English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Geologia

2007-02-15 10:20:48 · 5 respostas · perguntado por bertolivier2004 6 em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

5 respostas

Sei o que é sub dicção.
O gago ou alguém falando mal tem um dicção abaixo do normal, uma subdicção.
Serve?
Ao menos tentei né.
Me dá os 10 pontos, vai?
Mais vale uma tentativa errada do que uma cola certa.

2007-02-15 13:50:28 · answer #1 · answered by José F 4 · 0 4

Subducção é processo geológico pelo qual a placa tectônica, do Pacífico, por exemplo, mergulha sob continente, o sul-americano, no caso. A fricção envolvida no processo responde por fenômenos térmicos como a fusão de rochas, seguida de recristalização (granitização) em profundidade. Outra manifestação térmica é a das erupções vulcânicas comuns nos Andes, cadeia de montanhas formada no processo, contando com muitos vulcões ativos. Para fechar, o consumo de placas não provoca a contração da Terra porque o perdido na subducção é compensado pela criação de placas crustais, no caso no meio do Atlântico ao longo da dorsal que passa pela Islândia e Açores, onde afloram ao assoalho oceânico as plumas de material mantélico aquecido por radioatividade natural, trazidas à superfície por convecção.

Estamos também falando da deriva continental, teoria lançada pelo genial meteorologista-geólogo alemão Wegener, cuja comprovação consumiu metade do século XX, numa das sagas científicas mais belas de sempre.

Não obstante a intimidade com a terra e seus processos locais ou planetários, demonstrada pelo método geológico, teorias ambientais recentes promoveram uma espécie de subducção da geologia, ao deixarem de levar em conta fatos e argumentos geológicos importantes. Não se entenda com isto, por exemplo, que eu não acredito no aquecimento global. Acredito e concordo com o mecanismo básico do efeito estufa. Contudo não concordo com a simplificação com que a matéria é tratada. Com efeito não se leva em conta que o aquecimento global poderia vir de pulsações da radiação solar ou do fluxo térmico proveniente do manto, cuja radioatividade gera calor a uma taxa constante, mas cuja trajetória pode sofrer oscilações. E mais: se um dos sintomas do aquecimento global é a elevação do nível do mar, ele não é diagnóstico em si do degelo provocado por aquecimento, porque tem pelo menos outras duas explicações possíveis: A sedimentação marinha, acelerada pela civilização atual por causa da erosão conseqüente ao desmatamento, e o rebaixamento do lençol freático nas áreas topograficamente elevadas.

Com a subducção da geologia perde a humanidade, pelo menos, a beleza oculta do mundo geológico, a explicação de mecanismos terrestres importantes para protegê-la e a oportunidade de recriar a beleza perdida na arte criativa conduzida pelo amor à terra, real e verdadeiro, que só o conhecimento proporciona.

2007-02-15 10:26:07 · answer #2 · answered by luxury j 2 · 4 1

Para iniciar a subducção na Teoria "Standard" são necessárias tensões diferenciais muito elevadas que nenhuma observação confirma. Assim há que fracturar toda a litosfera para iniciar a subducção. Fui deste modo conduzido a admitir, desde 1990, que o postulado da rigidez da Tectónica de Placas ortodoxa falhava para a litosfera oceânica - tal como certos autores já tinham mostrado que falhava para a litosfera continental. De facto, todas as cadeias de montanhas têm uma largura apreciável. Através de argumentos de geometria e simetria foi possível propor uma lei de acumulação da deformação nas placas oceânicas em rotação na Terra esférica. Esta lei permitiria explicar discrepâncias entre os modelos rígidos e observações reais de deslocamento no interior das placas por geodesia espacial. Este será o teste fundamental para a Teoria da Tectónica de Placas "Macias". Mas há outros, tal como a deformação da cratera submarina de Tore a 200 Km a oeste de Peniche, inicialmente circular, e com eixos maior de 120 e menor de 90 Km. O que nos levou a considerar a presença de mega Impactos com 90 MA de idade na costa portuguesa. A Impactotectónica é assim uma realidade que complementa a Tectónica de Placas. O trabalho continua e agora tentamos, com Luís Matias e Rui Taborda, uma versão analítica de teoria que a suportaria (ainda) mais solidamente. Parafraseando um colega da Tectónica: "Nunca digas que as rochas sofrem deformação mas sim as placas gozam com a deformação..." Finalmente devo agradecer o apoio de várias Instituições e colegas que tornaram a maturação e escrita do livro possível, e que são citados no Prefácio. O livro é dedicado aos meus Professores em Tectónica, que me ensinaram o que sabiam e que esse saber deve ser posto em causa sempre que necessário.


Bjinhosss.... Boa pergunta!!!

2007-02-15 13:27:40 · answer #3 · answered by Alê na área! 2 · 2 1

região de subducção ou zona de Benioff-Wadati, é uma área de convergência de placas tectónicas, onde uma das placas desliza para debaixo da outra. As zonas de subducção são áreas onde o alastramento oceânico iniciado dos rifts encontra compensação, isto é, onde as placas desaparecem. Este movimento descendente provoca a fusão parcial do manto subjacente e induz vulcanismo.

As maiores zonas de subducção encontram-se no Oceano Pacífico, ao largo da costa Oeste da América do Sul e América do Norte. A cordilheira dos Andes e os seus vulcões é o maior exemplo de vulcanismo associado a zonas de subducção.

Fossas oceânicas, como a Fossa das Marianas, são formadas por zonas de subducção.

As zonas de subducção são potenciais focos sísmicos. Os terramotos de consequências mais devastadoras estão normalmente associados a este enquadramento geológico. A fricção das duas placas pode provocar a libertação repentina de enormes quantidades de energia, que resulta no terremoto.

2007-02-15 10:25:21 · answer #4 · answered by Mestrinho 4 · 3 2

Acho que a resposta vai tremer, ou seja, vai causar terremoto. kkk

2007-02-15 11:32:47 · answer #5 · answered by L U K E 7 · 0 5

fedest.com, questions and answers