English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

9 respostas

Motivo :

Irada com mais uma traição de seu marido Júpiter, Juno fez com que Hércules perdesse a cabeça e, em um ataque de loucura, matasse seus filhos e sua esposa Mégara. Felizmente Hércules recobrou a sanidade antes de matar a esposa, mas aterrorizou-se ao ver seus filhos, queimados no chão.

O oráculo de Apolo informou a Hércules que somente submetendo-se ao medroso Euristeu, soberano de Micenas, durante doze anos, e cumprindo doze trabalhos, seu crime seria redimido. E assim ele fez.

1. O Leão da Neméia

Como primeira missão, Hércules é enviado para matar um terrível leão de pele invulnerável que vem matando pessoas e animais na Neméia. Hércules procura dias e dias pelo leão, sem ajuda de ninguém, que teme sequer citar o nome do animal. Enfim, encontra o leão perto de uma caverna - sua toca.

Fechando uma das saidas da caverna, Hércules encurrala o animal e então, em uma luta corpo a corpo, acaba por estrangulá-lo. Usando as próprias garras do animal, Hércules tira a pele e a cabeça do animal, que mais tarde tornariam-se suas armas, por serem impenetráveis, e leva o corpo para a porta da cidade de Micenas, para provar seu trabalho cumprido.

Júpiter transforma então o leão em uma constelação, para que todos se lembrem da vitória gloriosa do filho.

2. A hidra de Lerna

Nascida da ninfa Equidna (metade humana, metade serpente) e de Tifão, a Hidra de Lerna possui cem cabeças, de onde solta perigoso veneno, e uma cabeça central, imortal. Se uma das cabeças for cortada, esta regenera. Foi criada pela própria Juno para servir de prova à Hércules.

Com a ajuda de seu sobrinho Iolau, Hércules avança contra a hidra e, depois de grande batalha, Hércules corta a cabeça central e a enterra numa vala profunda e coloca um enorme rochedo sobre ela - assim ela não poderá se regenerar. Então corta as cem cabeças restantes e pede para seu sobrinho queimar a floresta vizinha, onde queima a ferida das cabeças cortadas para impedí-las de se regenerar. Antes de partir, embebece suas flechas no veneno da hidra, tornando-as mortais para sempre.

3. O Javali de Erimanto

Um terrível Javali gigante e forte aterroriza a região do Erimanto, fronteira entre a Acaia, a Arcádia e a Élida. É contra este gigantesco Javali que Hércules deve lutar. No caminho, tentando imaginar como vencer sem ferir-se, Hércules surpreende-se com sua idéia.

Hércules chama o gigantesco Javali na porta de sua toca, ele sai - Hércules recua e continua chamando-o. O Javali persegue Hércules, mas não repara na armadilha : é inverno, a neve está espessa, e as patas do Javali afundam na nave, fazendo-o exaurir sua energia. Depois de algum tempo, o animal cai exausto. Tudo que Hércules tem que fazer é pegar o animal e levar para Euristeu como prova de sua terceira tarefa cumprida.

Ao chegar com o javali, Euristeu apavora-se com o animal e corre para esconder-se dentro de um vaso que ele mandara fazer para esconder-se. Hércules ri muito do pânico do usurpador.

4. A cerva Cerinita

Um dia a jovem Taígete caminhava na floresta com sua cerva Cerinita quando foi atacada por Júpiter, atráz de mais amor. No entanto, Diana que ali passava, impede o Deus de violentar a jovem. Agradescida, a jovem dá a cerva Cerinita para Diana. Nenhum caçador, nenhum Deus, ninguém jamais perseguiria a cerva protegida por Diana.

Esta é a missão de Hércules : capturar a cerva - tudo parte do plano de Juno de criar mais remorsos em Hércules, obrigando-o a capturar uma cerva indefesa. E assim faz Hércules, persegue a cerva e, quando esta tenta atravessar o rio Ladão, exausta, Hércules lança-lhe uma flecha.

No caminho de volta, encontra Diana e Apolo. Hércules tem como única explicação dizer que fora obrigado por Euristeu, era tarefa de expiação. Os deuses, comovidos, perdoam-no e permitem-lhe passar com a cerva.

5. Os pássaros do lago Estinfalo

Fugindo dos lobos de sua região, os pássaros aninham-se no lago Estinfalo, onde reproduzem-se sem inimigos e formam uma legião que devora as plantações, acaba com florestas - é a nova missào de Hércules eliminá-los.

Chegando no lago, cheio de restos de animais mortos, Hércules procura pelos pássaros e não os encontra. Cansado, deita-se e dorme. Acorda em meio ao perigo : os pássaros estão nas árvores próximas, preparando-se para atacar os camponeses. Hércules então pega o presente que Minerva - a Deusa da sabedoria - havia lhe dado : Castanholas de bronze confeccionadas por Vulcano. Batendo fortemente as castanholhas, Hércules afugenta os pássaros que, no ar, tornam-se alvos fáceis. Então, um a um, Hércules abate-os com suas flechas envenenadas - missão cumprida.

6. Os estábulos do rei

Augias, filho do Sol e do rei Elis, herdara um imenso rebanho. No entanto, preguiçoso, nunca limpara os estábulos, que acumulam esterco. Como prova de humilhação, Euristeu ordena à Hércules que limpe os estábulos e com o esterco adube o solo da região. Hércules não se contém de ódio, mas vai para seu sexto trabalho.

Chegando lá, combina com Augias o pagamento : a décima parte dos rebanhos. Augias aceita, duvidando que Hércules cumpra a tarefa. Hércules então abre uma fresta no estábulo, desvia o curso dos rios Alfeu e Peneu de forma a passar pela fresta e, na saida, correr por toda a região, espalhando o esterco.

Augias, indignado com a facilidade com que Hércules cumpriu a missão, nega-se a pagar. Seu filho, Fileu, alia-se à Hércules cendurando o pai. Augias expulsa ambos de seu reino. Mais tarde, quando os 12 trabalhos estavam completos, Hércules voltaria com grande armada, destronaria Augias e colocaria Fileu em seu lugar. Em um momento de felicidade, ele então inauguraria os jogos Olímpicos para comemorar suas vitórias.

7. O Touro de Creta

Três gerações antes da guerra de Tróia, o arrogante Minos, filho de Júpiter, governa creta e, para provar que tem proteção divina, afirma que qualquer pedido aos deuses lhe seria atendido. Para provar, pede à Netuno que um Touro saia das águas, prometendo ao Deus que o sacrificaria em seu nome. Netuno ouve o apelo e cria um belo Touro que emerge das águas. No entanto, encantado com a beleza do Touro, Minos nega-se a matá-lo. Netuno irrita-se e para vingar-se enlouquece o touro e o faz lançar fogo pelas narinas - espalhando o terror em Creta.

Como sétimo trabalho, Hércules deve matar o monstro. Com sua força, Hércules aprisiona o touro e leva-os a Micenas.

8. Os cavalos de Diomedes

Bistônia, reino de Diomedes - o que odeia forasteiros. Ele possui quatro cavalos : Podarge, Lampo, Xanto e Dino, monstruosos animais que lançam fogo pelas narinas e alimentam-se unicamente de carne humana. Da carne de qualquer forasteiro que surja em Bistônia. O oitavo trabalho de Hércules é trazer estes cavalos até Micenas.

Já na entrada de Bistônia Hércules encontra corpos dilacerados e uma criança que afirma que os cavalos haviam devorado seus pais e irmãos. Em profundo ódio, no fundo do coração pela primeira vez Hércules sente que poderia agradescer à Euristeu, que lhe ordenara liberar daqueles monstros centenas de indefesos estrangeiros.

Ao chegar no palácio de Diomedes, o encontra saindo para passear com seus cavalos. Ao ver Hércules, os cavalos avançam, Diomedes ri sem parar, divertindo-se com o fogo e a ferocidade dos animais. Em acesso de ódio, Hércules atira-se contra Diomedes, estrangula-o e joga-o, já morto, aos cavalos, que o devoram. Hércules é quem ri agora.

Amansados em sua fome, os animais são conduzidos à Micenas, onde pela primeira vez o rei homenageia ao corajoso Hércules, e consagra os cavalos à Juno.

9. O Cinto do poder para Admeto

Nada que sua filha peça Euristeu não consente, e desta vez Admeto quer o cinto do poder, pertencente à Hipólita, rainha das Amazonas. Cabe à Hércules a tarefa de ir buscá-lo.

Ao chegar em Temiscira, porto das Amazonas, Hércules e sua tropa são bem recebidos pelas Amazonas, incluindo Hipólita, e o cinto um dia dado a ela por Marte. O encontro é agradável e doce, até que Juno percebe e resolve interferir. Tomando o aspecto de uma Amazona, Juno afirma que Hércules pretende raptar Hipólita. As Amazonas atacam o herói que, sentindo-se traido, mata Hipólita e arrebata-lhe o cinto. A vaidosa Admeto agora passa seus dias admirando-se no espelho, com o cinto do poder, imitando a infeliz rainha das Amazonas.

10. Os bois de Gerião
Em Eritéia, além do Oceano, vive Gerião, um gigante de três cabeças. Gerião tem um rebanho de bois, que confia aos cuidados do mortal Euritião e do cão Ortro, de múltiplas cabeças e dorso de serpente. Compete à Hércules capturar os bois e levar à Micenas.

Com suas forças e, talvez, com a ajuda dos Deuses. Hércules chega até a longíngua Eritéia. Tão logo chega, depara-se com Ortro. O Cão ataca-o, mas Hércules, num golpe certeiro, atira-o ao chão, já sem vida. Euritião aproxima-se, ouvindo o barulho da luta, mas só encontra também a morte. Hércules descança, podera-se dos bois e prepara-se para partir, mas Gerião havia sido informado de sua presença pelo pastor Menete, que a tudo vira. O Gigante, inflamado de cólera, acorre em defesa dos animais, mas só encontra a morte nas flechas de Hércules.

Na volta, um enchame de moscardos - gigantescos insetos enviados por Juno - dispersa o rebanho. Depois de árduos esforços o herói consegue reunir alguns dos animais e retornas a Micenas.

11. Cérbero
A décima primeira missão de Hércules é levar até a presença de Euristeu o medonho cão Cérbero, guardião dos infernos. Cansado, Hércules é levado por Mercúrio até o Inferno. Lá, todas as almas fogem, apenas Medusa e Meléagro permanecem a esperá-lo. Mercúrio acalma Hércules informando que nada ele deve temer : são apenas sombras, nada podem lhe fazer de mal.

Meléagro recebe o visitante calorosamente, e pede para que Hércules espose sua irmã, Dejanira, que ficara no mundo dos vivos sem alguém para apoiá-la. Hércules então vai até a presença de Plutão, rei das sombras, para quem explica para que veio. Plutão concorda que ele leve Cérbero se conseguir domá-lo sem utilizar nenhuma de suas armas, apenas a pele do leão. Hércules concorda.

De mãos vazias, Hércules luta contra Cérbero, agarra-lhe o pescoço, dominando-o. O Cão ainda tenta defender-se picando-o com sua cauda de serpente, mas seus esforços são inúteis.

Apavorado com a presa que Hércules lhe tráz, Euristeu esconde-se novamente no vaso e, sem saber o que fazer com Cérbero, acaba devolvendo-o à Plutão.

12. As maçãs de ouro das Hespérides

Quando uniu-se a Júpiter, Juno ganhou da Terra três maçãs de ouro que, considerando extremamente belas, plantou num jardim perto do monte Atlas, e confiou-as a três ninfas, as Hespérides. Como vigia, colocou um dragão de cem cabeças. A missão de Hércules é obter os frutos de ouro.

Sem saber para onde ir, Hércules vaga pela Grécia. Em sua viagem, vários fatos acontecem : Ele mata Cicno, filho de Marte, para livrar os viajantes do perigoso sanguinário; Interpela Nereu, o velho mar, obrigando-o a indicar o caminho para o jardim das Hespérides; No egito adormece e quando acorda está cercado por centenas de Pigmeus, homens minúsculos, tentando subjulgá-lo. Hércules pega a todos eles com apenas uma mão e guarda-os no bolso para entregar para Euristeu mais tarde; Ainda no Egito, o rei Busíris aprisiona-o para um sacrifício anual que ele efetua com um estranho, mas Hércules foge, matando Busíris.

Encontrando Prometeu no monte Cáucaso, acorrentado, liberta-o. Este, como agradecimento, aconselha-o a fazer o monstro Atlas ir buscar os frutos. Hércules então vai até o monstro Atlas, que carrega o mundo nas costas, e pede-o para ir buscar os frutos. Hércules então carrega o mundo enquanto Atlas busca os frutos. No entanto, Atlas nega-se a entregar os frutos, afirmando que ele mesmo levaria-os à Euristeu. Hércules então, fingindo aceitar, pede para Atlas segurar por um instante o mundo enquanto ele forra os ombros com almofadas e, enquanto monstro segura o mundo, foge com os pomos.

Euristeu não sabe o que fazer com os frutos e então os entrega ao Herói, que está liberado, tendo completado os doze trabalhos. Hércules oferece os pomos à Minerva, que recusa-se à guarda-los para sí e devolve-os para as Hespérides.

Epílogo

Hércules viria mais tarde a casar-se com Dejanira, como prometera para Meléagro em sua décima-primeira missão. Depois de morrer, vítima de uma armadilha Nesso, Hércules é recebido no Olimpo, imortalizado e perdoado por Juno, que trata-o com carinho maternal.

2007-02-14 14:21:18 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

então ele era o cara porque eu faço o meu e olha imagina fazer 12......

2007-02-15 04:31:38 · answer #2 · answered by leocir b 5 · 2 0

resposta
resumo sobre 12 trabalhos de hercules=1º) No Peloponeso, estrangulou o Leão de Neméia - filho dos monstros Ortro e Equidna - que devastava a região e cujos habitantes não conseguiam matar. Na segunda tentativa de matá-lo, sendo a primeira infrutífera, estrangulou-o após com ele lutar. Acabada a luta arrancou a pele do animal com as suas próprias garras e passou a utilizá-la como vestuário. A criatura converteu-se na constelação de leão;

2º) Matou o monstro filho de Equidna e do avô do leão de Neméia: a hidra de Lerna. Era uma serpente com corpo de cachorro, nove cabeças (uma delas parcialmente de ouro e imortal), que se regeneravam mal eram cortadas e exalavam um vapor que matava quem estivesse por perto. Segundo tradição, o monstro foi criado por Hera para matar Hércules, e ele matou-a cortando suas cabeças enquanto seu sobrinho Jolau impedia sua reproduçao queimando suas feridas com tições em brasa. Hera enviou ajuda à serpente – um enorme caranguejo, mas Hércules pisou-o e o animal converteu-se na constelação de caranguejo (ou Câncer). Por fim, o herói banhou suas flechas com o sangue da serpente para que ficassem envenenadas;

3º) Alcançou correndo a corça de Cerínia, um animal lendário, com chifres de ouro e pés de bronze. A corça corria com assombrosa rapidez e nunca se cansava;

4º) Capturou vivo o javali de Eurimanto, que devastava os arredores, ao fatigá-lo após persegui-lo durante horas. Euristeu, ao ver o animal no ombro do herói, teve tamanho medo que foi se esconder dentro de um caldeirão de bronze. As presas do animal foram mostradas no templo de Apolo em Cumas;

5º) Limpou em um dia os currais do rei Aúgias, que continham três mil bois e que há trinta anos não eram limpos. Estavam tão fedorentos que exalavam um gás mortal. Para isso, Hércules desviou dois rios;

6º) Matou no lago Estínfalo, com suas flechas envenenadas, monstros cujas asas, cabeça e bico eram de ferro, e que, pelo seu gigantesco tamanho, interceptavam no vôo os raios do sol. Com seu arco, conseguiu matar alguns e os outros, expulsou a outros países;

7º) Venceu o touro de Creta, mandado por Posídon contra Minos;

8º) Castigou Diómedes, filho de Ares, possuidor de cavalos que vomitavam fumo e fogo, e a que ele dava a comer os estrangeiros que uma tempestade arrolava à sua costa. O herói entregou-o à voracidade de seus próprios animais;

9º) Venceu as amazonas, tirou-lhes a rainha Hipólita, apossando-se do cinturão mágico que ela levava na cintura;

10º) Matou o gigante Gerion, monstro de três corpos, seis braços e seis asas, e tomou-lhe os bois que se achavam guardados por um cão de duas cabeças, e um dragão de sete;

11º) Colheu os pomos de ouro do Jardim das Hespérides após morto o dragão de cem cabeças que os guardava. O dragão foi morto por Atlas a seu pedido, e durante o trabalho, ele sustentou o céu nos ombros;

12º) Desceu ao palácio de Hades e de lá trouxe vivo Cérbero - cão de três cabeças.
Após esses trabalhos, Hércules entregou-se, espontaneamente, a muitos outros, na defesa dos oprimidos:

* Matou, no Egito, o tirano Busíris que sacrificava todos os estrangeiros que aportavam ao seu Estado;

* Tendo encontrado Prometeu acorrentado por Zeus no cume do Cáucaso, entregue a um abutre que devorava o seu fígado, libertou-o;

* Estrangulou o gigante Anteu que, em luta, recuperava a força sempre que conseguia tocar, com os pés, o solo;

* Entre as façanhas de Hércules, conta-se ainda separar os montes Calpe (da Espanha) e Ábilia (da África), abrindo assim o estreito de Gibraltar;

* Disputou com Aquelos a posse de Dejanira, filha de Eneu, rei da Etólia. Como a princesa a Hércules preferia, Aquelos, furioso, tranformou-se em serpente, e investiu contra ele; repelido, tranformou-se em touro, e de novo arremeteu; mas o herói enfrentou-o, pela segunda vez, quebrando-lhe os chifres, e desposou Dejanira. Em seguida, tendo de atravessar o rio Eveno, pediu ao Centauro Nesso que conduzisse Dejanira ao ombro, enquanto ele faria a travessia a nado. No meio do caminho, tendo Nesso se recordado de uma injúria que outrora Hércules lhe dirigira, resolveu, por vingança, raptar-lhe a esposa, passando com esse intuito, a galopar rio acima. O herói, tendo percebido as suas intenções, aguardou que ele alcançasse terra firme, e então atravessou-lhe o coração com uma das flechas envenenadas. Nesso tombou, e, ao expirar, deu a Dejanira a sua túnica manchada do sangue envenenado, convencendo-a de que seria, para ela, um precioso talismã, com a virtude de restituir-lhe o esposo, se este viesse em qualquer tempo, a abandoná-la;

* Mais tarde, Hércules apaixonou-se pela sedutora Iole, e se dispunha a desposá-la, quando recebeu de Dejanira, como presente de núpcias, a túnica ensangüentada, e, ao vestí-la, o veneno infiltrou-se-lhe no corpo; louco de dores, ele quis arrancá-la, mas o tecido achava-se de tal forma aderido às suas carnes que estas lhe saíam aos pedaços. Vendo-se perdido, o herói ateou uma fogueira e lançou-se às chamas. Logo que as línguas de fogo começaram a serpentear no espaço, ouviu-se o rebumbar do trovão. Era Zeus que arrebatava seu filho para o Olimpo, onde ganhou a imortalidade e, na doce tranqüilidade, recebeu Hebe em casamento.

Curiosidade: Ao nascer, Hércules recebeu como prenda de nascimento, um cavalo com asas, Pegasu

2007-02-15 08:33:08 · answer #3 · answered by neto 7 · 0 0

Eu tive que fazer isso tudo aí porque meu Pai tava me achando muito preguiçoso que só sabia de querer malhar e pegar a muiezada de Atenas. Aí eu pedi a Ele para morar no Olimpo mas como eu era um humano eu tive uma espécie de rejeição, daí fizeram esses 12 trabalhos para que eu conseguisse morar no Olimpo e por fim ser imortalizado.
Os trabalhos foram:

1- Matar o Leãozim de Neméia;
2- Matar a Hidra de Lerna;
3- Matar o Javalizim de Erimanto;
4- Pegar a Cerva Cerinita;
5- Matar os pássaros do Lago Estínfalo;
6- Salvar os estábulos do rei;
7- Matar o Tourin de Creta;
8- Levar os cavalin de Diomedes à Micenas mas para isso eu tive que matar o viadim do Diomedes e dei pros cavalin dele cumê-lo pois eles só se alimentam de carne humana e soltam fogos pelas narina também aquelas praguinha;
9- Pegar o cinto do poder que estaria com Hipólita;
10- Levar os boizin de Gerião à Micenas;
11- Fazer um "favorzim" a Cérbero;
12- E capturar as maçãs de ouro das Hespérides.

Quando completei os 12 trampos eu ganhei a imortalidade, uma cama no Olimpo e as maçãs de ouro mas num fiquei com elas não mas continuei pegando a muiezada em Atenas, Esparta, Mileto...
Onde tinha eu pegava geral, eu e meu amigo Aquiles!!!

2007-02-15 06:52:38 · answer #4 · answered by Hércules Jr. 2 · 0 0

TODO MUNDO DE MEDIANA CULTURA JÁ LEU SOBRE ISTO, E SOUBE ALGUMA VEZ NA VIDA, DE COR,QUAIS ERAM OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES....Agradeça ao Fantome que se deu ao trabalho de enumerá-los para você,que teve preguiça de ir a uma Enciclopédia,e ainda gastar neurônios,digitando-os...mas,pontuei ao LUCIANO,que foi muito mais criativo,usando de fina ironia...Palmas para os dois!
14.02.2007

2007-02-14 22:46:27 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Teve que fazer porque tava ocioso demais... Ai vão os trabalhos:

1-Escreveu a história do mundo
2-Ensinou a história a todos os alunos durante os séculos
3-Plantou os maiores carvalhos do mundo
4-Podou seu galhos durante os séculos
5-Construiu uma grande caravela
6- Viajou até a Terra do Nunca, e de lá trouxe amarrado Peter Pan e sua turma, pra julgamento.
7-Construiu uma ponte ligando lugar igual a lugar nenhum
8-Atravessou-a e de lá trouxe Ali baba e os 40 ladrões, para ensina-lo sobre as sabedorias do mundo moderno
9-´Construiu o Colosso de Hodes
10-Destruiu o Colosso de Hodes por não ter gostado do resultado. A destruicao foi um colosso, mas deu trabalho !
11-Construiu um Castelo, na ilha da Fantasia
12- Queimou todo o castelo, por saber que a rainha sua amante, dormia com Poncio Pilatos

2007-02-14 22:28:04 · answer #6 · answered by Anonymous · 2 2

Pq era filho de zeus.
Pq era um semi - deus.
E pq tal fábula, conta na verdade, como o esforço humano se dá, até alcançar a sabedoria.
Ou seja, o trabalho é árduo, perigoso e não permite olhar para trás, pq vc pode virar pedra.

2007-02-14 22:21:40 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Segundo a Mitologia Grega, Hércules teve que fazer a trabalheira toda para poder entrar no Olimpo como um Deus.
Mas, como houveram desavenças entre os deuses do Olimpo, acharam por bem torná-lo um Semi-Deus, já que era um humano.

Os doze trabalhos foram trabalhos básicos, como limpar uma latrina inteira durante uma noite, matar a hidra de Lerna, o Minotauro e um monte de outras bobagens...

bjs.

2007-02-14 22:19:40 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

vc tá com jeito de quem sabe a resposta...

hm.... não vou dar resposta aqui de coisa q dá um trabalhão pra digitar, ou então q basta dar Ctrl C Ctrl V, de qq site de mitologia grega....

2007-02-14 22:18:17 · answer #9 · answered by Betinha 7 · 0 2

fedest.com, questions and answers