English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Fraternidade... Sem admitir que todos tem um Pai comum, Deus, a Fraternidade é uma grande mentira. Iguais e livres os homens seriam todos irmãos, viveriam pacificamente em Concórdia, Justiça, Paz, Amor.

Os homens, bons por natureza, isto é, sem inclinação para o mal criariam uma sociedade feliz onde não haveria mais opressão, nem guerra, pela ciência e a educação, extirpariam a pobreza e o crime, e nessa sociedade não haveria mais prisões, nem quartéis. Nessa sociedade fraterna, todas as religiões seriam livres e todas adorariam - obrigatoriamente - a natureza, seu único deus, e cultuariam a Rousseau, seu pseudo profeta...

Humanidade, Beneficência, Paz, Concórdia, Razão, Fraternidade, foi tudo isto que produziu o Terror, que destruiu as igrejas e pretendeu destruir a Religião, fazendo adorar a Razão representada por uma meretriz- no altar de Notre Dame, em Paris. Fraternidade... Foi ela que ergueu a guilhotina na praça da Concórdia.

Liberdade, Igualdade, Fraternidade. Palavras mágicas que enfeitiçaram os franceses do século XVIII. Palavras mentirosas que continuam até hoje a iludir os homens. Palavras criminosas que fizeram correr injustamente tanto sangue... Esta é a História.

Liberdade, Igualdade, Fraternidade...

Escravidão, Tirania, Ódio, Mentiras

Como se levou o povo francês em nome da igualdade a aceitar a ditadura sangrenta de Robespierre, em nome da liberdade aceitar a lei dos suspeitos, e em nome da fraternidade, a aplaudir as execuções da Praça de Concórdia e as “noyades” de Nantes?

Que magia tem essas três palavras? Que fraqueza há no homem que o leva a se deixar iludir estupidamente por esses três talismãs doutrinários? Que impulsos e vibrações más despertaram na alma revolucionária estas três mentiras do mundo moderno?

2007-02-15 13:39:15 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Artes e Humanidades História

6 respostas

A fraternidade nunca existiu... esse era um ideal apenas para enganar o povo, iludi-lo e conseguir sua adesão à revolução burguesa na França. Só vai haver fraternidade no céu, pois aqui na terra é utopia.

2007-02-15 19:22:41 · answer #1 · answered by DeBarros 7 · 0 0

????? cheirou meia?

2007-02-15 15:31:16 · answer #2 · answered by Betinha 7 · 1 0

Há pouco tempo os episódios de violência nos bairros pobres de Paris, nos deream mostras do que há de Igualdade, Liberdade e Fraternidade.

2007-02-15 14:38:14 · answer #3 · answered by aline 4 · 1 0

Três mentiras do mundo moderno (Peguei seu final para responder).

Abraços

2007-02-15 14:27:07 · answer #4 · answered by LionRio 7 · 1 0

Olá Espartacus,
É claro que os ideais libertadores da revolução francesa perderam-se em meio a ganância e sede de poder dos homens.
Porém eles eram legítmos e valoroso o povo frances que destronou reis despóticos e cruéis como Luiz XVI e Maria Antonieta.
Na época da revolução o povo estava afogado em dívidas e passava fome, a realeza vivia em luxo e ostentação.
Tanto é que quando clamaram a Maria Antonieta que o povo passava fome, não tinha pão, ela responde do alto de sua arrogância:
Eles não têm pão, então que comam brioches (biscoitos).
PODE?????
VIVA LA REVOLUCION.
VIVA BONAPARTE!!

2007-02-15 15:18:30 · answer #5 · answered by Carmen F 1 · 0 1

Como todo ideal, isso fico só como um ideal!!

2007-02-15 13:43:11 · answer #6 · answered by Os Okampas 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers