Procure agrupar os cursos universitários, tipo : Exatas, Humanas,etc.. Dentro de cada grupo , coloque os nomes dos cursos existentes. Não tem problema que você não conheça todos, mas com certeza, conhece a maioria.
Terminado este primeiro passo, sente-se com o seu filho, e veja com ele , quais as opções que mais lhe chamam a atenção.
Deixe que escolha mais de uma, álias é o ideal, bom seria mesmo que ficasse em dúvida em uns 3 ou 4 cursos.
Feito isto, procure averiguar o conteúdo das matérias, de cada um desses cursos escolhidos. Este passo é muito importante,
pois as vezes achamos que um curso é uma coisa, e quando
vamos ver é outra. Exemplificando, muita gente acha que Administração de Empresas, não tem matemática, doce engano
é um dos cursos, que mais matemática tem.
Se você tiver dificuldades, de descobrir as matérias de determinado curso, do primeiro ao ultimo ano, é só ir até uma faculdade que tenha o curso desejado, que eles fornecem, sem maiores problemas.
As respostas simplistas que recebeu, quanto a deixar seu próprio filho resolver o assunto sozinho, não deixa de ser um pouco verdadeira, mas compete a você auxilia-lo e orienta-lo,
de uma forma ordenada, a qual sem dúvida alguma, sua experiência de vida, pode e deve , em muito contribuir.
Sucesso, tenho também dois filhos universitários, que apliquei o
que lhe recomendei aqui, e funcionou muito bem.
2007-02-16 08:01:34
·
answer #1
·
answered by Denis 6
·
0⤊
0⤋
Deixa o seu filho viver. Amanha ele joga na sua cara que voce escolheu para ele a coisa errada.
2007-02-15 22:45:19
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Procure observar o que ele mais gosta. Às vezes queremos que nossos filhos sejam uma coisa enquanto que eles gostam de outra. Por exemplo: "- Quero que meu filho seje médico porque é bonito!!!" Claro que é maravilhoso e é bom mas, vamos dizer que ele se forme médico, atue na área mas não "goste nem um tanto do que faz"?!!! Aí complica porque ele vai ter uma vida frustrada, ( por ser pressionado no passado pelo " O que serei na vida?") e coisas desse tipo. Não será bom pressioná-lo no que ele será ou vai deixar de ser no futuro e sim, procurar ver o que ele mais gosta de fazer e que seje bom para o futuro dele: analista de sistema, professor, químico ou até mesmo " jogador de futebol ..." e aí investir nisso. Aí sim, ele vai ter algo seguro no futuro e o melhor: vai gostar de fazer o que ele escolheu como profissão!!!
2007-02-15 20:26:23
·
answer #3
·
answered by Asouzblack 2
·
0⤊
0⤋
Primeiro lugar deve observar o q tem habilidade, olhando suas notas no boletim.
Se é curioso e observador, tem jeito para pesquisas.
Se tem tendência para Exatas....Matemática e Física
Desenho....Arquiteto
Pesquisas - Área de Saúde
História e Assuntos Econômicos -Economia
Gosta de ensinar e ajudar seus Colegas, Professor.
Comprar o Livro de Profissões existentes na Banca de Jornais.
Visitar estabelecimentos Militares pode ser Militar, Exército se gosta de aventura, Aeronáutica se voa de asa delta, gosta de surf ou velejar, Marinha....
Tem q saber se é concentrado nos Estudos, como um Indio q estudou em escola Pública e passou em 1º lugar na Unicamp é mole ou quer +, ñ adianta gostar de uma matéria, tem q se esforçar para gostar de todas, para ter boa pontuação no vestibular, passando no conjunto em relação a outros candidatos.
2007-02-15 20:03:29
·
answer #4
·
answered by adriano g 6
·
0⤊
0⤋
Esse processo deve ser feito com paciência e maturidade.
Ele tem tempo para decidir, na prática, até o meio do 3º colegial, quando começam as inscrições para o vestibular. Mas deve ter apoio caso entre numa facul e não goste, para tentar de novo.
Seria bom começar vendo que tipo de matéria ele gosta, há as Humanas (História, Geografia e Português), as Exatas (Matemática, Química e Física) e as Biológicas (Biologia e Ed. Física).
Depois de decidir quais matérias ele gosta, seria bom pegar um guia de profissões (as universidades sempre oferecem um). Se o negócio dele for Humanas, ele pode fazer Direito, Jornalismo, Ciências Sociais,...enfim, atividades que exigem um pensamento mais abstrato, capaz de perceber as relações humanas com o mundo e que frutos isso trouxe para a população.
Caso decida por Exatas, ele terá mais afinidade com números, contas e equações. É o campo das Engenharias, da Física, etc...São cursos que exigem um comprometimento grande, pois não há espaço para erro no futuro dessa profissão (veja o desastre que ocasionou um erro de engenharia na litra 4 do metrô de sampa).
E, por último, caso o negócio dele seja Biologia, ele terá optado por trabalhar com a vida no planeta. Há o curso de biologia, medicina, veterinária, enfermagem. É sempre algo que o mundo vai precisar, principalmente na área de saúde.
Espero ter ajudado. Procure a ajuda dos professores do menino também!
2007-02-15 19:56:27
·
answer #5
·
answered by stranger.iasl 1
·
0⤊
0⤋
Tenho 2 filhos e qdo eles estavam na idade do seu, pensavam uma coisa. Cresceram, passaram uns 4 anos e mudaram totalmente de idéia. Diga a ele q não sofra antecipadamente. Deixe as coisas acontecerem. Qdo ele estiver terminando o terceiro ano e for prestar vestibular, pode ser q ele tenha opinião própria sobre o assunto. Além do mais, se der certo seu palpite, vc não receberá os parabéns, agora, se der errado, vc levará a culpa. Boa sorte pra vc e pra ele.
2007-02-15 19:51:41
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
vocação é nós que escolhemos, pergunte a ele sobre o que ele gosta, temos um excelente cérebro dado por Deus, podemos ter todas as profissões, mas o tempo de vida não permite ... ;)
2007-02-15 19:51:08
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋