Lutero, Martinho (1483-1546), teólogo e reformador religioso alemão, iniciou a Reforma protestante. Personagem fundamental da história moderna européia, sua influência alcançou não somente a religião, mas a política, a economia, a educação, a filosofia, a linguagem, a música e outras áreas culturais. No verão de 1512, doutorou-se em Teologia na Universidade de Wittenberg e assumiu a cátedra de Teologia Bíblica, que conservou até a morte. Foi atuante pregador, professor e administrador. Ao estudar o Novo Testamento para a preparação de suas aulas, convenceu-se de que os cristãos são salvos não por seus próprios esforços e méritos, mas pelo dom da graça de Deus, aceita pela fé.
Em 1517, expôs, na porta da Igreja de Todos os Santos de Wittenberg, suas 95 teses, escritas em latim (ver Língua latina), contra a venda de indulgências. Lutero defendeu suas opiniões, energicamente, nos debates universitários públicos em Wittenberg e outras cidades. Em 1520, esta posição acabou provocando um inquérito, por parte da Igreja romana, que acabou com a condenação a seus ensinamentos e sua excomunhão pelo papa Leão X. Na Dieta de Worms pediram-lhe que se retratasse ante as autoridades seculares e eclesiásticas, mas ele se negou. O eleitor Federico, o Sábio, manteve-o em seu castelo de Wartburg, onde Lutero iniciou a tradução do Novo Testamento do original grego (ver língua grega) para o alemão (ver Língua alemã), importante contribuição para o desenvolvimento da língua alemã. Em 1529, publicou seu Pequeno catecismo onde explica, em linguagem simples, a teologia da Reforma evangélica. Proibido de assistir à Dieta de Augsburg por ter sido excomungado, Lutero delegou a defesa dos reformadores, formulada na Confissão de Augsburg (1530), a seu colega e amigo, o humanista Felipe Melanchthon. Sua influência estendeu-se ao norte e a leste da Europa e seu prestígio contribuiu para que Wittenberg se tornasse um centro intelectual.
Destacam-se, entre outras obras, Da liberdade do cristão (1519), Manifesto à nobreza cristã da nação alemã (1520), O cativeiro babilônico da Igreja (1520) e Da Escravidão do Arbitrio (1525).
Ver também Protestantismo.
2007-02-15 08:31:14
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Lutero não foi enviado por Deus ou foi um profeta. Lutero foi um homem bastante inteligente e que soube usar a política da época a seu favor.
2007-02-15 11:49:17
·
answer #2
·
answered by tina l 4
·
1⤊
0⤋
Filho, você deveria estar conduzindo seu pensamento em outra direção. Não importa quem foi Lutero, e sim o que ele iniciou. Lutero iniciou uma nova fase na humanidade. Livrou a Europa das garras da diabólica igreja romana, mudando o curso da história. Ninguém é perfeito e Lutero não fugia à regra. Contudo, o movimento iniciado por ele permitiu liberdade de culto para a humanidade, coisa rara até então, pois a igreja romana matava queimado quem não fosse seu membro. Além do mais, basta olhar os FATOS. Lutero estava certo em gênero, número e grau. Não dava mais para suportar os absurdos cometidos pelo catolicismo. Era necessário que alguém fizesse alguma coisa. Não se pode negar a história.
2007-02-15 15:12:21
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Nenhuma coisa nem outra. Lutero foi um crítico da igreja católica no seu tempo. Somente a partir dele a igreja implantou a Reforma ou a Contra Reforma, revendo alguns dogmas e reafirmando outros.
2007-02-15 13:19:15
·
answer #4
·
answered by masaju 6
·
0⤊
0⤋
Lutero era um pobre pároco de uma aldeia perdida. Um dia perdeu o saco e resolveu afixar na porta da igrejinha que ele cuidava 95 teses que ele entendia, que se fossem aplicadas, corregiria o rumo da igreja católica. Ele já havia escrevido ao papa, mas este, grande autoridade, nem deu bola ao que aquele humilde padre local queria dizer. Acho que nem leu a carta. Quando entenderam o que ele tinha a dizer foi excomungado e aí os amigos dele tomaram sua dores, protegeram-no e publicaram suas idéias. Deu o que deu, mas Lutero nunca foi luterano.
2007-02-15 13:10:06
·
answer #5
·
answered by Zé Paulo 7 3
·
0⤊
0⤋
Lutero revolucionou a igreja com o movimento chamado "Reforma", for perseguido, excomungado da igreja (pois era Padre) porque começou a ler a Bíblia, testemunhar e ensinar a verdade a quem se interessasse conhece-la, portanto, foi um profeta, principalmente pq começou a desmascarar a grande mentira que existia na igreja que era a venda de indulgencias, ou seja: as pessoas compravam o perdão dos seus pecados, é mole?
Para maiores esclarecimentos, leia de Ellen Whitte "O GRANDE CONFLITO"
2007-02-15 11:53:36
·
answer #6
·
answered by passos 3
·
0⤊
0⤋
Meu vizinho diz que foi enviado por Deus.Ele salvou um gato e adota tudo que é menino de rua.Talvez seja, talvez não, eu é que não discuto com o velho, nem com professores de história.
2007-02-15 11:49:49
·
answer #7
·
answered by miss mccay 2
·
0⤊
0⤋