O curso de Engenharia de Produção capacita o profissional para atuar na organização, controle e aumento da eficiência e da qualidade dos processos. Assim como os profissionais das outras Engenharias, o Engenheiro de Produção projeta, implanta, melhora e mantém os sistemas produtivos. A diferença está na abordagem sistêmica: a Engenharia de Produção lida com sistemas integrados de homens, equipamentos e materiais e não, com tecnologias ou com produtos, isoladamente.
Sobre o curso
O curso de Engenharia de Produção é constituído por disciplinas de formação básica em Ciências Exatas, disciplinas específicas da Engenharia de Produção, disciplinas de formação técnica complementar e disciplinas optativas.
As disciplinas específicas dividem-se em três grandes áreas:
- Gestão da Produção e Logística
- Gestão da Qualidade e Desenvolvimento de Produtos
- Ergonomia, Organização do Trabalho e Saúde Ocupacional
O currículo é flexibilizado e oferece aos alunos a possibilidade de traçar diferentes percursos, que incluem disciplinas optativas cursadas em outras Unidades e em outros cursos de Graduação. Atualmente, são oferecidos os seguintes caminhos:
- Processos Discretos: correspondem aos processos usualmente desenvolvidos nas indústrias mecânica e eletroeletrônica.
- Processos Contínuos: correspondem à produção automatizada utilizada em processos químicos e siderúrgicos.
O aluno pode escolher livremente disciplinas optativas oferecidas em outros cursos de Graduação da UFMG, em especial em Filosofia, Ciências Sociais, Ciências da Administração, Ciências Econômicas e Ciências da Informação, áreas com que a Engenharia de Produção tem interface direta.
Laboratórios
O curso disponibiliza para seus alunos os seguintes laboratórios e grupos de pesquisa:
- Núcleo de Tecnologia da Qualidade Industrial (NTQI);
- Laboratório de Ergonomia (Antropos);
- Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas de Produção (Ladesp);
- Laboratório Integrado de Desenvolvimento de Produtos (Lidep);
- Laboratório de Estratégia e Competitividade;
- Laboratório de Ergonomia e Saúde.
Áreas de atuação
Um Engenheiro de Produção pode atuar em diversas organizações produtivas: empresas industriais e de serviços; indústrias dos ramos automotivo, da construção civil e de processos contínuos em geral, além de outras específicas, como mineração, siderurgia, cimento e química. Pode, ainda, desempenhar atividades na administração pública e na análise de investimentos, bem como atuar na organização, na logística e na gestão de serviços de apoio a eventos, esportivos ou artísticos.
Pode-se ter uma idéia mais precisa da atuação do Engenheiro de Produção conhecendo-se os problemas de que ele trata:
- Melhoria e garantia da qualidade dos processos: implanta e desenvolve sistemas de garantia da qualidade – como os Sistemas ISO 9000 –, focando, sempre, a qualidade do produto e o cliente.
- Produtividade focada em estratégias de manufatura: atua na organização e planejamento do fluxo de produção, redução de estoques, diminuição do tempo de atravessamento, otimização e racionalização de processos, entre outras atividades.
- Projeto de produtos ergonômicos: dedica-se a projeto de softwares ergonômicos, gestão de projetos e da inovação, redução do tempo de produção nominal em uma nova fábrica, transferência de tecnologia e de seu domínio efetivo.
- Organização do trabalho em sistemas complexos: volta-se para a formação, a qualificação e o desenvolvimento de competências adequadas a novas tecnologias.
Vida de Engenheiro de Produção
“Quando optei pelo Mestrado em Engenharia de Produção, almejava ser professor na área, mas percebi a possibilidade de conciliar o meio acadêmico e o mercado de trabalho. Vários estudantes do Mestrado atuam em grandes empresas e a experiência, associada às pesquisas orientadas pelos professores, gera conhecimentos valiosos tanto para essas empresas quanto para a Academia. Pretendo atuar como consultor no Instituto de Desenvolvimento Gerencial - INDG. Também tenho a possibilidade de trabalhar em outras empresas, no setor de qualidade e desenvolvimento de novos produtos. Porém esta é apenas uma área da Engenharia de Produção. Logística e Ergonomia são outros dois campos que geram grandes oportunidades de emprego: o primeiro é responsável, por exemplo, pela programação da produção em indústrias e controle do estoque de materiais; já o segundo estuda as causas de doenças e fadigas geradas pelo trabalho.”
Livio Silveira
2007-02-16 03:44:53
·
answer #1
·
answered by vivian 2
·
0⤊
0⤋