English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

E você sabe que o Governo quer facilitar convocação de plebiscitos?
O que você acha desta inicitiva? Acha que vai dar certo?

2007-02-13 23:20:20 · 9 respostas · perguntado por ? 1 em Governo e Política Participação Civil

9 respostas

Olá ♪ Bryza ♀

Maravilhosa sua pergunta! Viu só a confusão que ela causou?! Costumo esclarecer isso direto por aqui.
_____________

Segundo o TSE:

47. Qual a diferença entre plebiscito e referendo?

Plebiscito é uma consulta prévia que se faz ao eleitor sobre determinado assunto, sem a intervenção de seus representantes políticos (senadores, deputados federais, estaduais, distritais e vereadores). O plebiscito é convocado anteriormente a ato legislativo ou administrativo, cabendo ao povo, pelo voto, aprovar ou recusar o que lhe tenha sido submetido a apreciação (Lei nº 9.709/98, art. 2º, § 1º). Trata-se de instrumento de democracia direta, previsto no art. 14, I, da Constituição Federal. Exemplo recente ocorreu em 1993, quando todos os eleitores do Brasil foram chamados a participar do plebiscito para definir a forma (república ou monarquia constitucional) e o sistema (parlamentarismo ou presidencialismo) de governo do país.

Referendo é uma consulta posterior que se faz ao eleitor para confirmação ou não-confirmação de uma medida do corpo legislativo. Assim como o plebiscito, o referendo também é instrumento de democracia direta, previsto no art. 14, II, da Constituição Federal, e é convocado após a edição de ato legislativo administrativo, cumprindo aos cidadãos a respectiva ratificação ou rejeição (Lei nº 9.709/98, art. 2º, § 2º). Exemplo recente foi o referendo ocorrido em 2005, por meio do qual os eleitores votaram sobre a proibição do comércio de armas de fogo e munição no Brasil.
_____________

Assim, Plebiscito é consulta, com posterior aprovação por palamentares e Referendo é decisão.

Quanto a minha opinião sobre essas iniciativas, confesso que não sou muito a favor.

Os motivos são simples:
1º) Devido ao alto custo, veja no site do TSE, o quanto foi gasto em 2005 com o Referendo sobre as armas;
2º) Devido a evidente manipulação de votos. Não sei se soube, mas Hugo Chaves alterou toda a Constituição Venezuelana através de medidas como essas. Ele utilizou a desculpa "decisão do povo", para alterar o que bem queria, só o que precisou foi de projetos assistencialistas e manipulação da mídia.

No nosso país creio que iniciativas assim não teriam resultados diversos. Primeiramente, é necessário concientizar o brasileiro a votar pelo bem de todos e não pelo interesse próprio (do bolsa-esmola a propina de cada dia). => Quando conseguirmos isso, teremos alguns políticos melhores. => Quando tivermos políticos melhores teremos menos manipulação e mais conscientização. => Quando formos todos conscientizados aí podemos pensar em decisões públicas PLENAS.

B-jos para todos.

2007-02-14 00:18:39 · answer #1 · answered by Si 7 · 0 0

Simplesmente uma armadilha p o próprio povo brasileiro, pq a turma bandida colocam questões polêmicas que eles mesmos não poderiam decidir, pois seriam temas impopulares, então o povo é convocado a decidir questões que só interessam à máfia dominante do governo, e este descaradamente intoxa publicidade á favor da sua intenção, que fica escondida, e o povo que não tem condições de decidir se confunde e acaba dando a arma pro ladrão com seu voto. É isso que quase aconteceu no caso do último plebiscito.

2007-02-14 21:27:55 · answer #2 · answered by Paulo E 3 · 2 0

plebiscito: Voto do povo, por sim ou não, sobre uma proposta que lhe seja apresentada

referendo: Direito que têm os cidadãos de se pronunciar diretamente a respeito das questões de interesse geral
dic. aurelio.

2007-02-14 07:25:35 · answer #3 · answered by Mystic 7 · 2 0

Plebiscito e Referendo são formas de consulta popular previstas na Constituição Federal (Art. 14, incisos I e II);

Plebiscito é quando o povo é consultado antes de o governo tomar uma decisão, isto é, o povo é convocado para DECIDIR por uma determinada ação.

Referendo é também uma consulta ao povo, mas após a DECISÃO do governo, isto é, o governo decide por uma determinada ação e, após, submete tal decisão à população. Cabe ao povo aprovar (referendar) ou rejeitar a decisão do governo.

2007-02-14 08:49:13 · answer #4 · answered by patpedagoga 5 · 0 0

Plebiscito é o voto do povo por sim ou não, geralmente sobre uma proposta de lei ou qualquer outra resolução que lhe seja submetida.
Referendo permite a população manifestar através do voto, sobre questões de interesse nacional.
Vamos lá a explicação: o governo toma a iniciativa de interrogar a população por um referendo, e pede para avalizar a sua política, se a resposta confirmara política do governo, ou não caso ele o censure.
Então meu nobre, o referendo pode conduzir a um plebiscito. Em 1963 o Brasil passou por uma situação dessas, quando o povo brasileiro foi consultado para manter ou rejeitar o sistema parlamentarista de governo. Foi optado pelo presidencialismo, e a maior parte transferiu os poderes do Parlamento ao presidente da República que na época era o Sr. João Goulart.
A iniciativa é boa. Vamos esperar para ver.

Eu penso que pode dar certo porque a maioria do povo, elege os representantes e chega na hora eles votam o que querem e não o que nós queremos.

2007-02-14 07:52:54 · answer #5 · answered by Gaucho 2 · 0 1

Num plebiscito, consulta-se a população votande, dando-lhe plena capacidade de decidir sobre os questionamentos que são formulados. Por exemplo, a COnstituição de 1988, com intuito de conhecer democraticamente qual era a preferência nacional, determinou que se realizasse um plebiscito em que o povo decidiria qual a forma de governo a ser adotada, monarquia ou república, além de decidir a respeito do parlamentarismo ou presidencialismo. O povo foi quem dicidiu a questão a sua escolha.
No referendo, a consulta popular se refere unicamente a dizer se o povo aprova ou não determinada medida. Em suma, é dizer sim ou não a uma decisão importante. Esse foi o caso do referendo do desarmamento, em que o povo não decidiu qual medida a ser tomada para combater a violência, só decidiu se a medida apresentada seria ou não aprovada.

2007-02-14 07:38:32 · answer #6 · answered by Me 7 · 0 1

Os meios de comunicação já realizaram o referendo sobre a redução da menor idade. Agora só falta as autoridades políticas fazerem a sua parte, aplicando o plebiscito. Espero ter respondido sua pergunta!.

2007-02-14 07:37:06 · answer #7 · answered by CRM-USA 3 · 0 1

Referendo - É a consulta popular realizada após a aprovação de uma lei, seja ela complementar, ordinária ou emenda constitucional. Ou seja, o cidadão ratifica ou rejeita o que lhe é submetido.
Plebiscito - Consulta ao cidadão no qual ele emite sua opinião, através do voto, sobre um assunto de extrema importância antes de a lei ser constituída. .
Acho que a utilização do plebiscito é válida, pois os governantes saberão o verdadeiro anseio da sociedade, já que os deputados só se preocupam com suas vidas. O problema é a quantidade do dinheiro gasto com estas medidas, principalmente quando o próprio governo quer fazer passar alguma coisa de seu interesse. É certo que utilizarão dinheiro público necessário a outras finalidades públicas mais essenciais.
Abraço.

2007-02-14 07:31:53 · answer #8 · answered by Patricia 7 · 0 1

Plebiscito ou Referendo é a mesma coisa.
É sempre bom um governo, quando tem dúvidas sobre certa Lei, dar ao povo para ele a escolher

2007-02-14 07:27:14 · answer #9 · answered by Manuel Gomes Barbosa 7 · 0 3

fedest.com, questions and answers