Existem milhares de diferentes vírus e programas maliciosos que podem danificar o computador ou deixá-lo mais lento. Os vários tipos de programas maliciosos variam, mas são, tipicamente:
*
Vírus - Um programa que se copia em outro programa, espaços ocultos de uma unidade ou itens que suportem scripts. A maioria dos vírus só faz uma cópia deles próprios, enquanto uma minoria desencadeia um "payload" - ações geradas pelo vírus. Os payloads podem danificar arquivos, instalar arquivos de trojan, corromper discos rígidos, exibir mensagens ou abrir outros arquivos. Em geral, o payload acontece quando certas condições são preenchidas, como quando uma determinada data é atingida no computador.
Uma variante de vírus é um vírus que foi alterado para tirar proveito de um código de vírus já existente. Assim, a variante de vírus é mais fácil de se criar, gerando mais versões do vírus.
*
Worm - Outra forma de vírus que descobre computadores vulneráveis e se copia para esses sistemas. Os métodos mais freqüentes de propagação são as listas de distribuição de e-mails, os scripts de assinatura de e-mails e as pastas compartilhadas na rede. Os worms podem ou não ter um efeito (payload) prejudicial. Atualmente, o payload típico de um worm é deixar o computador mais suscetível a outros vírus e trojans.
*
Hoax - Um e-mail que normalmente declara que está prejudicando o computador, mas, na verdade, não o faz. Alguns hoaxes pedem ao leitor do e-mail para tomar algum tipo de medida prejudicial, como excluir um arquivo importante. A maioria dos hoaxes são espalhados por pessoas que não sabem que o e-mail é um hoax e esperam alertar outros sobre um vírus em potencial.
*
Trojan ou Cavalo-de-tróia - Um software geralmente criado para deixar um computador menos seguro. Tal software geralmente aparenta ser um arquivo útil que as pessoas desejariam abrir. Geralmente, o payload de um trojan é desencadeado assim que ele é aberto, tendo resultados devastadores, em muitos casos. Os trojans são usados, na maior parte das vezes, para criar backdoors (programas que permitem acesso externo a uma rede segura). Os trojans freqüentemente chegam como anexos de e-mail ou através de vulnerabilidades de segurança, ao se navegar pela internet.
* Vulnerabilidade de segurança - Uma fraqueza no software que permite atividades indesejadas dentro do sistema operacional.
2007-02-14 01:26:53
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Olá gatinha tudo bem vou te dar a resposta e como você pode se prevenir.
Vírus é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.
Worms são vírus programados de forma que apenas se repliquem, sem o objetivo de causar graves danos ao sistema. Desta forma, seus autores visam tornar suas criações mais conhecidas na Internet.
Eles estão mais aperfeiçoados, já há uma versão que ao atacar a máquina hospedeira, não só se replica, mas também se propaga pela internet pelos e-mail que estão registrados no Microsoft Outlook, infectando as máquinas que abrirem aquele e-mail, reiniciando o ciclo
Hoaxes - são a histórias falsas recebidas por e-mail, que geralmente ameaçam o destinatário com a destruição, contaminação, formatação do disco rígido do computador, ou qualquer outra desgraça, caso este não faça o que for solicitado na mensagem. Geralmente eles usam o bom senso dos usuários pensando que a mensagem tem procedencia e assim inplanta a desgraça.
Tróias - inicialmente, os cavalos de Tróia permitiam que o micro infectado pudesse receber comandos externos, sem o conhecimento do usuário. Desta forma o invasor poderia ler, copiar, apagar e alterar dados do sistema. Atualmente os cavalos de Tróia agora procuram roubar dados confidenciais do usuário, como senhas bancárias.
Mas, atenção atualmente, os cavalos de Tróia não mais chegam exclusivamente transportados por vírus, agora são instalados quando o usuário baixa um arquivo da Internet e o executa.
o ideal seria você ter um excelente anti-virus, um anti-spyware e um firewall, esse é o minímo que você pode se proteger e também tomar cuidado com aquivos executados quando for baixar alguma coisa na internet. Você pode descobrir que tais arquivos são executáveis pelas suas extensões mais que são:
.exe, .com, .pif, .scr, .bat, .dll
Espero que eu tenha tirado sua dúvida.
Qualquer coisa entre em contato comigo.
2007-02-14 09:43:37
·
answer #2
·
answered by superman 4
·
0⤊
0⤋
vírus de computador.
2007-02-14 09:42:02
·
answer #3
·
answered by flor-de-lys 6
·
0⤊
0⤋
Vírus, worms e cavalos de Tróia são programas mal-intencionados que podem causar danos ao seu computador e às informações armazenadas nele. Também podem deixar a Internet mais lenta e usar o seu computador para espalhar-se entre os seus amigos, familiares, colegas de trabalho e o restante da Web. A boa notícia é que, com prevenção e algum bom senso, você terá menos probabilidade de ser vítima dessas ameaças e hoaxes são boatos espalhados por mensagens de correio eletrônico, que servem para assustar o usuário de computador.
2007-02-14 09:34:58
·
answer #4
·
answered by Janaynna 1
·
0⤊
0⤋
São malvadezas criadas por imbecis para prejudicar os computadores e devem ser enfrentados com antivírus e anti spyware.
2007-02-14 09:33:06
·
answer #5
·
answered by fran 7
·
0⤊
0⤋
Um Worm em computação é um programa auto-replicante, semelhante a um vírus. O vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, o worm é um programa completo e não precisa de outro programa para se propagar.
Trojan ou Cavalo de Tróia (também conhecido como bicho de goiaba) é um programa que age como a lenda do cavalo de Tróia, entrando no computador, e liberando uma porta para um possível invasor.
O conceito nasceu de simples programas que se faziam passar por esquemas de autenticação, em que o utilizador era obrigado a inserir as senhas, pensando que estas operações eram legítimas. Por exemplo, na autenticação de uma shell, poderia ser um simples programa numa conta já aberta, e o utilizador que chegasse seria forçado a introduzir a sua password. O trojan iria então guardar o password e mascarar a conta (que seria do dono do trojan) para que parecesse legítima (a conta da vítima).
No jargão da informática um vírus é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.
A maioria das contaminações ocorrem pela ação do usuário executando o anexo de um e-mail. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem a aplicação de corretivos que bloqueiam chamadas maliciosas nas portas do micro.
Abraçosssssssss
2007-02-14 09:25:22
·
answer #6
·
answered by Mônica 4
·
0⤊
0⤋