English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

E os relatos da tirania luterana não têm fim: “Naturalmente o papa de Wittemberg restabeleceu a excomunhão. Proceder-se-á contra o ímpio, publicamente, diante da comunidade. Quanto aos obstinados, diz Lutero, “que vão para o diabo”. Depois de mortos serão jogados no monturo. Os despojos daquele que se abstiver da comunhão serão tratados como os de um cão. A força das leis deve sustentar a Igreja, pois os homens menosprezam naturalmente o Evangelho. Por essa palavra, usada geralmente, Lutero denomina sua própria doutrina. O ser humano gosta de ser constrangido à verdade pelo gládio. Aqueles mesmos que não tem fé devem ser obrigados a assistir aos sermões. Monges, curas e todos os tonsurados devem ser degolados. “Eu mesmo me ocuparei da missão; bando de patifes, que não são bons senão para desaparecer.” (Brentano: 162-163

2007-02-13 22:17:52 · 4 respostas · perguntado por haroldo jose h 1 em Artes e Humanidades História

4 respostas

SEMPRE EXISTIRAM ESTES GRUPOS NE INFELIZMENTE

2007-02-13 22:29:51 · answer #1 · answered by CHUCK NORRIS RAFA TE AMO 7 · 2 0

A força não, foi na conversa.


...

2007-02-20 04:14:42 · answer #2 · answered by 7 · 0 0

Para os leigos Lutero não foi ninguém, para os católicos ele foi um traidor, mas para os que seguem a Verdade ele foi um agente de Deus que contribuiu para a libertação do homem dos desmandos da Igreja Católica. Acho que se não fosse por ele, muita gente, ainda hoje, estaria sendo enganada comprando um pedaço de lote no céu. "Excomunhão" não é nada e para nada serve. Somente Deus tem esta autoridade de tirar e colocar quem Ele quiser na Sua Igreja, que não é a Católica.
Logo sejamos coerentes com as nossas posições, independemente de credo, pois a história não nega este fato - A Reforma - que traz a reboque uma série de beneficios para a humanidade. Lógico que como ser humano Lutero deve ter errado em algumas questões, porém quem não erra? mas nunca obrigou, à força, que as pessoas o seguissem, até porque não tinha tanto poder assim, como a Igreja Católica por meio da inquisição.
Não esqueçamos! isto é História!

2007-02-13 22:54:34 · answer #3 · answered by gilmar c 3 · 0 0

Claro que não. Se houve a Reforma é porque muitos comungavam com os ideais de Lutero."Uma só andorinha não faz verão".

2007-02-13 22:28:34 · answer #4 · answered by Tetê 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers