pois é...
e ninguem vê isso só os próprios cidadãos! eu garanto que se fossem os própios cidadãos que estivessem no "poder" para fazer "qualquer coisa" para melhorar nosso país, já teriam feito!!!
2007-02-13 23:42:36
·
answer #1
·
answered by >>kadu<< 4
·
0⤊
0⤋
Repito a resposta que dei a outra pergunta sobre o mesmo assunto:
Sou contrário à pena de morte e dou meus motivos:
1) As pessoas se iludem com a noção de que a gravidade da pena por si (e a maior delas é a pena capital) inibe a prática de delitos. O que inibe, na verdade, é a probabilidade de o infrator vir a ser punido. As estatísticas oficiais mostram que a maior parte dos assassinatos (o mais grave dos crimes) não são sequer investigados adequadamente, chegando-se a um suspeito em uma minoria dos casos. Desses, menos ainda vão a julgamento e muitos dos que são condenados não têm o mandato de prisão cumprido. Em suma, existe um sentimento generalizado de impunidade que motiva a ação dos criminosos em geral.
Imaginemos, por hipótese, que 50% (apenas isso) dos assassinatos fossem elucidados e seus autores fossem presos por 20 anos (não mais que isso); isso significaria que ao se praticar um ato desses a pessoa teria consciência de que sua chance de passar as próximas duas décadas "em cana" seria meio-a-meio. Com toda certeza o índice de assassinatos seria muitíssimo menor do que na situação atual ou mesmo na eventual vigência da pena de morte.
2) Não podemos nos esquecer dos erros do sistema policial e judicário, que ocorrem em toda parte do mundo. O consagrado dito popular já diz que "apenas para a morte não há solução" e é o que se dá ao se constatar uma falha após a execução de um inocente. A compensação financeira, por parte do Estado, a alguém preso injustamente é sempre insuficiente porém infinitamente mais adequada que a reabilitação "post mortem".
3) "É mais barato executar um condenado que mantê-lo por anos na prisão". Verdadeiro? Somente em um sistema despótico, em que não se concede o adequado direito de defesa. No sistema judiciário ocidental, com amplo direito de recurso no decorrer do processo, o caso pode se arrastar por anos, com a intensa mobilização dos escassos recursos humanos e materiais do judiciário, a um custo financeiro superior, "na ponta do lápis".
4) A evolução do processo civilizatório supera etapas e uma dessas é o direito do Estado dispor da vida de seus cidadãos. Não julgo inadequado que alguém, no calor da hora, mate quem ameace sua própria vida ou a de seus familiares, porém não concordo que se dê direito ao Estado de matar friamente qualquer um, seja a que pretexto for.
2007-02-16 01:33:39
·
answer #2
·
answered by carvalhoclinico 5
·
0⤊
0⤋
o dia que algum político "graúdo" pegar no mínimo 6 meses de cadeia, ai sim eu tenho a certeza que este pais esta mudando, ao contrario, estaremos na mesma mherda que estamos
2007-02-14 02:08:19
·
answer #3
·
answered by BUCAINA 7
·
0⤊
0⤋