É uma pergunta melhor do que parece. Na verdade, provar que a Terra gira em torno do Sol é mais difícil do que parece. Não é à toa que foram necessários mais de 3.000 anos de conhecimentos acumulados de matemática e física para que isso fosse descoberto.
Mas é possível provar sim. Por cálculos matemáticos complexos e bem feitos, a partir de medidas tomadas do movimento dos corpos celestes, é possível provar por A+B. Leia as obras a respeito, especialmente o "Sidereus Nuncius" (Mensageiro das Estrelas) de Galileu, e "Sobre a revolução das orbes celestes", de Nicolau Copérnico. Os trabalhos de Thomas Kepler sobre o movimento dos planetas também é legal.
2007-02-14 04:25:13
·
answer #1
·
answered by leticia25 5
·
1⤊
0⤋
sua resposta está aqui.....basta ter paciencia pra ler e entedender....
Davino achava que a terra não girava em torno do sol
e apresenta uma justificativa interessante. Com suas próprias palavras, ele parece querer nos transmitir a seguinte idéia, que foi adaptada aqui para melhor compreensão dos leitores:
1) A Terra realiza uma volta completa (360 graus) em torno de si mesma a cada 24 horas, no movimento que tem o nome de rotação.
2) Sabemos, por meio da observação simples, que o Sol, em seu movimento aparente, devido à rotação da Terra, passa todos os dias pelo meridiano do observador, ao meio-dia, ou seja, uma vez a cada 24 horas.
3) Isso prova que a Terra fica (quase) estacionária a uma distância (praticamente) fixa do Sol. Se a Terra girasse em torno do Sol, a posição relativa do Sol mudaria muito e ele jamais voltaria ao alto do céu todos os dias ao meio-dia.
4) Como conseqüência, se o movimento de translação da Terra existisse, o Sol nasceria 2 horas mais cedo a cada mês, criando a situação absurda de, em uma determinada época do ano, o Sol nascer às 18 horas, ficar no alto do céu à meia-noite e se pôr às 6 horas da manhã, até mesmo numa cidade como Macapá, situada na Linha do Equador.
À primeira vista, o que Davino diz parece ser muito coerente para os analistas da superficialidade. E é justamente aí que mora o perigo, porque a verdade pura e simples é que todo o raciocínio de Davino se apoia em uma afirmativa falsa e pouco conhecida pela maioria das pessoas: a de número 1 na lista acima.
"Aprendemos" que a Terra gira em torno de si mesma e gasta exatas 24 horas para realizar esse movimento. Por ser esta uma das "verdades inquestionáveis" que engolimos desde cedo na vida, poucos vão perder tempo para pensar sobre ela. Daí, como a afirmativa número 1 é considerada verdadeira, as três restantes parecem fazer sentido e acabam "provando" que a Terra não se move. É por isso que Davino se engana e consegue enganar muita gente.
A explicação correta para o que ocorre neste caso é que nossos relógios não foram feitos para indicar o período de rotação da Terra, porque isso não seria útil nem prático para atividades não astronômicas. Foi justamente para evitar o problema de o Sol nascer, a cada mês, 2 horas mais cedo, que nossos relógios foram sincronizados com o Sol, ou seja, o que eles indicam é o que os astrônomos chamam de dia solar médio, que tem exatamente 24 horas e garante que o Sol esteja mais alto por volta do meio-dia local.
Se a Terra não girasse em torno do Sol, o dia solar, dos relógios, coincidiria com o período exato da rotação (relativo às estrelas distantes), que é de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. Como a Terra tem um movimento de translação, ela se desloca cerca de 1 grau por dia em sua órbita. Por isso, partindo do meio-dia, com o Sol alto, após realizar uma rotação completa, a Terra não terá mais o Sol novamente no alto. Ela ainda precisará girar durante 3 minutos e 56 segundos além de seu período de rotação para que nossos relógios completem as 24 horas, para que seja meio-dia e para que o Sol retorne ao meridiano local. Portanto, as 24 horas dos relógios correspondem a um giro da Terra de aproximadamente 361 graus.
Você percebeu exatamente onde foi que Davino errou? Ele fez reclamações contra a Ciência, mas demonstrou desconhecer que os relógios foram criados para marcar meio-dia quando o Sol estiver alto no céu, cruzando o meridiano. Ele não parece saber que as 24 horas marcadas no mostrador dos relógios nada têm a ver com o período de rotação da Terra. Ele não deve ter percebido que os antigos astrônomos escolheram fazer com que os relógios seguissem o movimento diário aparente do Sol, não o das estrelas distantes, para evitar que ocorressem aberrações como, por exemplo, a de o Sol estar no alto do céu de Macapá à meia-noite, em alguma época do ano.
Vou apresentar adiante um resumo dos fatos com ponderações que podem ajudar as pessoas na tarefa de compreender melhor os movimentos de rotação e translação da Terra:
1) Nosso planeta realiza uma rotação completa (360 graus) em torno de si mesmo a cada 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. Esse período é chamado de dia sideral porque é medido em relação às estrelas do céu profundo, que podem ser consideradas como pontos fixos de referência no espaço.
2) O período chamado de dia solar, de 24 horas, medido pelos relógios, corresponde ao tempo médio decorrido entre duas passagens consecutivas do Sol pelo meridiano de um observador fixo na superfície da Terra. Esse período é 3 minutos e 56 segundos maior que o período do movimento de rotação e corresponde a um giro da Terra de um ângulo aproximadamente igual a 361 graus.
3) Se o movimento de translação da Terra não existisse, uma estrela distante que estivesse oculta atrás do Sol ficaria sempre lá, invisível, porque o alinhamento Estrela-Sol-Terra seria eterno. Mas, quando observamos o céu, percebemos que uma estrela, que hoje esteja atrás do Sol, estará, dentro de seis meses, no ponto do céu que é oposto ao Sol. Então, em somente meio ano, teremos passado do alinhamento Estrela-Sol-Terra para o alinhamento Estrela-Terra-Sol, o que comprova a existência de um movimento extra, além da simples rotação. Após mais seis meses a partir daí, o alinhamento original se repete e a estrela novamente desaparece.
4) Se os planetas não girassem em torno do Sol, nós não poderíamos prever suas posições futuras pelo uso de equações que consideram a existência do movimento de translação. Mas tais previsões são feitas e os fenômenos sempre ocorrem exatamente como foram calculados. Portanto, os movimentos considerados existem. Foram eles que deram origem às equações que utilizamos hoje, porque planetas estáticos não necessitam de equações de movimento.
5) Um modelo de Sistema Solar com planetas imóveis não pode explicar o que vemos no céu. Dois planetas podem estar juntos em uma época do ano e muito separados em outra. Esse movimento foi logo percebido pelos primeiros seres humanos curiosos, nossos antepassados distantes, no início da civilização, na aurora da inteligência humana, mas há cada vez mais pessoas no mundo que não o notam, mesmo sendo ele tão evidente a olho nu.
2007-02-14 04:19:14
·
answer #2
·
answered by ****Lis@***** 2
·
3⤊
0⤋
Quer provas? Bom, se não girasse não teríamos as estações do ano... Se elas mudam é porque a terra gira em torno do sol... se fosse o contrário com o Sol girando em torno da Terra só existiria a mudança de dia e noite, sem as estações.
Se quiser provar isso experimente usar uma bola de futebol, uma de tênis e uma lanterna... vai brincando com isso que vais entender...
2007-02-14 04:18:37
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
É simples:você já ouviu falar em gravitação?
A força da gravitação faz com que não só a terra mas outros planetas giram em órbitas e não se coa-lidam com outros planetas. A força gravitacional tem que ver com a massa de um objeto. A massa do Sol é maior que a da terra e por isso os outros menores giram em torno dele.
Quer uma prova.
Fique debaixo de uma macieira e quando uma maca cai da arvore na sua cabeça é a força gravitacional que a fez cair.
2007-02-14 04:29:06
·
answer #4
·
answered by hillrivero 3
·
1⤊
0⤋
Você está meio desatualizado. Vai dizer que andou lendo alguma bíblia antiga que dizia que a terra era o centro do mundo?
Estude Galileo e Davinci. eles tem testes simples que podem ser feitos sem muita técnica para provar isto.
Do tipo. Prove-me que aTerra é redonda. É só ficar sentado na praia vendo o barquinho indo embora.
2007-02-14 04:07:53
·
answer #5
·
answered by Entenda a História 3
·
1⤊
0⤋
Paz!!!
Sabe, eu também tenho lá minhas dúvidas... prefiro crer que o Sol gira em torno da Terra, já que temos vidas, somos inteligentes, e muito mais cabeça-fria que o Sol...
Como pode, o Sol todo esquentadinho ficar lá, paradão, e a Terra rodeando ele??
É, vc tem razão!!!
2007-02-14 04:07:34
·
answer #6
·
answered by Do Céu 3
·
2⤊
1⤋
SOCORRRRRRRRRRRRRRRRRRROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO,
ISTO NO SÉCULO XXI?
2007-02-14 04:17:13
·
answer #7
·
answered by NOVAVISÃO 3
·
0⤊
0⤋
Ela gira em tôrno do sol e em tôrno de si mesma também, e não precisa provas, é só você entrar em uma escola que vai entender, lá quem vai precisar provas é você, mas acho que você é tão burro e ignorante que não vai adiantar nada.
Mas tenta ficar um dia de bastante sol, bem forte mesmo, parado em um lugar que o sol pegue em você o dia inteiro, você vai ver que sua sombra vai mudar de posição, e espero que pegue uma insolação por ser tão ignóbil ...
2007-02-14 04:11:53
·
answer #8
·
answered by Dog 6
·
1⤊
1⤋
Simples, embarque no proxomo vôo espacial e, de lá poderás ver e tirar suas próprias conclusões.
2007-02-14 04:11:37
·
answer #9
·
answered by EU 5
·
1⤊
1⤋
Você quer provas da sua ignorância também!
2007-02-14 04:05:01
·
answer #10
·
answered by masaju 6
·
1⤊
1⤋