MITOLOGIA CONJUNTO DE CRENÇAS E LENDAS QUE UM POVO ELABORA PARA EXPLICAR A REALIDADE ,FICÇAO SENTIMENTO ANGUSTIANTE E DESESPERADOR DE NECESSIDADE
2007-02-15 23:09:14
·
answer #1
·
answered by CHUCK NORRIS RAFA TE AMO 7
·
2⤊
0⤋
Dinalva D,
Mitologia
Descrição geral dos mitos; mitismo. Estudo dos mitos. História dos mistérios, cerimônias e culto com que os pagãos reverenciavam os seus deuses e heróis
Ficção é o termo usado para descrever obras (de arte) criadas a partir da imaginação. Isto se faz em contraste à não-ficção, que reivindica ser factual sobre a realidade. Obras ficcionais podem ser parcialmente baseadas em fatos reais, mas sempre contêm conteúdo imaginário.
♫ ♫ Um abraço! ♫ ♫
2007-02-19 10:54:57
·
answer #2
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
Mitologia vem do grego mythologia e significa:
história das dinvidades e dos herois da antiguidade greco-romana;
conjunto de mitos próprios de um povo, de uma religião;
ciência ou estudo dos mitos, das suas origens, desenvolvimento e significado;
conjunto dos mitos que se relacionam com um objecto, uma doutrina, um tema, etc.;
conjunto de fábulas;
explicação dos mitos.
Ficção vem do latim fictione e significa:
ato ou efeito de fingir;
criação da imaginação;
invenção fabulosa;
coisa imaginária;
fantasia;
dissimulação;
artificio.
2007-02-18 08:51:04
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ficção > é tudo o que não é real, pode acontecer que num futuro próximo ou bem distante possa se tornar realidade, porém, quando utilizamos a expressão ficção estamos dizendo que se trata de uma coisa não-real.
Mitologia > à o discurso sobre os mitos. E o que é o mito?
Seria mais interessante e prudente definir o mito por sua funções.
A primeira delas seria a narração, o mito conta; conta sempre o nascimento, a origem de algo, como começou a ser, não importa se algo concreto como a humanidade, o mundo, uma montanha, ou algo abstrato e impalpável como um sentimento, uma instituição, uma tradição. Assim define Mircea Eliade: “O mito conta uma história sagrada, narra um fato importante ocorrido no tempo primordial, no tempo fabuloso dos começos”.
A segunda função seria explicativa. O mito faz parte de um jogo de perguntas e respostas, ele responde aos “porquês” do homem: “Por que o Sol nasce e se põe?”, “Porque há maldade no mundo?”
Apesar do mito apresentar uma explicação atualmente encarada como fantástica e ilusória, não há como negar sua forte carga de imagens, sÃmbolos e alegorias capazes de penetrar na mente humana, justificando sua apropriação pela psicanálise. Segundo Gilbert Durand o mito pode ser entendido como “um sistema dinâmico de sÃmbolos, arquétipos e esquemas”.
Finalmente a terceira função, mas não necessariamente a última: o mito revela. Revela o ser, o deus, revela tanto o visÃvel quanto o invisÃvel aos olhos, e por isso pode ser apresentado como “uma história sagrada”.
A partir dessa breve e mesmo superficial definição surge mais uma pergunta: “Então quem é o pai da criança?” Os mitos não têm autor, sequer em mitos com suposta autoria como a “Odisséia” o autor é com certeza aquele que assina. Homero mesmo é considerado uma figura mÃtica. O mito brota de uma coletividade com a nÃtida função de saciar a curiosidade desta mesma coletividade, existindo apenas dentro de uma tradição.
2007-02-15 23:23:39
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋