English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu sou muito revoltada pela forma que meus pais me criaram.
Minha mãe não deixava eu brincar de nada, comprava poucos brinquedos e ainda reclamava.
Eu não podia ter amigas que ele ficava de cara feia e sendo grosseira com todos que ligavam em casa ou iam até lá.
Quando a pessoa saia já intimava que eu tinha que trabalhar e não ficar conversando com pessoas que ela não confiava.
Nunca me diverti na infancia ou na juventude.
Hoje percebo que perdi 20 anos da minha vida por causa deles.
Estou com muita raiva mesmo e não sei como fazer isso passar dentro do meu coração.

2007-02-16 05:33:56 · 32 respostas · perguntado por Abi 5 em Família e Relacionamentos Família

32 respostas

Oi Abi... fico sentida , triste mesmo ao ler o que voce passou já. Puxa. Mas tudo bem. Não tem assim nada de mortal...
Eu sou mãe e provavelmente tenho a idade de sua mãe. Posso dizer que ela não foi muio feliz em sua criação, tolhendo muito de voce, de sua privacidade, enfim até faltou com respeito à voce, que quando amigos saem voce tem que trabalhar em casa... parece que ela te culpa por voce ter nascido, não é?
Mas, tudo bem... voce tem que entender ou pelo menos tentar, olhar pelo lado bom. Por exemplo: ela pode ser essa pessoa assim 'dura' pois deve ter passado muitas coisas ruins durante a juventude e infância dela tambem e estes fatos chocam, traumatizam... e criou esta casca que ela sem perceber utiliza como escudo (tipo de proteção), e inconscientemente ela faz com voce o que ela 'aprendeu'...
Eu digo isso pois tive muitas experiências horríveis com minha mãe, e até hoje ainda tenho, infelizmente. Mas no meu caso é mais grave, porem apesar de ter perdido infancia e juventude literalmente, hoje vejo que com a idade eu amadurecí e sentí que ela não vai mudar (no meu caso tá?) e tenho que 'levar' como ela quer e é, para vivermos bem. Outra coisa, descobrimos que ela é doente dos nervos, é pscótica, voce vê? E ninguem sabia. Por isso tanto desgaste, gritos, nervososismo, agressividade, etc. Ok, ninguem merece, mas se estou ao lado dela, se nascí na família é porque eu tenho que estar aqui para aprender, para entender, para saber como lidar com isso em prol de viver melhor, porque é melhor ser assim, positiva. Não adiantava eu ter ódio, me trancar, sumir de casa, adianta? Não. Porque a gente não esquece família. Eu tambem cheguei a entrar em barca furada para ser rebelde, para ferir minha mãe no passado, mas sabe o que aconetceu? Nada ... ela continuou do mesmo modo e eu tive que me restaurar e sair da rebeldia porque ví que minha vida estava indo pelo ralo e de bom eu não estava fazendo nada, só reclamava, chorava, ficava triste, com dores de cabeça... e me isolei do mundo. Nisso que deu. Depois eu me recuperei, e vejo que temos que ter muita paciência, isto é uma provação pela qual nós passamos, fazer o que? Se fomos 'escolhidas' para passarmos por isto, éporque somos pessoas fortes e aguentamos certo? Então, sorria e tente viver em harmonia... tente, outra vez, de novo, de novo ... até o dia em que voce constituir sua família daí, voce vai viver sua vida, MAS nem assim estará "livre",compreende? Haverá sempre a convivência... não adianta remar para trás. Vá e tente!
Tambem se como voce disse, não se divertiu na sua infância, então tente daqui para frente pois está em plena juventude. A hora é agora, sempre agora! Agora mesmo, neste momento aqui, entende? Alivie-se, dê carinho para sua mãe, ela parece ser uma pessoa muito carente... o caminho para voce quebrar esta pedra, é através do coração. Afinal,ela nunca te faltou com as principais coisas materias, e tambem lhe deu apoio quando alguma vez esteve doente, certo? Outra coisa, é certeza de que ela te ama, mas não sabe se expressar, não sabe expor os sentimentos, até como eu disse pode ser por causa da educação que ela teve. Tem que levar tudo em conta sim. Amar sempre vale a pena.
Tá, o que foi, passou, já foi. Mas daqui para frente trabalhe o lado "carinho" sobre ela, tente outra vez com seu amor... amar completamente é difícil mas totalmente possível e voce a ama. E mais, ela te ama muito tambem. O amor salva. Cer-te-za!
Depois que tentar tenho certeza de que com o tempo vai dar certo meu anjo. E, se exponha para ela, abra seu coração, faça esta pergunta que fez aqui diretamente para sua mamãe (mas com carinho). Veja a reação (a primeira pode ser ruim, mas ela vai se sentir tocada e vai pensar nisso), sinta o que ela tem para dizer. Mas, não comece culpando-a, pois já começará com briga pelo lado negativo.
Tente o ponto fraco dela... todos temos um, e pelo que voce disse, o dela deve ser carência, falta de amor...
Não a culpe. E jamais se culpe. Transforme sua raiva em carinho... voce consegue? Consegue sim.
Afinal, voce não caiu de uma árvore, voce saiu dela... certo?
Tente daqui para frente e delete o passado, mas sei que como não dá para deletar, use-o a seu favor, como experiencia de vida, por exemplo:através disto que passaste, voce sabe o que voce jamais fará a teus filhos no futuro, certo? Voce sabe que não vai agir como ela agiu até agora... voce aprendeu que ser dura, e por vezes grosseira traumatiza a criança, tanto que até hoje voce não esqueceu.
Tente. E viva completamente ... senão vai continuar assim, tipo, vivendo mais ou menos.
Boa Sorte e muito Amor para voce e voce é uma menina que tem discernimento, e isto já é um bom começo...
Um beijão no coração!

2007-02-16 07:56:59 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Bom, já que você já tem 20 sinal que você já é maior de idade, pode fazer sua vida só ou em companhia de outras pessoas e tentar fazer em 20 anos o que eles ñ fizeram.
Pense melhor amiga, meus pais me prendiam muito e hj em dia eu só tenho a agradecer, amadureci demais e sei muito bem por onde piso e com passos firmes.

2007-02-16 05:44:02 · answer #2 · answered by elibethkel 7 · 5 0

nossa para de ser criança e deixe seus pais pra lá agora vc já é uma mulher esqueça o que passou e bola pra frente agora é vc que não está se esforçando pra muda é o que parece não é culpa deles se vc quer continuar uma criancinha ...

2007-02-16 05:43:33 · answer #3 · answered by F 6 · 5 0

Abi, ao invés de ficar com pena de vc e julgando seus pais pelo que eles não fizeram por vc, páre um pouquinho e veja o que eles fizeram. Meus pais não são perfeitos, quando era adolescente não podia ir para as festa e quando ia para um aniversário, era a primeira a voltar. Mas e daí? Eles me amam e só queriam me proteger. Por que vou revoltar-me com atitudes que, embora erradas, só eram feitas para o meu bem?
Garanto-lhe que se algum mal acontecer a vc, são eles que vão ficar do seu lado, dia e noite até que vc melhore.
Infelizmente a ordem natural da vida é enterramos os nossos pais, por isso, valorize-os antes que seja tarde...
Vc tem 20 anos, já é adulta e não tem mais idade para birra.

2007-02-16 05:41:28 · answer #4 · answered by Felicidade 6 · 5 0

Você não perdeu 20 anos.
Tudo na vida é aprendizado. Você deve somar o que aprendeu e terá filhos maravilhosos. Não culpe seus pais. Eles agiam desse modo por algum motivo muito forte, e talvez eles tivessem sido fracos para não reagir.
Se você acha que sua vida começou agora, o primeiro passo é tirar a revolta que você carrega dentro do coração. Isso é um peso. Essa revolta vai prender você com mais intensidade que o faziam seus pais.
Procure trabalhar em cima disso tirando o lado positivo. O que você aprendeu com essa experiência? Úse-a para ensinar ou ajudar pessoas que possam estar passando pelo mesmo problema.
Mas não viva do passado. Senão você estará se arrastando pelo resto da vida com esse peso nas costas.
Não queira descontar o que você acha que perdeu (a infância, a juventude). Você não perdeu, só as teve de modo diferente.
Mas nada ocorre por acaso. Tire uma grande lição disso tudo e parta para uma nova vida.
E seja muito feliz.
Bjs.

2007-02-16 05:46:40 · answer #5 · answered by ? 7 · 4 0

N vale a pena vc ficar com raiva...isso só vai fazer mal pra vc e piorar a sua relação com eles..!
Olha, só t digo uma coisa, pais são pais, e vc tem q dar valor a isso. Mm q eles nem sempre sejam correctos, eles querem o nosso bem (salvo raras e penosas excepções), só q por vezes o q eles acham q é o bem n é. Eles são pessoas, por isso tb erram. E os seus pais têm os feitios deles, cada um tem o seu, mas com certeza q n têm só coisas más, além disso deviam tar tentando proteger e educar vc da maneira q sabiam. Vc está uma mulher com valores, n?! É isso q deve a eles, apesar d ter "doído"..! Mas eu nem consegui perceber s erraram tanto assim com vc, ou s é vc q dá importancia a mais. Olha q os meus já erraram grave comigo...e mm assim eu n guardo ressentimentos, gosto deles na mm, e é junto a eles q eu quero tar. É mto mau qd nós percebemos tarde dmais q n aproveitámos o nosso tempo com eles enquanto eles "estão por cá". Por isso, esquece o q passou, nem tudo pode ser como a gente quer... Sem ressentimentos, dá amor q tb o receberá, vai ver!

2007-02-16 05:51:14 · answer #6 · answered by Anonymous · 3 0

Eu não!
Tenho muito orgulho da cração que meus pais me deram, sei que tudo que eles fizeram foi pra me preservar. Só querem o meu bem.
Deixa de ser ingrata menina!!!

2007-02-16 05:46:31 · answer #7 · answered by HeraldBio 3 · 3 0

Eu só tenho a agradecer meus pais, agora posso te dar um conselho??, não guarde mágoas, viva daqui prá frente, seja feliz sem rancor dos seus pais, errar é humano.

2007-02-16 05:42:06 · answer #8 · answered by Marinho Coppola 5 · 3 0

A coisa mais fácil, rápida e simples de utilizamos para justificarmos nossos fracassos, frustrações e insatisfações para nós mesmos, é culpar alguém por tudo isso, menos a nós mesmos que, na realidade, somos os únicos e verdadeiros culpados.
Ninguém faz com você ou por você, algo que você não permita.
Não é calar-se ou submeter-se, pois isso por vezes somos obrigados a fazer devido a circunstâncias diversas que nos obrigam. Mas refiro-me a fazer por dentro de nós.
Sua vida, com certeza é fruto do que você mesma se deu, ou está se dando. O que seus pais fizeram foi lhe dar a vida, no sentido explícito e literal mesmo: concebê-la, gerá-la, alimentá-la, tratá-la e etc. O resto é com cada um de nós, não tem muito outro jeito não. Sua percepção interna e do mundo externo, é única e exclusivamente sua, e não foram eles nem ninguém que lhe deu isso.
Como você percebeu e percebe a si mesma e o mundo à sua volta é que fez, faz e fará de você o que você é e o que você quer para si e para sua vida.
Eles lhe deram a vida, e com isso tenho certeza que você não está revoltada, pois está viva. Mas se você se refere à vivência, às condições sócio-econômico-sociais, isso é uma outra coisa.
Eles lhe deram um modo de viver (mas não necessariamente a vida) resultante da vivência anterior deles, da cultura adquirida e assimilada por eles, e oriunda de uma experiência vivida por eles, anterior à sua concepção.
É o que eles pensaram para você a partir deles e da concepção deles, e não de você, pois isso só você mesma poderá fazê-lo.
E como nos disse Jean Paul Sartre (e isso encaixa direitinho para você): "Não importa o que a vida fez de você. O que importa, é o que você vai fazer agora, com aquilo que a vida fez de você".
Pense nisso, repense sua vida, e a viva intensamente, segundo sua percepção e seus desejos, não em decorrência dos outros. Você (e só você) pode fazer muito mais por si mesma do que alguém jamais faria. Nem mesmo a melhor mãe ou pai do mundo poderia gozar sua vida por você.
A revolta, quando bem canalizada, é um excelente propulsor para a evolução e para o atingimento de objetivos pessoais. Aproveite-a bem, e não para ser só mais uma rebelde sem causa, mas para ter nessa rebeldia, uma causa que lhe justifique viver (e bem) a partir de agora.
Um abraço,
Guima Ubá

2007-02-16 06:04:54 · answer #9 · answered by Guima Ubá 2 · 2 0

Bom...
Eu também fui criada de maneira muito rígida...
como vc...
Mas vc tem q pensar...
q seus pais...
eram do tipo superprotetores...
e q eles apenas qriam o seu bm...
agora o melhor q vc tem q fazer...
é respeitá-los...
sab pq...
Um dia vc com certeza vai ser mãe...
e tudo o q vc falar aos seua pais...
Um dia...
vc poderá estar cometendo o mesm erro...
Mas não fique com essa amngustia em seu coração...
pense o qnto seria pior se vc tivesse vindo à terra sem pais...
ou na rua...
o qnto seria pior...
e oiutra coisa eu te falo...
Nada na vida é por acaso...
essa angústia...
só vai fazer mal pra vc...
pro seu corpo...
pra sua alma...
isso é ruim...
entõ seja otimista...
tempos bons ainda virão...

bjos...

2007-02-16 05:50:31 · answer #10 · answered by belzinha 2 · 2 0

Nossos pais independemente de qualquer coisa nos amam e talvez seja por sso que eles nos prendem tanto em casa. Por não querer nos ver sofrer.

2007-02-16 05:45:48 · answer #11 · answered by ** Liz ** 5 · 2 0

fedest.com, questions and answers