English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

depois de tanto acreditar (e ESPERAR!!!) que governantes dariam um jeito na criminalidade do País e não ver resultado algum, EU passei a adotar outra forma de crença.
você concorda comigo? por que?

2007-02-16 01:12:36 · 24 respostas · perguntado por Mr. ,4ŋĐЭя§Ờŋ 3 em Governo e Política Lei e Ética

24 respostas

Vou repetir a resposta que dei a outra pergunta sobre o mesmo tema:

Sou contrário à pena de morte e dou meus motivos:

1) As pessoas se iludem com a noção de que a gravidade da pena por si (e a maior delas é a pena capital) inibe a prática de delitos. O que inibe, na verdade, é a probabilidade de o infrator vir a ser punido. As estatísticas oficiais mostram que a maior parte dos assassinatos (o mais grave dos crimes) não são sequer investigados adequadamente, chegando-se a um suspeito em uma minoria dos casos. Desses, menos ainda vão a julgamento e muitos dos que são condenados não têm o mandato de prisão cumprido. Em suma, existe um sentimento generalizado de impunidade que motiva a ação dos criminosos em geral.
Imaginemos, por hipótese, que 50% (apenas isso) dos assassinatos fossem elucidados e seus autores fossem presos por 20 anos (não mais que isso); isso significaria que ao se praticar um ato desses a pessoa teria consciência de que sua chance de passar as próximas duas décadas "em cana" seria meio-a-meio. Com toda certeza o índice de assassinatos seria muitíssimo menor do que na situação atual ou mesmo na eventual vigência da pena de morte.

2) Não podemos nos esquecer dos erros do sistema policial e judicário, que ocorrem em toda parte do mundo. O consagrado dito popular já diz que "apenas para a morte não há solução" e é o que se dá ao se constatar uma falha após a execução de um inocente. A compensação financeira, por parte do Estado, a alguém preso injustamente é sempre insuficiente porém infinitamente mais adequada que a reabilitação "post mortem".

3) "É mais barato executar um condenado que mantê-lo por anos na prisão". Verdadeiro? Somente em um sistema despótico, em que não se concede o adequado direito de defesa. No sistema judiciário ocidental, com amplo direito de recurso no decorrer do processo, o caso pode se arrastar por anos, com a intensa mobilização dos escassos recursos humanos e materiais do judiciário, a um custo financeiro superior, "na ponta do lápis".

4) A evolução do processo civilizatório supera etapas e uma dessas é o direito do Estado dispor da vida de seus cidadãos. Não julgo inadequado que alguém, no calor da hora, mate quem ameace sua própria vida ou a de seus familiares, porém não concordo que se dê direito ao Estado de matar friamente qualquer um, seja a que pretexto for.

2007-02-16 01:17:53 · answer #1 · answered by carvalhoclinico 5 · 0 3

Sou a favor da "Pena de Morte". Quem mata, deve morrer.
Sai caro ao estado, ter na cadeia um bandido, dando alimentação, roupa, água, eletricidade, etc. Se esse filho da **** (bandido) for enforcado sai mais vantajoso para o estado e para a sociedade em geral.
Mas surgem sempre os hipócritas que são contra, mas no dia que um bandido matar um familiar deses hipócritas, aí eles já são a favor da "Pena de Morte".

2007-02-16 01:21:23 · answer #2 · answered by Manuel Gomes Barbosa 7 · 1 0

Sou totalmente a favor da pana de morte!!!!!!!!


beijos e tenha uma ótima tarde!!!!

2007-02-16 01:21:13 · answer #3 · answered by =^.^=Nany=^.^= 3 · 1 0

Infelizmente eu também sou à favor, pois vivemos num país que para as pessoas respeitarem as leis só se tiver uma punição mais severa, no caso a pena de morte

2007-02-16 01:18:13 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

CONCORDO SIM, e principalmente porque a pena de morte já existe, mas para o cidadão de bem. um bandido pode nos matar e não acontece quase nada. A PENA DE MORTE ESTA VALENDO SOMENTE PARA O CIDADÃO DE BEM.

2007-02-16 01:16:22 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Sou contra.

2007-02-18 21:38:04 · answer #6 · answered by Enzo- 7 · 0 0

Esse assunto já elegeu muito político, mas no Brasil não pode haver pena de morte, só em caso de guerra. Assim prevêm a Constituição Federal de 1988:
XLVII - não haverá penas:
a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;
Para ter pena de morte para crimes comuns só promulgando uma nova Constituição. Ou seja, daqui uns cinquenta anos!

2007-02-18 11:27:08 · answer #7 · answered by perguntou 1 · 0 0

seria muito bom. com certeza melhoraria

2007-02-18 09:33:18 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Só seriam mortos, os negros, os nordestinos e os pobres, independente de culpa.

2007-02-16 04:34:11 · answer #9 · answered by aline 4 · 0 0

Sou a favor não porque ache que ela vai resolver o problema da violência mas pelo menos vai retirar do meio dos cidadãos comuns as feras que comprovadamente não podem viver em sociedade.
Animais irracionais que queimam pessoas dentro de carro, dentro de ônibus, arrastando criança pendurada em carro não podem conviver em sociedade. Não são gente! São ervas daninhas que precisam ser erradicadas para que a gente de bem possa viver em paz.
Precisamos acabar de vez com a hipocrisia pois a pena de morte já existe há muito tempo. Só que ela só vale para o cidadão comum. Precisamos acabar, também, com esse mito idiota de que muitos inocentes morrerão se a pena de morte for adotada. Todos os dias muitos e muitos inocentes já estão morrendo.

2007-02-16 03:53:59 · answer #10 · answered by Jorge C 3 · 0 0

Não basta ter só a pena de morte, bandidos como aqueles que mataram o garoto João tem de pegar no minimo 20 anos de cadeia em regime fechado, em seguida deve ser levado para a forca...

2007-02-16 03:40:52 · answer #11 · answered by Ingo San Thiago 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers