A diferença entre amor e paixão...
Paixão: do latim passione = sofrimento, sentimento excessivo; afeto violento; entusiasmo, cólera, grande mágoa; vício dominador; alucinação; sofrimento intenso (lembra-se? PAIXÃO de Cristo)
Paixão, já no vocabulário grego deriva de paschein, padecer uma determinada ação ou efeito de algum evento. É algo que acontece à pessoa independente de sua vontade ou mesmo contra ela. De paschein deriva pathos e patologia. Pathos designa tanto emoção como sofrimento e doença.
Amor, na verdade, é um só, a diferença está no que as pessoas julgam estar sentindo. Muitas pessoas interpretam EMOÇÔES fortes como sendo amor, porém o SENTIMENTO verdadeiro não causam brigas, ciúmes, inveja, discórdia, nada disso decorre do verdadeiro amor.
Esse tipo de sentimento é resultado do nosso “EU”, da nossa vontade, dos nossos desejos, enfim, do nosso egoísmo e nada mais além disso. O sofrimento nunca será sinal de amor. Quando o amor é real ele “tudo espera, tudo crê, tudo suporta... o verdadeiro amor jamais acaba”.
Enfim Paixão é emoção, amor sentimento...
Você pensa que emoções e sentimentos são sinônimos?
- quando é Amor o que você sente - não importa por quem
ou pelo quê - a sensação é tão agradável, que você não
sente o mínimo desejo de se livrar dela.
O Amor é sentimento. Sentimento faz bem.
- quando é ódio, você pode notar que é como se o seu peito se
fechasse, o ar parece ser insuficiente para sua oxigenação.
A respiração fica ofegante e curta. É uma sensação horrível.
O ódio é emoção. Emoção faz mal.
É comum confundirmos pessoas sentimentais com pessoas
emotivas e pensamos que é a mesma coisa, mas não é:
a pessoa sentimental não sofre, mas a emotiva sim.
Emocionar-se é "doer-se".
Emoção é ruído. Sentimento é silêncio.
A paixão é emoção e, só por isso,
faz tanto estardalhaço, tanto estrago no continuar das coisas.
Há quem mate "em nome do Amor", mas há um engano:
a paixão pode fazer matar, mas o Amor não.
Há um incontável número de coisas que sentimos e
que são confundidas, ora com sentimento, ora com emoção.
São emoções: ódio, a inveja, o ciúme, vingança, ressentimento, a culpa, a mágoa, a raiva, e por aí a fora.
Você notou como tudo isso é denso, pesado, sufocante?
As emoções nos prendem, os sentimentos nos libertam.
Não há necessidade de eu listar o que são sentimentos,
pois você - com certeza - já percebeu que eles são
exatamente tudo que é o oposto dos listados acima.
2007-02-13 02:36:37
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
5⤊
0⤋
Muitas teorias , mas a verdade é simplificada é que a paixão é arrebatadora, parece uma loucura ter a pessoa por perto, é muitoooo desejo de ter/ver a pessoa, o amor é passivo, vc sente muito carinho pela pessoa, quer agradar, que estar junto, fazer as coisas juntos e dura anos, diferente da paixão que tem prazo, depois que acabar o "fogo" acabou a paixão e depois pode até virar um amor.
2007-02-13 02:45:29
·
answer #2
·
answered by Dani 4
·
1⤊
0⤋
agatha,
A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação.
Fala-se do amor das mais diversas formas: amor físico, amor platônico, amor materno, amor a Deus, amor à vida. É o tipo de amor que tem relação com o caráter da própria pessoa e a motiva a amar (no sentido de querer bem e agir em prol).
O amor do tipo eros é aquele amor romântico que uma pessoa sente por outra. É o amor que se liga de forma mais clara à atração física, e freqüentemente compele as pessoas a manterem um relacionamento amoroso continuado. Nesse sentido também é sinônimo de relação sexual.
No amor reside o sentimento de gratidão, instintivo, compaixão, doar-se sem a consciente intenção de esperar algum retorno. É o caso do amor oriundo da troca diária de afeto, tolerância, respeito e zelo, entre os cônjuges. É o caso do amor instintivo da mãe ou do pai pelo filho, do filho pela mãe ou pelo pai.
A paixão é um sentimento oriundo da afinidade intelectual, da afinidade de interesses, da admiração sobre a personalidade alheia, do nível comparativo de utilidade da própria personalidade e sua conseqüente reafirmação.
Um abraço!
2007-02-14 09:25:49
·
answer #3
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
Para mim, paixão é aquele fogo que temos quando estamos apaixonado por alguém, toda hora você quer ter a pessoa ao seu lado, é mais ou menos como uma doença que você não consegue controlar (por causa da paixão muitas pessoa matam)... A paixão é atração física, sexual é mais coisa de pele.
Agora amor chega com o tempo, quando você conhece a pessoa nos mais íntimos detalhes, quando você sabe seus defeitos, quando mesmo com a convivência você consegue admirar, respeitar, cuidar dessa pessoa...
Para mim amor de verdade só se experimenta com a convivência, ou seja, depois do casamento (ou depois que mora junto), porque aí você vai descobrir as manias da pessoa; todos os dia você vai acordar e dormir com a mesma pessoa, isso é amor, apesar de tudo o tempo não apaga o fogo e você aprende a lidar com a personalidade da pessoa...
Beijos!!!
2007-02-13 03:00:04
·
answer #4
·
answered by cinderelamoderna 5
·
0⤊
0⤋
A paixão é como fogo de palha. É aquele arroubo, aquela loucura, porém pouco dura, acaba logo.
O amor nunca acaba, por incrível que possa parecer. O amor é paciente, é perdoador., tudo suporta, encontra sempre uma desculpa para outra pessoa que se ama.
2007-02-13 02:48:09
·
answer #5
·
answered by nos galhos secos 4
·
0⤊
0⤋