English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

a resposta para os que responderam, a viagem no tempo e possivel, pois se eu pegar um foguete ate marte por exemplo, e voltar a terra o tempo que eu passar na viagem nao sera o mesmo da terra, ou seja na terra os anos passaram bem mais rapidos e quando eu voltar eu estarei no futuro dando um salto, porem nao conseguimos a volta ao passado .


entao outar pergunta qual o nome dessa teoria?

2007-02-14 06:15:13 · 12 respostas · perguntado por ast_vet 1 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

12 respostas

O nome dessa teoria é "O Paradoxo dos Gêmeos", ou "Paradoxo de Langevin". Trata-se de um experimento mental envolvendo a dilatação temporal proposta na Relatividade restrita.

Dilatação temporal:

A Relatividade Restrita prevê que, dado um referencial inercial S e um outro referencial inercial S' tal que S' se move com velocidade constante v em relação a S, por meio de uma Transformação de Lorentz entre referenciais, encontramos a relação entre as coordenadas x,y,z e t do sistema S e as coordenadas x',y',z' e t' do sistema S' .

Usando a transformação de Lorentz para o tempo, obtemos:

Variação do tempo (delta T) = (t´ - t´0) / raiz ( 1 – v2 / c2 )

Como v é obrigatoriamente menor que c, temos que, para o corpo em movimento, o tempo corre mais lentamente do que para o corpo em repouso.

O enunciado do paradoxo:

Sejam dois gêmeos A e B idênticos, estando o irmão A em uma nave espacial na qual ele viajará a uma velocidade muito próxima de c (velocidade da luz) - enquanto o outro, B, permanece em repouso na Terra. Para B, a nave está se movendo, e por conta disso ele pode afirmar que o tempo está correndo mais lentamente para seu irmão A que está na nave.
Analogamente, A vê a Terra se afastar, pelo que ele pode, da mesma forma, afirmar que o tempo corre mais lentamente para B.
Quando a nave retornar à Terra, qual dos dois efetivamente estará mais jovem?

A solução do paradoxo:

Em primeiro lugar, o enunciado parte de uma permissa errada. No quadro da relatividade restrita, a simultaneidade de acontecimentos não é garantida entre referenciais movendo-se um em relação ao outro, logo, não faz sentido comparar o correr do tempo para o gêmeo A com o correr do tempo para o gêmeo B sem referir qual o referencial em que essa comparação está a ser feita.
O que o gêmeo B pode afirmar é que o tempo corre mais lentamente para o seu irmão A quando medido no seu referencial (de B). Do mesmo modo, o gêmeo A pode afirmar que o tempo corre mais lentamente para o seu irmão B quando medido no seu referencial (de A). A situação dos dois gêmeos é simétrica enquanto cada qual estiver no seu referencial inercial.
Mas existe uma quebra de simetria fundamental no problema: somente o irmão B pode afirmar que esteve todo o tempo em um mesmo referencial inercial, a Terra, enquanto que o irmão A saiu do referencial inercial Terra e foi para um referencial movendo-se a velocidade constante em relação ao primeiro; mais tarde, teve de inverter o sentido do movimento (outra mudança de referencial inercial) e, finalmente, abrandar e regressar ao referencial em que se encontrava à partida (uma terceira mudança de referencial inercial).
Assim, a comparação do correr do tempo pode ser feita no referencial inercial da Terra - que foi onde B sempre esteve e de onde A partiu e chegou - e conclui-se que B é mais velho do que A.
Estas mudanças de referencial inercial implicam uma aceleração, e A, enquanto acelerado, encontra-se num referencial não-inercial.
Uma determinação precisa dos efeitos de deformação do espaço-tempo produzida por acelerações requer o formalismo matemático da Relatividade Geral, que contém as ferramentas necessárias para se lidar com referenciais genéricos.

2007-02-14 09:57:40 · answer #1 · answered by roamara 5 · 2 1

Relatividade de Einstein
Isso existe e já foi comprovado com o uso de cronômetros de alta precisão colocados um num satélite e outro que ficou em Terra. Depois de algumtempo em órbita, viajando a grande velocidade, o cronômetro do satélite estava atrasado em relação ao da Terra.

.

2007-02-14 06:31:51 · answer #2 · answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7 · 2 1

NÃO, NÃO É POSSIVEL. O TEMPO RELATIVO É PARA UM OBSERVADOR NUM REFERENCIAL RELATIVO. O PRÓPRIO SURGIMENTO DO TEMPO, JUNTO COM A MATÉRIA E O ESPAÇO, É O PROPRIO REFERENCIAL ABSOLUTO DO TEMPO. NEWTON CONCORDAVA COM ESSE FATO. PORTANTO, RELATIVIDADE DO TEMPO NO UNIVERSO, NÃO EXISTE DESTA FORMA EXPOSTA NA TEORIA DA RELATIVIDADE. NEM TODO CIENTISTA CONCORDA COM ELA. VEJA MAIS INFORMAÇOES DE MESTRES DA FISICA.

2007-02-14 22:20:42 · answer #3 · answered by Wagner A 4 · 0 0

Não respondi a esta pergunta porque ela está feita de uma forma uni-lateral ou seja : só fala no TEMPO.
Se a pergunta fôr: A viagem no tempo e no espaço, será possivel ? .... então responderei, pois o tempo pressupõe sempre um espaço.

2007-02-14 21:18:41 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 1

quando vc olha para uma estrela que está a 500 anos luz da terra a imagem que vc percebe é uma imagem de 500 anos atraz, se esta estrela explodir hoje aqui da terra a explosao sera vista só daqui a 500 anos, portanto estamos vendo o passado.
o resto é besteira.

2007-02-14 12:25:31 · answer #5 · answered by master 4 · 0 1

Não teve resposta satisfatória e nem terá.
Sua pergunta está enrolada pra dedéu...
Existe uma teoria chamada "Teoria da relatividade" e o seu autor é um, físico judeu/alemão conhecido por "Albert Einstein".
Seria bom você dar uma olhadinha nela, mas não tente estudá-la e compreendê-la profundamente senão seremos obrigados a nos privar da sua agradável companhia no YR por uns 20 anos, porque ela é complicadíssima.
Abs

2007-02-14 12:12:50 · answer #6 · answered by Químico 7 · 0 1

teoria da relatividade, ou seja, o tempo é relativo.

2007-02-14 07:59:53 · answer #7 · answered by Rafael B 3 · 0 1

Meu caro, a viagem ao futuro já acontece há muito tempo, comprovada pela defasagem entre relógios em satélites, onde as altas velocidades geram deslocamentos temporais perceptíveis, confirmando a Teoria da Relatividade. Já ao passado... só se conseguirmos fabricar "wormholes", que são "atalhos" no espaço-tempo, mas que, ao contrário dos buracos negros, não nos esmagariam... Na teoria até pode acontecer, mas a tecnologia é uma looooonga história.

2007-02-14 06:29:19 · answer #8 · answered by Marcos W 3 · 0 1

Teoria do fanático pelo filme "De volta para o futuro..."

2007-02-14 12:00:46 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 2

Sim, se conserguirmos alcançar uma velocidade superior a da luz pode-se fazer viagens ao passado. Da seguinte forma quando estas em um carro com velocidade supeior a de um ônibus verás ele de trás para frente, ou seja, quando estiveres com velocidade superior a dos acontecimentos ou a da luz poderás ver os fatos ndo de tal momento para fatos passados.
Essa é baseada na lei da relatividade de Einstein e prece fácil, mais então como será a viagem ao futuro, já que muitos ciêntitas usam a mesma teoriam para ambos.

2007-02-14 06:31:37 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 3

fedest.com, questions and answers