English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Em termos de sociedade podemos observar que o capitalismo não só explora o conhecimento intelectual, espiritual e pessoal.
Sofrendo pressões o ser humano tende a conseguir entender determinadas coisas que ele se quer não tinha em seu pleno conhecimento.
Esse modelo de sociedade busca no ser humano que ele saiba lidar com diversas situações das quais ele possa aprender, isto digo como vai levar sua vida intelectual sem influenciar outra pessoa , como vai levar sua vida espiritual em meios a tanta diversidades de idéias,como vai levar uma vida pessoal sabendo lidar com certas fraquezas.que possuimos.

Não é uma sociedade para fins de sofrimento e sim claro para compreendimento de nós mesmos.

2007-02-13 16:01:48 · 3 respostas · perguntado por fabio 1 em Artes e Humanidades Outras - Artes e Humanidades

3 respostas

Tenho minhas dúvidas. Acho que o Capitalismo estragou a espécie humana, apesar de ser um sistema que defende a liberdade total e plena. É bom poder adquirir, mas a desigualdade e a desvalorização do trabalho humano aumentam incessantemente, além da violência...

2007-02-13 16:38:48 · answer #1 · answered by pizza 5 · 0 2

Fábio, resumindo o seu texto eu diria que, onde há liberdade, há espaço para o surgimento das contradições humanas, para o auto-conhecimento e o crescimento pessoal.
Mas a questão não é nem essa. Não é certo falarmos em "modelo" capitalista. Isso dá a idéia de que o capitalismo foi algo humanamente pensado e concebido, o que não é verdade. O capitalismo é simplesmente a expressão da liberdade humana. É a forma como economicamente uma sociedade livre ajustaria sua necessidades (demanda) ao suprimento dessas necessidades (oferta). Tudo o mais é retórica, fuga e distorção. As experiências genocidas com modelos totalitários como o comunismo/facismo mostram o preço que se paga por querer fugir da leis naturais.
Pegando um gancho com o que vc disse, no capitalismo, um intelectual pode pensar e propor idéias livremente, sem correr de ser rechassado pelo Estado/censura, ou ter todo o seu trabalho relegado ao esquecimento, simplesmente porque suas idéias não convinham ao Estado.

2007-02-14 00:22:58 · answer #2 · answered by Intelligents are boring 6 · 2 0

Se não fosse esse seu compreendimento...
Não quero dizer de forma alguma que esteja errado, mas que soa mal, soa.
Concordo com toda a sua afirmação, o que gostaria de reiterar é que capitalismo, é uma denominação dada por Karl Marx.
E não se pretende com tal denominação um bom significado.
Mas a história nos mostrou que Marx estava errado.
Países que pretenderam implantar suas idéias, desviaram-se para o nepotismo.
E países como o nosso, que ainda hoje acreditam ser o socialismo ou comunismo, uma saída, ainda estão afundados em miséria e assim permaneceram enquanto mantiverem tais idéias.
Isto se deve ao pensamento básico da teoria marxista: o Estado deve ser forte, ou seja, o Estado deve manter o controle da propriedade.
Em vertentes de tal teoria é aceita a propriedade privada (realidade brasileira), mas pouco adianta, pois o Estado ainda sim consome grande parte da riqueza produzida pela nação para a sua manutenção.
O que é pior é ver que a América Latina, ainda acredita em tal sistema.
É comum também, dizer que a culpa da miséria nestes países, é dos países que já amadurecera, suficientemente para liberalizarem suas economias.
Sim a economia livre é precursora dos direitos humanos, do direito humano fundamental, que é sua liberdade e vida.

2007-02-14 00:04:33 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers