Se você trocar os PNP por NPN, e trocar os pólos positivo e negativo da fonte de energia, dá na mesma. Até uma mistura dos dois funciona - mas teria que ser um chip projetado pra isso.
Transistores são feitos em "sanduíche": duas camadas grossas de semicondutor dopado positivamente, e entre elas, uma camada fina de semicondutor dopado negativamente = PNP. Ou o inverso = NPN.
Com gráficos seria melhor de explicar...
Um semicondutor é um material que conduz eletricidade, mas não muita... então, você adiciona (dopa) pequenas quantidades de uma substância com menos elétrons livres, e fica "faltando" elétron nele, fica um buraco aonde deveria existir um elétron. Isso permite que elétrons se movam por esse buraco que fica, até o buraco ser preenchido. Vira um semicondutor-P (positivo pois "falta" elétron).
Ou, você adiciona no semicondutor uma substância com mais elétrons, e fica sobrando elétron. Esse elétron vai ficar passeando por aí, até achar um buraco. Vira um semicondutor-N (negativo: "sobra" elétron).
Ambas as dopagens aumentam em cerca de 1000 vezes a capacidade do semicondutor de conduzir corrente...
Agora, imagine que você liga um semicondutor P e um N. Se você passar elétrons no sentido N -> P, os elétrons do N vão preencher os buracos no P, e não vão haver mais elétrons "livres" para conduzir corrente. Resultado: a corrente pára de passar. Se você liga ao contrário, vão existir sempre elétrons livres, e a corrente passa numa boa. Isso é o chamado "diodo", bem útil quando você quer que a corrente passe só num sentido (transforma corrente alternada em contínua).
Quando você faz um "sanduíche" (transistor), se a camada central for suficiente fina, você consegue aumentar a voltagem da corrente só por passar pelo transistor. Claro, você tem que ter emissor, base e coletor para essa corrente, mas por ora dá pra explicar sem eles.
2007-02-17 14:17:34
·
answer #1
·
answered by Eremita 6
·
1⤊
1⤋
quanta complicação aí em cima....
é porque os fabricantes não entraram num acordo. O pnp tem o sinal positivo, o npn o sinal é negativo.
só isso.
2007-02-19 09:34:20
·
answer #2
·
answered by movila 3
·
1⤊
0⤋
Depende do resultado e aplicacao.
Existem circuitos projetados para PNP e outros NPN.
Voce pode mudar , porem tera que mudar a filosofia do circuito.
Quando voce tem um determinado componente e o circuito exige outro tipo, as vezes voce muda o circuito pra o componente que tem a mao e nao altera o resultado.
2007-02-17 10:53:15
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
As versões PNP e NPN são usadas de acordo com o projeto a ser executado, levando-se em conta as necessidades de cada um, baseadas nas fontes de alimentação a serem usadas, pilhas, baterias, eliminadores, etc.
2007-02-17 07:17:38
·
answer #4
·
answered by Tio Fernando 3
·
0⤊
1⤋
Os sensores NPN são aqueles que se utilizam de um transístor cujo sentido da corrente é o convencional (corrente de elétrons), enquanto que nos transistores PNP a corrente é positiva (corrente de lacunas).
2007-02-15 22:28:42
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Se eu me lembrar mais da teoria completa dos transistores, eu cegue, mas tem algo a ver com corrente de lacunas vs corrente de elétrons (corrente convencional). Agora, não me pergunte as vantagens e desvantagens, pois foi só um pequeno "empurrão" teórico que meu irmão me deu, quando eu inventei de aprender algo sobre eletrônica.
Os sensores NPN são aqueles que se utilizam de um transístor cujo sentido da corrente é o convencional (corrente de elétrons), enquanto que nos transistores PNP a corrente é positiva (corrente de lacunas).
Algo assim...
2007-02-15 21:38:01
·
answer #6
·
answered by Argo 4
·
0⤊
1⤋