English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu gostaria de entende-las...

2007-02-13 08:38:43 · 5 respostas · perguntado por Adri.pr 4 em Família e Relacionamentos Outras - Família e Relacionamentos

5 respostas

liberdade e quando se pode fazer tudo mas com regras sem desrespeitar leis ou regulamentos nem ferir ninguem, e libertinagem e uma liberdade sem ordem sem limites sem regras. a uma maxima que diz " liberdade sem ordem viva libertinagem "

2007-02-13 08:44:00 · answer #1 · answered by tchuco 2 · 0 0

Liberdade: Você é livre para fazer tudo que te der na telha, respeitando o limite do teu próximo, passou disso virou libertinagem.

2007-02-13 16:48:46 · answer #2 · answered by morena feliz 3 · 1 0

Eu vou explicar de uma maneira bem simples:
Exemplo 1- Você tem um marido e ele tem várias amigas de trabalho. Ele te pergunta se pode convidar algumas dessas amigas para um churrasco na casa de vocês no final de semana. Você responde:"- Claro que sim, suas amigas também são minhas amigas."- Isso é liberdade.
Exemplo 2- A mesma situação do exemplo 1, só que durante o churrasco, seu marido fica de sacanagem com uma das amigas dele- Isso é libertinagem.
Espero que tenha ficado claro para você.

2007-02-13 16:44:05 · answer #3 · answered by lilinha32 7 · 1 0

LI.BER.DA.DE: É mesmo que vc está vendo TIRADENTES!
s.f. 1 A faculdade de uma pessoa fazer ou deixar de fazer por seu livre arbítrio qualquer coisa. 2 Independência; autonomia. 3 Licença. 4 Confiança, familiaridade. 5 Faculdade de praticar tudo aquilo que não é proibido por lei. 6 Condição de homem livre. 7 Faculdade de cada um se decidir pelo que entende ou pelo que lhe convém, nos limites impostos pelas normas legais. 8 Franqueza; sinceridade. 9 Ousadia. 10 Deliberação. 11 Liberdade de imprensa: direito assegurado a todos de publicar o que pensam, sem necessidade de autorização ou censura prévia, respondendo pelas falsidades ou excessos. 12 Liberdade de linguagem: violação das normas gramaticais; linguagem imprópria ou desabrida. 13 Liberdade de pensamento: direito assegurado a todos de externarem opiniões ou pensamentos. 14 Liberdade provisória: a que se concede ao réu quando sua detenção é desnecessária à prova e revogável a qualquer momento. 15 Liberdade sob palavra: concessão dada a um prisioneiro e mediante o compromisso de não se evadir, que lhe autoriza locomover-se fora da prisão. 16 Liberdade vigiada: a que resulta da guarda e reeducação de menor por pessoa ou instituição que se fazem responsáveis.

LI.BER.TI.NA.GEM: É mesmo que está vendo um "gabola".
s.f. Devassidão; impudicícia; desregramento de costumes; licenciosidade.

2007-02-13 17:04:36 · answer #4 · answered by duque 4 · 0 0

Com a ajuda do Aurélio:
LIBERDADE:
1. Faculdade de cada um de decidir ou agir segundo a própria determinação.
2. Poder de agir, no seio de uma sociedade organizada, segundo a própria determinação, dentro dos limites impostos por normas definidas.
3. Faculdade de praticar tudo quanto não é proibido por lei. 4. Supressão ou ausência de de toda opressão considerada anormal, ilegítima, imoral: Liberdade não é libertinagem.

2 - LiIBERTINAGEM:
Devassidão, desregramento, licensiosidade.

Liberdade não se parece nem um pouco com Libertinagem.

O grande erro da maioria, talvez se dê ao fato de achar que liberdade é fazer tudo o que se quer, o que se pensa. Bom fosse se isso realmente acontecesse. Mas não acontece. Porque vive-se em democracia (vive-se?), se tem o direito de pegar o carro dos outros na rua e sair andando? Temos o direito de xingar as pessoas sem nem ao menos conhece-las? Pode-se entrar na casas dos outros e pegar o que quisermos? Não, não podemos e nem por isso deixamos de viver em liberdade. Liberdade não é termos direito de fazer o que quisermos.

LIBERDADE SEM COMPROMISSO COM A VERDADE E RESPONSABILIDADE TORNA-SE LBERTINAGEM, e libertinagem das feias. A liberdade tem regras, libertinagem não.

A liberdade seria a capacidade de tomar posições espontâneas diante do bem e do mal, sem ser arrastado à força para um nem para outro.

Talvez esteja aqui o grande erro: o homem saber que é livre. E usar essa mesma liberdade para tornar-se libertino.

A liberdade de expressão exercida em tantos veículos de comunicação no Brasil. Peguemos como exemplo a televisão, vista por quase 100% dos lares. Há que se vetar a exibição de cenas, ou seja, censurar tal veículo? Hoje digo que não. Vetando o conteúdo televisivo é como se estivessem vetando nosso direito de escolha. Se somos livres para ver, ler e ouvir o que queremos, também somos livres para não aceitar o que veiculam. O que acontece, é que o que hoje é exibido, torna-se tão real e verdadeiro que é aceito como exemplo em nossas casas. Torna-se mais do que real, torna-se um aprendizado. É aí que a libertinagem entra e transforma todo o espetáculo que é a liberdade.

A televisão hoje consegue sem muito trabalho nos dar péssimos exemplos de conduta. Ética e moral são pouco veiculadas e quando são, precisam gritar para conseguirem atenção. Exemplos como as novelas, filmes e séries atualmente exibidos denotam a idéia do que somos convencidos a supostamente seguir. Isso sem falar nas propagandas cada vez melhores (?) onde suscitam o consumo e suas necessidades falsas. Hoje, ter liberdade é andar na moda, afinal o dinheiro é seu. Hoje, liberdade é assistir o que dá prazer, a TV é sua. E por aí se vão horas desperdiçadas com uma libertinagem travestida de liberdade.

È chegado o momento de acordarmos pra esse mundo disfarçado. Estamos como em um baile a fantasia. Todos nós.

Liberdade não é fazer só o que eu quero, ela é muito mais do que uma simples vontade, um simples desejo. Liberdade com certeza, implica em ser livre, apoiado pela verdade e responsabilidade. Em valores que nos dê valor e não status.

Lembremos do jogo da rima. A liberdade quando vivida em sã consciência rima com felicidade. Libertinagem muitas vezes rima com sacanagem. Não que isso - falando em libertinagem - seja regra, mas também está longe de ser exceção. Temos liberdade por exemplo em visitar alguém doente, e não a libertinagem em fazer alguém adoecer.

Pensemos nisso!

resumo do texto de Vitor Carlos Rosalem

2007-02-13 16:53:02 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers