English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Me contaram que "João sem braço" era um ladrão de ouro que agia na estrada real na época do império, que ele ficava escondido na beira de um precípicio e quando a última mula da tropa carregada de ouro passava pela beirada escorregadia ele a empurrava com um forte golpe de corpo e ela despencava. Alguem sabe se essa história é verdadeira?

2007-02-13 07:49:07 · 4 respostas · perguntado por martinsprf 3 em Educação e Referência Citações

4 respostas

João-sem-braço provavelmente surgiu de comentários de homens anônimos que alegavam nada poder fazer, quando solicitados a trabalhar, disfarçando a preguiça, pois ao nobre era dado o direito de não trabalhar, de manter os braços livres para nada fazer, a não ser dar ordens para que outros fizessem todos os trabalhos, estando os simples absolutamente impedidos de fazer a mesma coisa.

Trabalhar a terra consolidou-se na herança cultural portuguesa como ignomínia, castigo imposto a quem não podia fazer mais nada, a não ser viver da lavoura.

De outra parte, os condenados tinham os braços amarrados e nada podiam fazer para evitar o suplício, fosse a forca ou a decapitação. Há ainda mais uma hipótese que vincula a expressão às Santas Casas de Misericórdia, curiosa e criativa forma que o Estado português inventou para deixar de tratar da saúde, atribuindo tal obrigação a ordens religiosas e a organizações civis, sem custos para o erário.

Como Portugal formou-se a partir de sucessivas guerras travadas em seu próprio território, eram muitos os feridos e aleijados que, por sua condição, estavam impedidos de trabalhar, os primeiros temporariamente, e os outros para o resto de suas vidas, em muitos casos. Simular não ter um ou os dois braços constituiu-se em escusa para fugir ao trabalho e a outras obrigações. Não demorou e a expressão ‘dar uma de joão-sem-braço’ migrou para o rico, sutil e complexo reino da metáfora, aplicando-se a diversas situações em que a pessoa se omite, alegando razão insustentável.

2007-02-13 13:29:12 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

acho que a expressao vem no sentido de que eh como uma pessoa deficente fisica...que nao tem braco e nao pode fazer nada....dai se quer dizer que eh como um joao que nao possue um braco e nao pode fazer nada...blz...

2007-02-13 08:04:38 · answer #2 · answered by Phoenix 6 · 0 0

sEI LÁ

2007-02-13 08:03:26 · answer #3 · answered by Jackson Resende 5 · 0 0

sabe-se lá

2007-02-13 07:57:58 · answer #4 · answered by tina l 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers