Está rolando grande polêmica em relação à questão da maioridade penal. A maioria daqueles que são contra, alegam que isso não resolve o problema da segurança.
Ora, me espanta, os especialistas que detem o poder de decidir o tema, julgarem que segurança pública se resolve com uma ou outra solução. Segurança pública demanda um conjunto de soluções, e a maioridade penal aos 16 anos (melhor seria aos 14 anos) é uma medida que iria contribuir num conjunto de soluções.
O que eu vejo que está ocorrendo é que várias lideranças prefrem ficar "em cima do muro" a fim de evitar confrontos em qualquer tema que causae alguma polêmica.
Ontem, a policia do Rio deteve um garoto de 12 anos que matou a avó a facadas e estava enterrando o corpo... Não podemos ser hipócritas e idealistas qundo se trata de segurança, é preciso trabalhar em cima dos fatos e não daquilo que "seria ideal".
O menor é o marginal que mais mata nas ruas, você sabiam disso? Porque tanta polemica?
O que você acha?
2007-02-14
22:20:15
·
10 respostas
·
perguntado por
Oráculo!!!
5
em
Governo e Política
➔ Polícia e Aplicação da Lei
Ótimas respostas!!
2007-02-14
23:33:06 ·
update #1
Medico24hs, eu entendo o seu ponto de vista, mas discordo com a questão dw que as medidas não devam se tomadas de maneira urgente. A re-estruturação cultural e social levará décadas (se começar hoje!), e precisamos de medidas para, se não resolver, ao menos amenizar o problema de imediato.
É preciso sim caçar os criminosos de colarinho branco, cobrar compromissos dos nossos políticos, etc. Porém, de imediato, é preciso haver maior repressão, pois essa a única coisa que poderá ao menos conter o avanço da criminalidade até que tenhamos uma solução mais ampla.
As pessoas parecem estar preocupadas com o fato de um menor ser condenado à prisão. Ora, hoje o menor é encaminhado à Febem que nada resolve na sua recuperação, e pior, os bandidos comumente recrutam menores em sua sações justamente para escaparem da cadeia. Não dá para ficar esparando mudanças sociais demoradas, é preciso mudar essa realidade já.
2007-02-14
23:40:23 ·
update #2
Complementando: eu acredito que um menor deva ter um encaminhamento especial no sentido de se tentar sua recuparação, porém as penas devem ser dadas segundo o crime que cometeu, não importando a idade.
O que ocorre hoje? O menor mata ou então assume a culpa de um maior, vai para Febem, e lá apenas piora, pois a miorais da sunidade sda Feben são verdadeiras escolas do crime. Volta rapidinho para as ruas, mata de novo, volta para a Febem, sai, mata novamente... Isso é cuidado com o menor? Para mim, isso é hipocrisia!
Todas as vezes que tive uma arma apontada para mim, foi pela mão de um menor. A maioria dos crimes que acontecessem na sruas são por mãos de menores. Isso é fato!
O Lula defende mudança socias. Concordo com ele, acho lindo e acho que ele tem contribuidio para isso em seu governo de alguma fora, Porém, o efeito das mudanças, caso todos os futuros governam invistam pesadamente nisso, levará no mínimo décadas, mas precisamos de mais segurança ONTEM..
2007-02-14
23:52:19 ·
update #3
Eu acho que tem vagabunda demais colocando filho no mundo e não dá valores na infância, não dá equilíbrio emocional, estrutura, orientação para a vida, e depois eles crescem e cometem todos os tipos de atrocidades, e elas vão para a porta da FEBEM reclamar que o 'filhinho' está sendo maltratado, com o apoio dos 'direitos humanos' e dos padres bi.c.has, e quem paga pelos descasos somos nós, são as mães que cuidam e zelam pelos seus filhos, que educam de verdade, são as mães que amam de verdade.... e esses políticos ordinários estão somente preocupados com os eleitores ... por que com 16 anos já se vota.... então eles devem pensar que podem queimar seu filme com os menores..... menores que matam, estupram, se drogam, ...e por aí vai.... Deveriam é castrar um bando de mulher saf.a.da pra não gerarem esses elementos....
2007-02-14 22:37:32
·
answer #1
·
answered by ♫ Sonia Cal ♫ 6
·
2⤊
0⤋
Acho que tem que haver debate, sim, porque está se definindo o futuro de toda uma geração. Noto que o ser humano tem uma facilidade enorme para incriminar e um comodismo que chega a ser nojento quando se trata de lutar, na prática, pela igualdade de direito entre os homens. O que se vê é muita falácia sobre indignação, mas chame as pessoas para atos públicos e os mesmos indignados acharão mil desculpas para não ter que doar um pouco do seu "precioso" tempo. Como desejar que bandidos do colarinho branco, que matam indiretamente (com seus desvios ou inércia) centenas de brasileiros todos os dias...
como desejar que esses possam definir o destino alheio?
Devia sim, existir primeiro, justiça pra quem rouba a esperança do povo, que ao não serem punidos, viram espelho negativo para os seres em formação, que pela sua ignorância, crê que o crime compensa, esquecendo-se que a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco.
Como cobrar da vida se não se propicia a vida?
2007-02-14 22:43:10
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Realmente a mudança da maioridade penal não é algo tão simples assim.. é sabido que crimes hediondos são cometidos por crianças de 10, 12, 14, 16 anos, mas fixar nossa visão exclusivamente na faixa etária do infrator é algo no mínimo ingênuo, haja visto toda uma situação que vem por detrás destes filhos de nosso sitema.
Por infelicidade vivemos emum país que historicamente não se dedida aos seus filhos, a falta de cultura ainda é instrumento de manutenção de poder, alienação é arma política e o pior de tudo, nosso povo é instrumento para os interesses de uma classe que detem 90% da riqueza do país. Vale lembrar que a má distribuição de renda chega ao ponto onde uma minoria de 10% detem 90% da riqueza e os 90% da população restante os outros 10% que sobraram. Parece bobagem falar de tudo isso quando o assunto é maioridade penal, mas não é.
Como distinguir em um sistema judiciário falho e porque não dizer facilmente corruptivel, o que seria um crime gerado por uma situação de miséria absoluta, de um crime doloso?
Como saber se o fruto do roubo de um menino de 12 anos que acabou resultando em uma morte por disparo, não foi para dar aos outros 5 irmãos, pai e mãe o que comer, ou do contrário, como saber se este mesmo menino não usou do roubo para sustentar o vicio por drogas. E mesmo que seja para sustentar o vicio, onde está o estado que deveria dar as condições para que este menor tivesse saude, minimas condições de vida e dignidade enquanto cidadão... eduação é comprovadamente uma poderosa arma para afastar nossos filhos dos males da sociedade.
Estas crianças, menores, tem ese direito assegurado pela constituição federal.... agora vem a pergunta crucial, o que é mais justo... baixar a idade penal para punirmos sem distinção de situação, ou cobrar dos detentores do poder politico que façam por nosso povo o que é deles por direito e nunca foi valorizado? Deve sim existir medidas penais mais graves em casos específicos, mas dai baixar a idade de responsabilidade penal, seria punir um formgueiro pela falta de responsabilidade de 1 formiga. Temos que ter uma visão mais sistemica, deixar de lado a indignação do momento e buscar as causas para extirpar este mal, não basta tratar e mascarar os sintomas, devemos tratar e curar o mal endemico do descaso com nossa população.Parece utopia quando escutamos assim, masi paises qe promoveram revoluções culturais acreditaram nesta utopia, e hoje sim podem baixar a idade de repsonsabilidade criminal por estarem convictos de terem feito seu trabalho para seu povo... mas nós??? Não, ainda fala muito.
2007-02-14 23:26:04
·
answer #3
·
answered by Medico24h 2
·
1⤊
0⤋
A polêmica são dos deputados e senadores, a população não tem dúvidas, a maioria aprova a redução da maioridade penal. As dúvidas dos senadores e deputados são na realidade produtos dos lobistas que atuam em Brasília para defenderem os interesses dos "bacanas " que têm filhos menores envolvidos nesse tipo de crimes. Por exemplo os "bacaninhas" menores que queimaram vivo e mataram um índio em Brasília por diversão. Portanto a dúvida deles estão relacionados com os interesses deles e eles não querem ser vítimas da própria lei aprovados por eles mesmos, leis estas , que foram criadas propositalmente com várias brechas para que os bacanas pudessem se livrar da pena criminal pesada...por isso somente os pobres e negros sofrem penas pesadas quando roubam margarina, 250g de bife..... Pode crer que os governantes não irão mexer na lei penal nem reduzir a maioridade penal...pois os mesmos são marionetes dos bacanas poderosos...
2007-02-14 22:50:48
·
answer #4
·
answered by kARALEGAL_777_ 7
·
1⤊
0⤋
Eu já fiz uma pergunta no yahoo respostas que diz o porque dessa polêmica.
Na minha opinião é porque a dor ainda não bateu na casa dos poderosos que podem mudar essa situação, quando eles começarem a ser mortos por menores, terem seus filhos mortos por menores, eles vão tomar uma decisão.
O engraçado é que os menores de 18 e maiores de 16, tem direito de votar nas eleições assim como uma pessoa adulta, então se eles já tem capacidade de escolher certo um político, ele também tem capacidade de arcar com seus atos.Vc não acha?
Bjs!!!
2007-02-14 22:37:58
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Não é polêmica o fato de mudar a lei e sim indignação de um povo que não tem mais para onde correr.
Eu concordo com tudo que seja feito no intuito de resolver a criminalidade em nosso país. O que debato aqui é a eficiência disto, num país que vive um caos social e tem um código penal ultrapassado.
Verifique as raízes dos problemas e verá que há anos isto era uma bomba relógio prontinha para estourar.
Tudo tem ínicio em problemas socias, na desigualdade, falta de estruta familiar e hoje o crime organizado arrumou um jeito de tirar um proveito disto. Levando muitos ao caos e a completa perdição.Demonstrando ter muito mais astúcia e inteligência que nossos governantes.
Acho que tudo é válido e bem vindo neste momento onde muitos agonizam pela sede de viver.
Discutimos aqui o fato de nossas leis não funcionarem como deveriam.
Isto causa a polêmica.O desrespeito e falta de consideração com o próximo, por parte de nossos governantes.
Indignação causa polêmica.
2007-02-15 02:46:19
·
answer #6
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋
É 14 anos e pronto!
Sou adepto daquela frase
de quem tem c.u tem medo!
2007-02-14 23:26:56
·
answer #7
·
answered by ? 7
·
0⤊
0⤋
Encontrar a solução ideal a curto prazo será difícil. Inocentes não deveriam ser obrigados a pagar pelas falhas que os nossos governos tem cometido. Acredito que tem que ter uma solução imediata pra amenizar a ameaça. Pra mim esta solução seria endurecimento de penas e, sim, maioridade penal a 16 anos. Esses adolescentes assim como criminosos adultos tem que saber que sofrerão conseqüências pelo que fizerem de errado. O criminoso hoje em dia não se contenta mais em dar um tiro ou uma simples facada. Ele precisa ver dor e sofrimento pelo que faz. A crueldade aumenta cada vez mais. Um ponto a considerar nessas mudanças seria adolescentes em prisões separadas de adultos mas prisão firme e o tempo de acordo com o crime cometido.
2007-02-14 22:39:48
·
answer #8
·
answered by Noé 3
·
0⤊
0⤋
Um país só muda pela Educação e Inclusão social.
2007-02-14 22:31:11
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Yes, quanto mais adolescentes condenados... melhor man!
Afinal, eu "condenei" alguns a morte, mas, disso eu não me recordo...
2007-02-14 22:27:42
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋