Diz um ditado..
se alguém rouba sua galinha, e vc quer que ele te devolva a galinha isso é justiça...se vc quer que ele pague com sangue isso é vingança....
2007-02-13 09:04:50
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
4⤊
1⤋
Ed R,
O termo justiça (do latim iustitia, por via semi-erudita), de maneira simples, diz respeito à igualdade de todos os cidadãos. É o principio básico de um acordo que objetiva manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal (constitucionalidade das leis) ou na sua aplicação a casos específicos (litígio).
Sua ordem máxima, representada em Roma por uma estátua, com olhos vendados, visa seus valores máximos onde "todos são iguais perante a lei" e "todos têm iguais garantias legais", ou ainda, "todos têm iguais direitos". A justiça deve buscar a igualdade entre os cidadãos.
O Poder Judiciário no Estado moderno tem a tarefa da aplicação das leis promulgadas pelo Poder Legislativo. É boa doutrina democrática manter independentes as decisões legislativas das decisões judiciais, e vice-versa, como uma das formas de evitar o despotismo.
Segundo Aristóteles, o termo justiça denota, ao mesmo tempo,legalidade e igualdade. Assim, justo é tanto aquele que cumpre a lei (justiça em sentido universal) quanto aquele que realiza a igualdade (justiça em sentido estrito).
Vingança consiste na retaliação contra uma pessoa ou grupo em resposta a algo que foi percebido ou sentido como prejudicial.
Embora muitos aspectos da vingança possam lembrar o conceito de igualar as coisas, na verdade a vingança em geral tem um objetivo mais destrutivo do que construtivo.
Quem busca vingança deseja forçar o outro lado a passar pelo que passou e/ou garantir que não seja capaz de repetir a ação nunca mais.
A ética da vingança é acaloradamente debatida na filosofia. Alguns acreditam que ela é necessária para se manter uma sociedade justa.
Em algumas sociedades se acredita que o mal inflingido deve ser maior do que o mal que originou a vingança, como forma de punição. A filosofia de "olho por olho" citada no Velho Testamento da Bíblia (Exôdo 21:24) tentou limitar o dano causado, igualando ao original, para evitar uma série de ações violentas que escalassem rapidamente e saíssem do controle.
Outros argumentam contra a vingança alegando que se assemelha à falácia de que "Dois erros fazem um acerto". Alguns cristãos interpretam a passagem de Paulo "A mim a vingança; a mim exercer a justiça, diz o Senhor" (Epístola aos Romanos 12:19, na versão da Bíblia Sagrada da editora Ave Maria) como significando que apenas Deus tem o direito de praticar a vingança.
Um abraço
2007-02-21 08:53:47
·
answer #2
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
A vingança está baseada no ódio, a justiça não.
A vingança visa reparação de um ato passado, e a justiça (punição) tem como objeto o resguardo dos direitos de cada um e o de todos em conjunto.
....
2007-02-21 05:07:23
·
answer #3
·
answered by Zé 7
·
0⤊
0⤋
Justiça é punição sem severidade,
Vingança é punição a mesma altura e grau do delito cometido como fato gerador.
2007-02-21 03:42:38
·
answer #4
·
answered by Paulo 21 3
·
0⤊
0⤋
Quem acredita em Deus segue a Bíblia e, sabe que desde os tempos de Moisés que Deus escreveu as Leis, para se fazer "Justiça", combatendo assim a Lei de Talião, que era "Dente por dente e olho por olho," do tempo de Abraão. Mais tarde veio a Luz, que é Jesus e nos revela, que não atiremos a primeira pedra.... E, que devemos nos entregar a justiça e deixar a "Vingança para Deus", (Deixai a Ira para mim, Eu sou o Senhor seu Deus), então, sei que é muito difícil para nós, seres mortais, separar-mos na hora da dor; uma coisa da outra, mas não acho que seja a mesma coisa. Vingança é um ato humano cruel, passional, não tem diferença da maldade que foi praticada. Sei que é muito difícil, mas a justiça é um julgamento, em que até existem falhas, mas é melhor.... Só Deus para nos ajudar, é a única justiça real que conheço.
2007-02-21 00:15:41
·
answer #5
·
answered by anacavasi 1
·
0⤊
0⤋
Infelizmente a população confunde JUSTIÇA ao englobar a Polícia, o MInistério Público, o Judiciário, que na verdade são os componentes indispensáveis ``a aplicação da |Lei pelo Judiciário, ao ponto de, nos tempos já idos (ou até mesmo hodiernamente), a POPULAÇÃO referir-se á Polícia cognominando-a de DONA JUSTA, isso porque o que imperava (e ainda hoje impera), o poder do cacetete que é feito de BORRACHA, produto do Amazonas, assim também denominado. As leis benignas são feitas pelos senadores e deputados, lídimos representantes do povo. VINGANÇA já é vindita, é a justiça feita pelas próprias mãos, o que acaba sendo crime.
2007-02-20 08:43:01
·
answer #6
·
answered by ciririka 7
·
0⤊
0⤋
depende...aqui na terra é tudo a mesma porcaria...
justiça só a de "DEUS" MESMO...
2007-02-20 04:09:26
·
answer #7
·
answered by OvElHa NeGrA 2
·
0⤊
0⤋
A Justiça não pressupõe qualquer emoção. A vingança pressupõe òdio!
2007-02-20 01:52:02
·
answer #8
·
answered by Maria 4
·
0⤊
0⤋
Justiça: vc aplica a pena correta/permitida por lei ao crime/contravenção praticado
Vingança: vc aplica a pena conforme a intensidade do seu ódio
2007-02-20 01:31:11
·
answer #9
·
answered by zerenda2000 4
·
0⤊
0⤋
Que pergunta bicho ? não tem nada haver, uma coisa com a outra.
2007-02-19 08:35:23
·
answer #10
·
answered by Jose Araujo 2
·
0⤊
0⤋