English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sou ex-aluno da rede pública de ensino entrei na universidade por esforço, em um curso de prestígio, mesmo assim tenho dificuldades em acompanhar algumas disciplinas, assim como muitos de outros colegas, agora eu pergunto "cotas" isso resolve as diferenças sociais ou só estariam enchendo a universidade de pessoas despreparadas?

2007-02-15 08:09:10 · 19 respostas · perguntado por ? 2 em Sociedade e Cultura Serviço Social

19 respostas

Já respondeu! Enchendo as universidades de pessoas despreparadas. Já não basta os açougueiros que temos atualmente e que foram formados sem cotas??

2007-02-15 08:13:43 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Sou contra! Essa medida acaba beneficiando pessoas que não estão devidamente preparadas para as faculdades. Além disso, se configura em discriminação.

2007-02-15 16:16:41 · answer #2 · answered by Tio Fernando 3 · 2 0

Não acho certo.

2007-02-15 16:15:09 · answer #3 · answered by Veterana. 7 · 2 0

Amigo, você já respondeu à sua pergunta. Eu também cursei uma universidade federal e ingressei pelos meus próprios méritos e senti dificuldade no acompanhamento do curso. Sempre fico imaginando essa questão das cotas exatamente por esse problema. De repente acharam que ingressar na universidade resolveria todos os problemas dos "cotistas". Como se não fosse necessário ter condições de absorver o que lhes é ensinado e principalmente concluir a faculdade. As primeiras experiências já tem mostrado que uma grande porcentagem desses alunos abandonam o curso durante o 2º ano. Falta-lhes dinheiro para o transporte, para os livros, suas notas são abaixo da média, ficam em dependência e acabam por abandonar o curso. Qual o sentido disso? E aqueles que chegarem ao final e se formarem? Serão bons profissionais? Conseguirão se desenvolver na profissão? Gostaria de deixar claro que não tenho nada contra os negros nem contra os pobres (eu também sou pobre). Só acho que o governo começou pelo fim. A solução para a exclusão obrigatoriamente passaria pela melhora do ensino público de 1º grau e de 2º grau, para dar a esses alunos condições de competir em condições de igualdade com os alunos vindos da rede particular. Que alguém me corrija se eu estiver errada, por favor.

2007-02-15 19:48:58 · answer #4 · answered by lilinha32 7 · 1 0

Aceitar este sistema de cotas não é a melhor opção para os negros. O que eles precisam lutar é para que o ensino fundamental e o médio seja de qualidade para que eles possam entrar na faculdade por mérito, e não por esmola. E pergunto ainda.....o que adianta ter um diploma que vai ser visto no mercado de trabalho como um diploma que não foi conquistado pelas vias corretas?

2007-02-15 17:01:45 · answer #5 · answered by Katte 6 · 1 0

O sistema de cotas é uma enganação: faz de conta que é democrático, mas só inverte o privilégio. O ingresso em qualquer coisa - universidade ou trabalho - deve se dar por mérito. O simples fato de ter estudado em uma escola pública ou de ser negro não garante que o aluno seja bom, ou o melhor que poderemos ter. Nem corrige nenhuma injustiça, uma vez que o futuro profissional não será competente o suficiente e vai morrer na praia. O que o Brasil precisa é de gente competente, não de novos privilegiados sem condições de construir uma grande nação.

2007-02-15 16:19:00 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 0

acho isto uma palhaçada do governo, porque quem é bom e esforçado mostra o seu talento até debaixo d'agua.
aqueles que não tem condições financeiras suficientes sabem que se quiserem tem que correr atrás do sonho.

2007-02-19 08:33:00 · answer #7 · answered by jaildão 3 · 0 0

Eu concordo, e você verá daqui a 25 anos a mudança na nossa sociedade.

2007-02-19 08:00:00 · answer #8 · answered by bunkerjerico 4 · 0 0

Quem te disse que os cotistas são despreparados?
Eu estudo em uma universidade federal e temos o sistema de cotas. Aqui, são os cotistas que tem o melhor desempenho. Isso prova que não são despreparados coisa nenhuma. O que acontece é que por causa da discriminação e do racismo, os negros não têm as mesmas condições que os brancos que estudam em escolas particulares (onde 97% dos alunos são brancos) e tem dinheiro pra pagarem cursinhos preparatórios...

A maioria dos negros não tem dinheiro pra pagar por uma boa preparação, mas isso não significa que sejam despreparados.

No meu curso, só tem 20% de negros. Mas a população daqui é de 47% de negros.. Isso é mera coincidência?
Não! é racismo mesmo.
apesar de não ser cotista sou a favor do sistema

Acredito que as cotas não são a melhor opção e como você mesmo disse elas não resolvem as diferenças sociais. O ideal seria que o governo desse a todas as pessoas as mesmas condições, que todas as escolas públicas tivessem qualidade igual ou superior a das particulares. Mas enquanto isso não acontece, não podemos esperar... Temos que corrigir isso, dando aos negros as mesmas oportunidades

2007-02-18 18:49:45 · answer #9 · answered by Srtª Plenilúnio 6 · 0 0

Está na hora de parar de ser hipócritas e admitir que no Brasil existe SIM preconceito!
Que balela é essa de cotas para alguma cor? Para essa cor ter oportunidade na vida! QUER MAIS DISCRIMINAÇÃO QUE ESSA?Porque o ensino publico não é bom como das escolas particulares? Porque a maioria dos professores da rede pública não tem Universidade? Porque interessa para o governo um povo sem instrução suficiente para competir com eles, que sejam medíocres a vida toda pela falta de ensino qualificado. Nos Colégios particulares...nem pensar de um professor não ter curso superior...eles não admitem, porisso que os alunos dessas escolas têm mais chances de entrar na USP e ter mais subsídios para acompanhar as aulas universitárias...a base é tudo. O correto é isso: educação de nível para todos. Só pra exemplificar: minha amiga colocou o filho numa escola pública e qual não foi a supresa ao constatar que o filho tinha sido alfabetizado e aprendido a escrever passarinho com ç....pode isso? a professora dele tinha feito o antigo normal....normalista sabe lá Deus formada onde. Não precisa nem dizer que ela mudou rapidinho o menino pra escola particular né?
Um absurdo.

2007-02-18 09:05:51 · answer #10 · answered by CAROL 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers