cidade ficou conhecida como AL-USHBUNA, torna-se um grande centro administrativo e comercial para as terras junto ao Tejo, recolhendo os seus produtos e trocando-os por produtos do Mediterrâneo Árabe, particularmente Marrocos, Tunísia, Egipto, Síria e Iraque.
No período da reconquista cristã... é que Lisboa se passou a usar esse topónimo "Só em Junho e Julho de 1147, com a ajuda de uma força mais numerosa de cruzados, cerca de 164 barcos cheios de homens, consegue ser bem sucedido. Enquanto as suas forças portuguesas atacavam pela terra, os cruzados na sua maioria ingleses e normandos, aliciados pelas promessas de pilhagem livre, montaram as suas máquinas de cerco, como catapultas e torres, e atacavam simultaneamente pelo mar e impediam a chegada de reforços vindos do sul. No primeiros encontros os muçulmanos vencem os cristãos matando muitos, e a moral dos cruzados fica afectada, ocorrendo vários conflitos sangrentos entre os vários grupos de cristãos".....
em conclusão ---o nome de Lisboa surgiu só no período da reconquista cristã (séc XI ).... até pq Portugal foi reconhecido como reino independente no séc. XII (ano de 1143 mas Cortes de Zamora)
2007-02-17 11:28:50
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Diz a lenda popular e romântica que a cidade de Lisboa foi fundada pelo herói mítico Ulisses. Recentemente foram feitas descobertas arqueológicas perto do Castelo de São Jorge e da Sé de Lisboa que comprovam que a cidade terá sido fundada pelos Fenícios cerca de 1200 a.C..
2007-02-16 07:26:17
·
answer #2
·
answered by patpedagoga 5
·
1⤊
0⤋
Diz a lenda popular e romântica que a cidade de Lisboa foi fundada pelo herói mítico Ulisses. Recentemente foram feitas descobertas arqueológicas perto do Castelo de São Jorge e da Sé de Lisboa que comprovam que a cidade terá sido fundada pelos Fenícios cerca de 1200 a.C..
Espero ter ajudado e respondido de acordo...
Bjus =]
2007-02-16 06:17:46
·
answer #3
·
answered by cris 7
·
1⤊
0⤋
Na realidade, Lisboa teve o nome original de "Ulissopos", tendo sido fundada pelo herói grego Ulisses.
2007-02-16 06:17:14
·
answer #4
·
answered by Origem9Ω 6
·
1⤊
0⤋
Diz a lenda popular e romântica que a cidade de Lisboa foi fundada pelo herói mítico Ulisses. Recentemente foram feitas descobertas arqueológicas perto do Castelo de São Jorge e da Sé de Lisboa que comprovam que a cidade terá sido fundada pelos Fenícios cerca de 1200 a.C.. Nessa época os Fenícios viajavam até às Ilhas Scilly e à Cornualha, na Grã-Bretanha, para comprar estanho. Foi fundada uma colónia, chamada Alis Ubbo, que significa "enseada amena" em fenício, provavelmente afilhada à grande cidade de Tiro, hoje no Líbano. Essa colónia estendia-se na colina onde hoje estão o Castelo e a Sé, até ao rio, que chamavam Daghi ou Taghi, significando "boa pescaria" em fenício. Com o desenvolvimento de Cartago, também ela uma colónia fenícia, o controlo de Alis Ubba passou para essa cidade.
2007-02-18 01:54:42
·
answer #5
·
answered by manoxanxa 7
·
0⤊
0⤋
foi fundada em 545 Antes de cristo, por um rebelde Muçulmano de nome Manuel Kalifaz.
2007-02-16 05:54:44
·
answer #6
·
answered by FREDERIC CHOPIN 3
·
0⤊
0⤋
Foi fundada 1.200 anos a.C, pelos Fenícios (A civilização fenícia tinha uma cultura centrada no comércio marítimo. Entre os séculos X e I a.C., os fenícios criaram entrepostos comerciais ao longo de todo o Mediterrâneo, chegando às costas atlânticas da península Ibérica e norte da África).
2007-02-16 05:59:12
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
foi fundada em 545 Antes de cristo, por um rebelde Muçulmano de nome Manuel Kalifaz.
2007-02-16 05:53:02
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋