Oi Zé
Espanha, Japão e Coréia do sul são três bons exemplos a serem citados na modernidade.
Note nos filmes americanos sobre os pioneiros que as primeiras preocupações quando eles fundavam uma cidade era construir uma igreja, uma escola e a seguir arrumar uma professora para as crianças.
A cultura protestante se baseia na educação (Usa, Inglaterra, Holanda, Alemanha, etc), pois o indivíduo tem que saber ler para poder ler a Bíblia (essa explicação é bem a grosso modo).
Nos países de formação cultural católica as pessoas não precisam aprender a ler porque devem crer no padre que é o seu condutor (padre é pai em latim). Até pouco tempo, os sermões eram feitos em latim, ou seja, o padre pregava, mas ninguém entendia nada. Somente assistia a missa e quando tinha algum problema, procurava o padre para ajudá-lo e isso fez com que os povos de ethos católico se revelem mais dependentes (menos empreendedores) do que os povos de ethos protestante (mais arrojados nos negócios).
Note nos filmes italianos e brasileiros que a igreja tem um "papel central", mas a escola não.
Tem um livro muito legal chamado "a ética protestante e o espírito do capitalismo" escrito por Max Weber que explica isso minuciosamente.
Abs
2007-02-13 11:13:39
·
answer #1
·
answered by Químico 7
·
1⤊
0⤋
Não! Este é um equívoco repetido tantas vezes que parece verdadeiro. O que se chama de educação me parece que quer dizer INSTRUÇÃO ESCOLAR. Se fosse assim, países como Rússia, Romenia, Bulgária e a tão endeusada Cuba seriam o paraíso. No entanto, como não têm capital ( o socialismo nada poupou), e não têm educação 'real', apenas instrução , não sabem, nem podem competir. A verdadeira educação é dada em Israel, Coréia do Sul, Cingapura, países que conseguem ter alta renda 'per-cápita' e participarem do mercado mundial. Veja o caso de Israel, que consegue guerrear, vencer, sobreviver, combatendo mais de 10 países inimigos ou não -amigos ( Egito, Arábia), e ainda ter um padrão de vida até 8 vezes superior a seus vizinhos. Ou a Coréia do Sul, 10 vezes mais rica que sua irmã comunista do Norte. Bom lembrar que todos os países europeus têm educação, faltando às vezes a instrução e o investimento. Países ou nações meramente tribais, como os da África ou semi-bárbaros da A. Latina ( Bolívia, Equador, e até parte do Brasil) têm pouca ou nenhuma educação familiar, além de pouca instrução escolar. Daí a grande dificuldade de avançar, já que dependem apenas dos milagres do Estado, o que torna tudo quase impossível ( caso de Cuba e do Iran, cujas elites instruídas debandaram para os EUA). Portanto, creio que instrução( educação) não é tudo, apenas parte da solução do problema maior. Este se chama CIVILIZAÇÃO.
2007-02-13 21:21:16
·
answer #2
·
answered by pedro de souza 3
·
1⤊
0⤋
Uma educaçao associada com o social...A Coreia do Sul , um exemplo vivo..A 50 anos estva devastada , hoje supera o Brasil em tudo .... Cuba tem uma boa educaçao mas nao ajusta ao bem estar social...
2007-02-13 11:06:42
·
answer #3
·
answered by Cunha 5
·
1⤊
0⤋
Claro que não provaram, pois o Brasil, sim, prova o contrário. Aqui se enriquece na política, roubando, jogando futebol, sendo artista da TV, traficando tóxicos, ganhando na loteria ...
2007-02-13 14:36:26
·
answer #4
·
answered by podocarpo 7
·
0⤊
0⤋
No Canada para voce dirigir um taxi, ser motorista de taxi, a exigencia minima e' ter um diploma de medicina em uma universidade reconhecida. E mesmo assim, voce precisa saber dirigir e entrar na fila e esperar uns 6 anos. Para ser seguranca, leao de chacara, muitas empresas exigem PhD.
O Uruguai foi o unico pais da America do Sul que realmente investiu em Educacao. Lembre-se que o Uruguai depois da Segunda Guerra Mundial tinha um superavit economico. O governo investiu massivamente em educacao. De repente, todo mundo era doutor e nao havia emprego. Entao surgiu Los Tupamaros no Uruguai, era um movimento guerrilheiro, o pais entrou em caos. Os Doutores fugiram para o Canada, e eles acabaram desenvolvendo um pouco a economia na america do norte.
2007-02-13 11:09:42
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Coréia do Sul e Japão são os exemplos mais recentes ... e logo logo vem a China e a India.
O contra-exemplo é Cuba ... se bem que eles estão sob embargo econômico. No dia em que levantarem o embargo (provavelmente depois da morte de Fidel Castro), voce irá ver a disparada econômica que vai haver em Cuba !
Isso porque a população teoricamente está preparada (educação), haverá muitos descendentes cubanos que vivem nos States que irão investir na sua terra natal além dos investimentos americanos e europeus!
2007-02-13 11:09:26
·
answer #6
·
answered by KMare 7
·
0⤊
0⤋
Finlândia, Suécia, Dinamarca, Holanda, Bélgica, Nova Zelândia e a Espanha vem firme nesse caminho. Na América do Sul, o melhor é o Chile.
2007-02-13 11:06:26
·
answer #7
·
answered by jota e 4
·
0⤊
0⤋