Para conhecimento dos queridos participantes que ignoram o fato, é verdade que a Lua se afasta precisamente 3,8 cm por anos. Isso foi e é medido constantemente por observatórios que usam raios laser direcionados para espelhos deixados por 3 das missões Apollo à Lua. Vejam mais e aplaquem suas ignorâncias:
http://www.csr.utexas.edu/mlrs/
http://en.wikipedia.org/wiki/Lunar_laser_ranging_experiment
http://physics.ucsd.edu/~tmurphy/apollo/basics.html
O efeito será que cada vez teremso menos eclipses totais, daqui alguns milhões de anos não existirão mais eclipses solares totais, serão sempre eclipses anulares - provavelmente a humanidade já estará extinta (sorte a nossa que vivemos estes tempos interessantes). Os demais efeitos, como o sincronismo da rotação da Terra mantendo a mesma face voltada para a Lua só ocorreria muito tempo depois que o sistema solar deixar de existir pela explosão final do Sol,ou seja, não acontecerão.
.
2007-02-13 22:35:18
·
answer #1
·
answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7
·
0⤊
0⤋
Que a Terra está entrando em acoplamento com a Lua. À medida que a Lua se afasta, a rotação da Terra se torna mais lenta também. No futuro, esta transferência de momento vai parar, e isto vai acontecer quando o dia terrestre vai durar o mesmo tempo que a rotação da Lua e a translação da Lua em torno da Terra. Neste momento, o dia na Terra vai durar o mesmo tempo que o dia na Lua. E a Lua nunca mais será vista se pondo ou se levantando. Ela vai estar visível apenas em uma face da Terra.
Mas provavelmente este dia nunca vai chegar, já que em 4,5 bilhões de anos, mais ou menos, o Sol vai se tornar uma estrela gigante vermelha, vai perder muita massa, e a órbita da Terra será alterada, isto se não for engolida pelo Sol. Este acoplamento de marés ("tidal locking") vai demorar bem mais que os 4,5 bilhões de anos que faltam para o Sol virar uma estrela gigante vermelha.
2007-02-14 08:40:56
·
answer #2
·
answered by Sr Americo 7
·
1⤊
0⤋
Que morreremos todos por falta de poesia.
2007-02-14 07:10:48
·
answer #3
·
answered by pestilpen3 5
·
1⤊
0⤋
Que estaremos sozinhos.
Que as marés altas e baixas vão sumir e o mar vai virar um grande lago.
Mas daqui a um milhão de anos ela estará a 400 km da terra e até lá certamente já construiram um carrinho que vai e volta rapidinho.
Não se preocupe. Ou melhor se preocupe.....
minha mulher começou a se afastar de mim na cama nesta proporção e hoje ela dorme na cama do vizinho.
2007-02-14 04:42:58
·
answer #4
·
answered by Jimmy Neutron 2
·
1⤊
1⤋
O afastamento se dá em função do atrito das marés, que reduz a velocidade de rotação da Terra e transfere esta energia para a Lua, que fica cada vez mais distante.
Mas esta transferência é muito lenta, e muito antes que a Terra pare já terão se passado os quatro e meio bilhões de anos que restam de vida para o Sol.
2007-02-14 04:41:49
·
answer #5
·
answered by Obs. Phoenix 7
·
1⤊
1⤋
Manoel Fernandes: Exatos 4cm por ano. É pena que eu tenha perdido a trena de precisão para novas medições!
Falando sério, acredito que esse fato se deve também às descargas elétricas dos trovões cuja força faz descolar e incorporar grandes quantidades de nitrogênio sobre a superfície terrestre. Por extensão, isto contribui para o referido afastamento. Prova disto é que, em áreas não adubadas, a produção de cereais aumenta, quando antecedida de grandes trovoadas.
2007-02-14 05:35:46
·
answer #6
·
answered by Oh! WaLtEr 3
·
0⤊
1⤋
Este afastamento, que está acoplado à uma diminuição da velocidade de rotação da terra NÃO é causado pelo atrito das marés, como muitos dizem.
Este fenômeno é mais complexo, e só pode ser entendido com o estudo de gravitação diferencial, mas, basicamente, deve-se à velocidade limitada da propagação da onda de deformação causada pelo empuxo gravitacional da lua na terra. Esta deformação não se alinha exatamente com o sistema terra-lua, gerando um momento angular que causa uma transferência de impulso da rotação da terra para a órbita lunar.
Há cerca de 370 milhões de anos atrás os anos tinham cerca de 400 dias. Estes cálculos foram SIM comporvados por achados arqueológicos. Além disso, relógios atômicos registram diariamente a diminuição da rotação da terra. De tempos em tempos, alguns segundos extras são adicionados à contagem do tempo para compensar este fenômeno!
No futuro, quando o sistema atingir o equilíbrio, acontecerá o análogo do que aconteceu com a lua no passado. As velocidades de roração e translação se igualarão e a Terra exibirá somente uma face para o Sol. Como na lua, haverá uma "face oculta" da Terra.....mas isso ainda demora algumas centenas de milhões de anos!
2007-02-14 05:02:31
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
q daki a 100 anos elavai tarafastada 4 metros...
2007-02-14 03:48:34
·
answer #8
·
answered by Ed 2
·
0⤊
1⤋
Que a gente nao vai ter mais lua para namorar.
2007-02-14 03:48:12
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
3⤋
Isto não é científico.!0 anos seriam 40cm,isto causariria um desequilibrio gravitacional, que em 100 anos a Terra não existiria mais,pois é este equilíbrio fino de d=g que nos mantém em pé, as marés em seu ritmo,as estações, no seu mes e assim vivemos.Sem distorções o universo como un relógio!
Adyr F
2007-02-14 02:43:18
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
4⤋