English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sabemos que há mais de uma década o ensino em nosso país está caindo em termos de qualidade e eficiência. Como estará o nível educacional da população daqui a dez anos se continuar nesse rítmo e nada for feito a respeito?

2007-02-15 13:06:16 · 8 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Ensino e Instrução

8 respostas

Por culpa dos líderes políticos deste País, que colocam a educação em último plano, visando mais em receberem salários poupudos, desviam a grana das verbas públicas, não pagam um salário justo a todos os professores e a maioria das escolas não recebem estruturas didáticas para a educação.

2007-02-15 13:16:15 · answer #1 · answered by Perfil Desativado 7 · 0 0

Para a classe politica não iteressa um sistema educacional de qualidade.
Quanto mais despreparado for o cidadão, quanto mais BBB7 nós consumirmos melhor.
Será mais fácil para que eles nos dominem.
Um abraço.

2007-02-15 21:31:53 · answer #2 · answered by Anjo noturno 4 · 0 0

Eu como professor vejo que uma coisa essencial deixou de ser feita de uns tempos pra cá; a educação que é função da família, passou ser função da escola!

A escola fica sobre carregada com esse acumulo de tarefas, pois sua função ao meu ver, é meramente instrutiva e não educativa!

Como professor quero lhe perguntar: vc conseguiria estabelecer um padrão educativo para uma turma com mais de 20 crianças? impossível, a variedade de tipos de pessoas por turmas, não permite uma educação homogênea, já é difícil de se instruir, o que dirá educar...

Os pais de hoje não se preocupam com a educação de seus filhos, não ensinam boas maneiras, a respeitar as pessoas, a ter responsabilidade, ou seja, acham que isso é a escola que deve fazer. O que faz com que seus filhos cheguem às escolas sem uma condição minima de convivência e respeito pelos outros.

Enquanto esse quadro permanecer, duvido muito que nossas escolas melhorem.

Temos que acabar com nossa mentalidade de imediatismo e quantitatismo. É muito melhor que o processo de formação seja mais lento e melhor, do que queimar etapas na formação cognitiva e intelectual de nossas crianças.

2007-02-15 21:28:57 · answer #3 · answered by Gabriel Gonog 4 · 0 0

Olá colega!

A educação deixa a desejar em nosso país simplesmente pq não é interessante para os governantes capacitarem toda a grande massa populacional para "pensar".
Note que é muito mais fácil exercer influência sobre uma pessoa com baixo grau de instrução, do que em pessoas que pensam e acompanham (ou até mesmo estão um passo a frente) das "malandragens" feitas na política.

Se vc tem uma população "sem educação" é muito simples comprar votos, manipular votações, como temos visto nos noticiários.

Infelizmente a coisa funciona assim...

[ ]'s

2007-02-15 21:28:43 · answer #4 · answered by Cyber Optik 2 · 0 0

Sara,
o ensino do Brasil deixa a desejar pela falta de investimento.

Compare:

UM HOSPITAL (cheios de equipamentos tecnológicos e variados, capazes de salvarem uma vida que certamente há mil anos não poderia ser salva)

e

UMA ESCOLA (com uma lousa, giz e apagador. Ah é, de vez em quando também há uma televisão e um DVD para que os alunos possam fazer uma atividade diferente... MAS SÓ DE VEZ EM QUANDO HEIN?!) Sala de Informática? Hummm... se tiver, não pode mexer, porque senão quebram os computadores...

Percebeu a grande diferença?!? Fiz esse parâmetro para que identificássemos aonde o Governo (Municipal, Estadual e Federal) peca. A falta de investimento na educação!!!

Não estou falando só em equipamentos não, mas também em profissionais, pois ainda há muito educador que deveria ficar no lugar do aluno e deixar de ser ditador...

O pior é que sabemos que daquí a mil anos, continuará a ser

LOUSA, GIZ e APAGADOR...

2007-02-15 21:17:07 · answer #5 · answered by Handrick 3 · 0 0

O ritmo, em geral, não melhora, porque os alunos não melhoram.

Estou no ensino fundamental em uma escola publica, e vejo que á grande desinteresse geral, inclusive de professores. Uma escola não é só feita de verba, paredes e livros. É feita de alunos e professores.

Todos querem bons colégios, bons professores. Mas, denigrem o colégio, desrespeitam os professores.

-> O pior, é que, todo mundo quer ser alguem na vida, mas não se esforçam o mínimo. Todo mundo quer um bolo pronto, mas não se protificam a faze-lo. <-

A tendência? Piorar. Se, pessoas não mudam, ambiente não muda, nada muda.

2007-02-15 21:25:58 · answer #6 · answered by Aprendiz 1 · 0 1

Vc estuda tanto, gasta tudo e depois não consegue emprego. Isso deixa qualquer um doido de raiva mesmo. O estudo até que é bom, mas o problema é que para se especializar de pois de tudo é muito caro.
"Fica a questão: Se eu estudo, pouco posso trabalhar, se trabalho, quase não estudo; e quando me formo falta serviço..."

2007-02-15 21:14:30 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 1

a educação vem caindo há décadas, por falta de verbas, péssima remuneração dos professores e pela falta de interesse dos governos. Atualmente vem piorando de forma vertiginosa, com a criação da não reprovação dos alunos.
Antigamente eram obrigatórios os estudos de latim (que dava uma boa base para o conhecimento da Língua Portuguesa), espanhol, inglês, francês e desenho. Havia também a chamada Economia Doméstica, onde os alunas aprendiam noções de economia aplicada ao lar e os cuidados com a casa; aulas de Trabalhos Manuais onde aprendiam bordados, confecção de peças artesanais, enquanto os garotos tinham noções de marcenaria. Aulas de Moral e Cívica estimulavam os valores morais da Sociedade além do Patriotismo e a compreensão dos problemas nacionais e aulas de Religião (estas não obrigatórias). Tudo isso acrescido do currículo normal atual.
O fato é que o aluno saía preparado para a vida. Hoje nem o Português os estudantes sabem...Universitário virou piada em programa de televisão.
Daqui há dez anos as pessoas não saberão mais escrever, pois não praticam, não conhecem a sua própria Língua, não têm boa caligrafia (tudo é feito no computador); não farão cálculos (pois dependerão sempre da calculadora).
É preciso agir rápida e energicamente, liberando verbas para a Educação e fazendo uma reforma rigorosa no ensino, tendo por base o que já fomos no passado.

2007-02-15 21:10:28 · answer #8 · answered by Patricia 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers