No modo de produção alimentar assiste-se, no decorrer de alguns milénios, a uma especialização progressivamente mais acentuada na utilização dos meios de trabalho com reflexos na separação entre o trabalho doméstico e de recolha de plantas, o trabalho agrícola e pastoril, a caça e a pesca, a extracção de silex e outras matérias-primas, a manufactura de artefactos. Aparecem os primeiros seres humanos que dedicam todo ou parte do seu tempo, duma forma predominante, a estas actividades.
Não se trata já duma simples atribuição de tarefas com base na idade, no sexo ou na aptidão dos indivíduos, de acordo com as diferenças naturais entre os membros da comunidade, mas numa divisão de trabalho que se concretizou em várias áreas com os consequentes efeitos nas relações económicas e sociais entre os homens. Não será fácil estabelecer uma ordenação temporal nesta divisão social do trabalho.;
um abraço!
2007-02-15 14:09:20
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
4⤊
0⤋
A divisão social do trabalho surge quando grupos de produtores realizam atividades específicas em conseqüência do avanço dum certo grau de desenvolvimento das forças produtivas e de organização interna das comunidades. Conduz à formação de grupos especializados nas diferentes atividades produtivas e à obtenção de níveis de produtividade que permitem a criação de excedentes econômicos.
À divisão social do trabalho alia-se a tendência para a apropriação, numa primeira fase, dos instrumentos de trabalho e, posteriormente, dos restantes meios de produção. Determinam-se relações sociais entre os indivíduos respeitastes ao uso e posse dos instrumentos, dos materiais e até dos bens produzidos.
A formação de grupos de pessoas com diferentes posições no processo produtivo é assegurada por formas de propriedade que acabam por conduzir à divisão da sociedade em classes sociais e por permitir a uma parte da sociedade explorar a outra. Manifestam-se as primeiras contradições entre os interesses individuais de grupos ou famílias e o interesse comunitário dos indivíduos que mantém um intercâmbio entre si.
2007-02-16 07:47:10
·
answer #2
·
answered by patpedagoga 5
·
0⤊
0⤋
não sei mas acoh que é algo a ver com os cargos
2007-02-16 06:26:10
·
answer #3
·
answered by leocir b 5
·
0⤊
0⤋
A divisão do trabalho é um conceito bastante trabalhado por Karl Marx e é expressa de muitas formas.
"A divisão do trabalho só surge efetivamente a partir
do momento em que se opera uma divisão entre o trabalho material e intelectual. A partir deste momento, a consciência pode supor-se algo mais do que a consciência da prática existente, que representa de fato qualquer coisa sem representar algo de real." Marx
Na economia capitalista, a divisão do trabalho se configura como a relação que vc tem com os meios de produção. Se vc tem a apropriação do meio de produção você é um burguês, caso contrário vc é o proletário, que só tem sua capacidade de trabalho para oferecer.
Os trabalhadores produzem todos os objetos existentes no mercado, todas as mercadorias. Após as produzirem, entregam aos proprietários dos meios de produção, mediante um salário; quando vão ao mercado não conseguem comprar essas mercadorias. Olham os preços, contam o dinheiro e voltam par casa de mãos vazias, como se o preço das mercadorias existisse por si mesmo e como se elas estivessem à venda porque surgiram do nada e alguém as decidiu vender. Em outras palavras, os trabalhadores não só não se reconhecem como autores ou produtores das mercadorias, mas ainda acreditam que elas valem o preço que custam e que não podem tê-las porque valem mais do que eles. Alienaram dos objetos seu próprio trabalho e não se reconhecem como produtores da riqueza e das coisas.
2007-02-16 02:24:16
·
answer #4
·
answered by Bia 2
·
0⤊
0⤋