English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Muitas doutrinas e teorias espirituais fornecem uma visão um pouco mais confortável da morte do que apenas o fim de um ciclo orgânico.

Esqueça tudo sobre sua crença, seja ela qual for, pelo menos por um momento, enquanto responde esta pergunta.
Como você passaria a ver a morte - e a vida também - ausente de qualquer espiritualidade? Como você passaria a agir?

2007-02-13 14:20:19 · 13 respostas · perguntado por Hudson 3 em Artes e Humanidades Filosofia

Por favor, não quero polêmicas, pessoas defendendo suas verdades religiosas e assim por diante. Uma criança responde a esta pergunta com facilidade, simplesmente abstraindo a espiritualidade por um momento e colocando-se na situação hipotética para responder. Com isto, teremos respostas verdadeiramente filosóficas.

2007-02-13 14:20:34 · update #1

Pessoal, eu tenho minha religião, sou Cristão, converso com Deus todos os dias, porém, consigo me abstrair de tudo isso por um momento para responder uma pergunta hipotética. Será que tem gente que não consegue se abstrair nem por um momento e responder a uma pergunta hipotética. Usem a imaginação, reflitam um pouco...

2007-02-13 15:17:47 · update #2

13 respostas

Oi! Hudson.
Sabemos que faz parte do ciclo vital, certo? Nascer, crescer, amadurecer, envelhecer e morrer, encarar a morte é muito difícil, isto no sentido normal, mas, perdermos um ente querido como esta criança de 6 aninhos, seria impossível absorvermos conformações, já noutros casos não aceitamos de forma alguma por um determinado tempo, porém, nos conformamos, mas, esquecer jamais.
Um forte abraço.

2007-02-13 14:43:25 · answer #1 · answered by RuyLFreitas 7 · 17 0

desesperadora, creio que a crença seja ela qual for é muito importante quanto a morte nos trás esperança...

2007-02-17 21:30:02 · answer #2 · answered by marcos g 2 · 1 0

A morte, em sua acepção mais profunda, é a cessação da existência. O aniquilamento dela por completo. E isso não existe, é equivocado pensar assim. A existência de qualquer coisa não se extingue jamais, pois na existência está a essência e é ela que vivifica a existência. E a essência, depois de seu despertar jamais adormecerá, jamais se extinguirá seu fulgor, sua luz. Apenas a forma primária ou intermediária é afetada na transição. E essa transição é que se chama, comumente, de morte. No que diz respeito ao ser humano, na efetivação, ou consumação da chamada morte, os átomos se desagregam e os fluidos se dispersam, para formar e vivificar outros corpos, enquanto o espirito ou a essencia, inteligente e consciente de sua propria individualidade, continua a existir, apenas sob outra forma de manifestação. Assim é com relação a lagarta que se transforma em borboleta ou a semente que se transforma em árvore. Portanto a morte não existe, o que existe é transformação, troca de forma. Isso é o que precisamos entender sobre a morte. Portanto, não há a morte, a cessação do existir. Portanto, a vida continua, de forma ininterrupta. A chamada "morte" é apenas uma transição de uma forma para outra, mantendo-se, "inabalável", a essência. A comprovação disso está na natureza. Tudo se transforma, nada se perde. Porque então a nossa essência, a nossa vida, deveria se "perder"? Quanto a vida. Vivo-a, normalmente, com essa visão a me alentar, agindo, consoante aos ditames da consciência e pautando cada ato ou pensamento nos princípios da razão, da lógica e do bom-senso, esse sob a ótica da moralidade. Para que haja uma boa transição é preciso que haja um bom preparo intelectivo e higienização moral e ética cívica, em cada ação ou pensamento, tanto a nível particular, para si mesmo, quanto a nível de sociedade. "Bem viver para bem 'morrer' "

2007-02-16 07:57:17 · answer #3 · answered by Dileto Aedo dos Anjos 3 · 1 0

A morte para mim seria o fim de um ciclo e o começo de uma nova etapa da minha vida , onde eu não tentaria permanecer nos erros atuais e criaria a minha própria maneira de viver independente de ser ou não ser VIVER.
EU AMO O TEU NOME...HUDSON......HUDSON...

2007-02-16 07:24:57 · answer #4 · answered by Ivana 5 · 1 0

A morte seria o fim da minha experiencia humana.
Adorável experiência, mas os átomos que me constituiram, tem muito em que se transformarem.
Portanto, foi bom enquanto durou.
"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
Lavoisier.

2007-02-14 00:48:17 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Na minha opinião a morte é o fim dessa vida, mas esse processo biológico faz parte de uma cadeia de eventos interminável. Essa minha opinião me aproximou do budismo, e eu não acredito em alma, espírito, etc, mas que as pessoas vivem passando de uma existência para outra deixando apenas uma ilusão em forma de corpo decomposto.
A morte é um processo natural, não há por que ter medo dela, devemos entendê-la e aceitá-la. Mas nem por isso a vida não tem o seu valor, por exemplo: eu estou vivo, e acho isso uma maravilha. Vou vivendo até o dia da minha morte. Tenho que estudar e trabalhar, e talvez eu crie uma família, aí a situação muda pois pessoas que eu amo dependem do fato de eu estar vivo. E em mim não haveria muita mudança, pois não há nada o que fazer.

2007-02-13 23:55:01 · answer #6 · answered by Arans 3 · 1 0

Desculpe mas não consigo extrair a espiritualidade. Tenho medo!

2007-02-13 22:41:53 · answer #7 · answered by xis 3 · 1 0

A sua pergunta vai muito além da hipótese; a hipótese limita-se ao terreno do provável, do possível mesmo que improvável seja. Eu sempre vi a vida noutra direção, isto é, completamente espiritualizada. Talvez porque testemunhei coisas inacreditáveis, senão absolutamente raras. Mas voltando a questão que levantou, eu não mudaria em nada se não existisse espiritualidade, não sou bom ou mal por causa da existência de vida espiritual; não, eu não! E a morte nesse caso seria um apagar de luz, nada mais.

2007-02-13 22:38:02 · answer #8 · answered by Doutor Satille 5 · 1 0

nao sou religiosa, e a 'visao' que tenho sobre a morte nao há adornos.. e menos ainda que seja o fim de um ciclo organico.

Teia alimentar; somos parte de um ciclo, precisamos comer o boi[...] o boi necessita dos vegetais e este da terra e seus vermes que se deliciam com nossa carne.

2007-02-13 22:31:51 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 0

Hoje eu vejo a morte, como paz, descanso, fim de um vida com tantos sofrimentos, mesmo que não seja isso tudo que falam sobre a morte, pelo menos eu esqueceria do meu irmão de uma vez, e não sofreria mais!!!

2007-02-13 22:26:54 · answer #10 · answered by Joseli C. 7 · 1 0

fedest.com, questions and answers