English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

As desigualdades sociais no Brasil são gritantes. Delfim Neto dizia quando Ministro da Fazenda que a redução só poderia acontecer quando o "bolo" crescesse. Você acredita? Os últimos Presidentes implantaram algumas medidas amenizadoras, como aposentadoria para agricultores sem a devida contribuição ao Inss, bolsa escola, bolsa família. O propósito foi aumentar a renda dos que se encontram em estado de miséria. Alguns Governadores reduziram o Icms sobre produtos. Que propostas poderiam ser implantadas com facilidade, que possam contribuir para reduzir as desigualdades sociais? Procure identificar cinco proposições, dando a elas as prioridades de 1 a 5. Você já pensou que uma ação governamental de fixação de preços justos nos insumos industriais extraidos do lixo, pago aos catadores, assim como nos preços dos produtos extrativos da mata, nos preços dos produtos originários do pequeno produtor agrícola, de comum acordo com a cadeia produtiva, poderia retirar muita gente da miséria?

2007-02-14 03:21:31 · 3 respostas · perguntado por Pequeno 2 em Governo e Política Outras - Governo e Política

3 respostas

No Brasil como está, qualquer proposta se torna inviável na prática.
Todos os problemas sociais que encontramos na sociedade vem basicamente da falta de trabalho para o cidadão.
Mas vamos ver se conseguimos equacionar o problema de forma a que sirva de sugestão:
1- Investir maciçamente em recuperação e criação de infra-estrutura(estradas, ferrovias, centrais de energia, portos, vias fluviais, esgoto e água tratada e encanada)
2- Implantação de cidades polos pelo interior do país com estruturas sociais básicas (colégios, hospitais, segurança, e centro administrativos do trabalho com profissionais competentes para auxiliar técnicamente e a baixo custo na implantação de empresas e negócios; Engenheiros, Médicos, Geólogos, Nutricionistas, Farmaceuticos, Professores, Agrônomos, Zootecnistas, etc.)
3- Dinheiro a baixo custo, os juros são hoje um grande impecílio ao desenvolvimento de muitos negócios que poderiam gerar muitos empregos.
4- Imposto único, substituindo todos os impostos hoje existentes, inclusive o imposto de renda. Esse imposto deveria ser distribuido entre o Governo Federal, o Estadual e o Municipal, ficando a maior parte com o município para que pudesse gerar desenvolvimento na região onde ele é recolhido.
5- Justiça imparcial ágil para todos os níveis sociais, O cidadão fica por vezes impedido de evoluir porque está a mercê de processos infindáveis, que se resolvidos deixariam livres as partes para continuarem suas atividades normais. Se o cidadão puder confiar na justiça que hoje é uma piada, ele se sentirá com força e segurança para empreender e criar.
Com esses cinco tópicos seria efetuada no país uma reforma DEMOGRÁFICA que é a única forma de distribuir riquezas.
A meu ver essas cinco partes são essenciais, as demais serão apenas consequência dessas.

2007-02-14 03:55:30 · answer #1 · answered by wanderleyfreitas 5 · 0 1

1. reduzir ou eliminiar a carga tributária de minúsculos empresários que mal conseguem sustentar suas micro-empresas, extinguir a incidência da CPMF da poupança de quem tem depositado menos de R$ 5.000,00;
2. quadriplicar os impostos que incidem sobre as mega-empresas que faturam milhões por ano, como a Votorantin, a CVRD; e, também, de pessoas físicas que têm renda líquida superior a R$ 100.000,00 mensais;
3. aniquilar com a corrupção no poder público, especialmente o federal, fazendo destinar a CPMF para a saúde de fato e não para conveniências político-partidárias de esquerda;
4. efetivar, na prática, políticas de controle e planejamento familiar,
5. promover, também na prática, a profissionalização de jovens carentes, o acesso a universidade aos mesmos, bem como, a geração de empregos e a distribuição séria de renda, sem promover a comodismo das pessoas desempregadas.

2007-02-14 12:35:14 · answer #2 · answered by Cleber 1 · 0 1

1. Educação para todos. Inclui garantia de vaga em escola e escolas com boa qualidade, projetos sociais para recolher menores abandonados dando abrigo e atividades saudáveis, e destituição do pátrio poder para as crianças que se envolverem com o crime, e/ou ficarem fora do sistems de educaçaõ por influencia ou omissão dos pais.
2. Programas de urbanização de favelas por todo o Pais. Do tipo do singaura de São Paulo. Nen que seja necessário a intervenção do exercito para a urbanização de ares do Rio de Janeiro onde os traficantes controlam tudo
3. Reforma trabalhista que permita a pequenas empresas serem formadas com nenos custo e terem funcionarios com menos encargos, garantindo a todos a condição de trabalharem devidamente registrados, e gerando mais atividade economica.
4. Obrigatoriedade de uma expressiva parte dos recursos dos bancos serem dedicadas ao Microcredito, favorecendo pesoas fisicas ou pequenos emrpesários a gerarem condições de trabalho.
5. Legislação de concordata pessoal e empresarial, onde qualquer empresa ou pessoa fisica que não tenha como pagar suas dividas, possa reunir tudo o que deve, e organizar judicialmente um programa de pagamento, dentro da sua possibilidade, mantendo restrições de crédito e vigilancia para a pessoa nao voltar a se endividar, mas viabilizando a quitação com juros possiveis e o retorno da enpresa ou pessoa a vida comercial normal, mais facilmente. Associado a um plano de renegocição de dividas de impostos, como se fosse um Refis permanente ao qual todas as empresas e pessoas fisicas poderiam ter acasso a qualquer momento.

2007-02-14 12:33:40 · answer #3 · answered by daniela_marquesini 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers