English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sou físico teórico e li no site "www.deducoeslogicas.com" que a relatividade teve dados científicos analisados de forma errada. Vi sobre diferenças em relógios atômicos, o que me impressionou um pouco. Qual a sua visão da Relatividade Lógica?

2007-02-15 23:32:25 · 2 respostas · perguntado por Wagner A 4 em Ciências e Matemática Física

2 respostas

Estou lendo sobre a Relatividade Lógica há dois dias. Ainda não formei opinião conclusiva, mas hoje vi uma coisa lá no site com a qual eu não concordo. É o caso da régua que atravessa um galpão em alta velocidade. Do jeito como está escrito, dá a entender que há um paradoxo real naquele experimento hipotético, segundo a explicação de Einstein. Mas de fato não há. Isso me fez começar a desconfiar de que o autor não compreendeu a Relatividade Restrita, porque ela não produz paradoxos e é extremamente lógica, embora saia bastante do esquema normal, com o qual estamos acostumados.

Ainda estou confuso quanto àquele Espaço Absoluto, ou referencial do Big Bang. Não deu para entender. É estranha a idéia de um referencial mais privilegiado do que um referencial inercial qualquer. Faltou uma definição formal. Qual seria a diferença dele para todos os outros referenciais em MRU? Será que ele existe mesmo ou não passa de um postulado disfarçado?

A existência de um referencial absoluto declara a possibilidade de se ter velocidade absoluta e sem um limite finito. Se a velocidade da luz é afetada pela velocidade da fonte, como os raios de luz que vêm de galáxias distantes (em fuga, rapidíssimas) conseguem chegar aqui? Não daria para a gente medir essa velocidade de chegada da luz e tirar a dúvida?

É muito cedo para eu entender tudo o que está no site. Vou continuar pensando sobre ele, sem preconceitos, procurando captar a proposta de interpretação do autor para os fenômenos, já que ele diz que não discorda dos resultados. No momento, a sensação predominante é de que algo não está batendo bem. Ou eu ainda não entendi nada ou tem coisa errada lá.
.

2007-02-16 02:34:49 · answer #1 · answered by Tau Ceti 5 · 3 0

ih meu, pura besteira, não têm esse negócio de relógio mais lento ou mais rápido, o que muda a simultaneidade da obeservação em diferentes referenciais inerciais, e o tal do Sr. Cacique não entendeu isso. Ai colocou aquele exemplinho básico do trem, dizendo que Einstein precisou de dois relógios, bobagem. Einstein fez com um relógio só, porque havia somente a "Maria" de observadora. na seguinte que ele coloca o João, ai temos c2=c+v.... (que tristeza). Essa cara ignora até o que é um referência inercial...

Pra falar a verdade tem um monte de bobagem. Ele mistura relatividade restrita com a relatividade geral, e faz uma salada com o que dá tirar de conclusão de cada uma delas. Quando vai explicar Paradoxo dos gemêos, Ele diz por exemplo que a lua não tem aceleração! E a aceleração centrípeta ? Lembrando que o Paradoxo dos Gemêos só pode ser corretamente tratado com relatividade geral porque envolve um referencial acelerado.

O que ninguém lembra é que Einstein desenvolveu a relatividade restrita porque percebeu sua necessidade para a correta interpletação dos fenômenos do eletromagnetismo e que a relatividade geral trata do problema da gravitação.

2007-02-17 22:47:04 · answer #2 · answered by ha_ver_o_sol_poente 4 · 1 1

fedest.com, questions and answers