A primeira favela surgiu no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, junto à Central, no início do século. Sua população era formada pelos (soldados) sobreviventes da Guerra de Canudos, que foram autorizados a construir barracos em terrenos sem valor de mercado, como recompensa aos serviços prestados à Pátria. O nome Favela teve aí a sua origem. E a partir daí a palavra "favela" passou a ter um significado tão simbólico do Brasil quanto as cores verde e amarela.
2007-02-15 00:00:49
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A origem do termo se encontra no episódio histórico conhecido por Guerra de Canudos. A cidadela de Canudos foi construída junto a alguns morros, entre eles o Morro da Favela. O Morro de Favela possui este nome porque o morro era coberto de uma planta, chamada de favela. Os soldados que foram lutar na região, ao voltar ao Rio de Janeiro, em um certo momento deixaram de receber seu soldo e passaram a morar em construções provisórias instaladas em alguns morros da cidade, juntamente de outros desabrigados. A partir daí, estes morros passaram a ser conhecidos como favelas, em referência à "favela" original. A planta se denomina fava, que segundo Mestre Lua de Bobó(BA), era utilizada para "fechar o corpo".
++
2007-02-15 08:01:52
·
answer #2
·
answered by ♡Sophia♡ 7
·
1⤊
0⤋
Surgiu de pessoas da zona rural iludidas com a vida na cidade grande e sem instruções e educação para ter trabalho qualificado. As favelas são resultados do êxodo Rural.
2007-02-15 08:26:06
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
favela foi o nome que os ricos deram, para menosprezar mais ainda e rotular todos os moradores dos locais denominados, favela na verdade é o modo mais simples de excluir, censurar, e revoltar uma pessoa... é uma maneira que o governo achou de manter as pessoas desinformadas, traficando, roubando, matando uma as outras... embora n pareça isso da mto lucro, mais n p mim, e talvez p vc tbm;;;
2007-02-15 08:07:15
·
answer #4
·
answered by Johnny Amaro 5
·
0⤊
0⤋
O Brasil se chama Brasil devido ao pau Brasil. Por mais curioso que possa parecer, favela é também nome de uma árvore !
Favelas são assentamentos humanos espontâneos e não convencionais, por isso carentes de arruamento e serviços de saneamento básico, nos quais as habitações são construídas geralmente pelos próprios moradores, em áreas de domínio público ou em propriedades particulares abandonadas. As favelas surgem quase sempre em terrenos de menor valor imobiliário, situados em encosta ou sujeitos a inundação.
Conforme já dito pela colega acima, a primeira favela surgiu no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, junto à Central, no início do século. Sua população era formada pelos (soldados) sobreviventes da Guerra de Canudos, que foram autorizados a construir barracos em terrenos sem valor de mercado, como recompensa aos serviços prestados à Pátria. Em Canudos, na Bahia, havia uma encosta chamada de Morro da Favela, que, por sua vez, é uma planta típica das caatingas. O nome Favela teve aí a sua origem. E a partir daí a palavra "favela" passou a ter um significado tão simbólico do Brasil quanto as cores verde e amarela.
A Favela [Cnidoscolus phyllacanthus (Muell. Arg.) Pax et K. Hoffm] é uma árvore nativa do Brasil, que ocorre na região semi-árida. Apresenta extraordinária resistência à seca, pertence a família Euphorbiaceae, com fruto tipo cápsula tricoca, deiscente . Uma característica marcante da espécie é a presença de espinhos, que é abundante e sua picada causa sensação desagradável a pessoas que, inadvertidamente, tocam as suas extremidades pontiagudas.
Pode ser usada para alimentação animal e humana. A folha madura e a casca servem de forragem aos caprinos, ovinos, asininos e bovinos e suas sementes, podem ser utilizadas na avicultura e suinocultura.
Na dieta humana a espécie apresenta-se como uma alternativa para a produção de óleo comestível e de farinha (conhecida popularmente como "fuba de favela"), esta rica em sais minerais e, principalmente, em proteínas. A casca da favela é usada na medicina popular como cicatrizante. Estudos recentes apontam a importância da planta para extração de produtos farmacêuticos para a fabricação de remédios antibióticos e analgésicos.
Outras referências sobre a importância econômica da espécie estão no seu uso energético, serraria e na recuperação de áreas degradadas.
O estudo com a favela foi iniciado em 1937 pelo botânico Phylipp Von Lutzelburg. Este botânico estudou o xerofilismo da vegetação nordestina, esclarecendo porque as plantas resistem à seca e ressurgem fisiologicamente com folhas, flôres e frutos, mal aparecem as primeiras chuvas. Na década de 70 a Universidade Federal do Ceará iniciou o estudo com a favela e atualmente várias instituições do nordeste muitas vezes em parceria com instituições do Sudeste, vem desenvolvendo trabalhos científicos com esta espécie oleaginosa.
2007-02-15 08:04:18
·
answer #5
·
answered by kao kabeci ilê 7
·
0⤊
0⤋