English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O cangaço, tendo como referência máxima a figura de Lampião, aterrorizou os sertões do Nordeste durante 20 anos. Comenta-se que, quem mandou acabar definitivamente o banditismo no Nordeste foi, na época, o Presidente da República Getúlio Vargas. Será que um grupo passar vinte anos matando, roubando, estuprando, já não revela sinais fortes de corrupção ou seja, faço, pago e fica por isso mesmo?

2007-02-13 10:41:33 · 3 respostas · perguntado por José Alcir d 1 em Ciências Sociais Sociologia

3 respostas

Com certeza> Ainda que tenha sido Lampião um marginal fora da lei, o seu bando sustentava polícias de vários estados e até a própria igreja do Padim Ciçu du Juazeiro, não deixando, por isso, de ser uma modalidade de corrupção das autoridades, que faziam, como atualmente ainda fazem, VISTA GROSSA. O Presidente (Ditador) Getúlio Vargas, se é que foi ele, só se interessou pela dizimação do bando do famigerado VIRGULINO FERREIRA DA SILVA, qdo, não mais lhe interessou que ele existisse. PARA a época, LAMPIÃO FOI UM HERÓI!!!!!!!!

2007-02-13 13:24:20 · answer #1 · answered by ciririka 7 · 0 0

Tinha um livro antigo em casa (já joguei fora felizmente) que mostra umas fotos do Lampião e das coisas que ele e seu bando fazia com as mulheres quando invadiam uma localidade. É chocante, moças, meninas pequenas com os rostos marcados a ferro em brasa, depois de serem estupradas e terem os homens da família mortos barbaramente. Não me conformo de saber que existem pessoas hoje em dia que cultuam a imagem de Lampião como uma espécie de "herói" nordestino. Lamentável.

2007-02-13 18:47:56 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Bandoleiros existiram em todos os países do mundo.

2007-02-13 18:45:21 · answer #3 · answered by baretta 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers