O NEGO E A BANDEIRA
A palavra NEGO consta na bandeira da Paraíba para registrar um fato histórico que teve muita repercussão nas décadas de 20/30.
João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque era Presidente (Governador) da Paraíba desde 22.10.28.
João Pessoa tinha muito prestígio por ser sobrinho do ex-Presidente Epitácio Pessoa e Ministro do Supremo Tribunal Militar, daí ter sido indicado para presidir a Paraíba.
Na época, era Presidente da República Washington Luiz, paulista.
Em 1929, iniciou-se o processo de eleição para o novo Presidente da República.
Existia a chamada aliança café-com-leite, pela qual São Paulo e Minas se revezavam no exercício da Presidência da República: esse acordo era apoiado por Epitácio Pessoa.
Washington Luiz rompeu o acordo e indicou como seu candidato à Presidência outro paulista, de nome Júlio Prestes.
João Pessoa, inconformado, NEGOU o apoio da Paraíba ao candidato Júlio Prestes, apoiando a candidatura de Getúlio Vargas, gaúcho, lançado pelo Presidente de Minas Gerais, Antônio Carlos.
Foi formada então a Aliança Liberal, composta dos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba, sendo João Pessoa escolhido candidato a vice-presidente na chapa aliancista.
João Pessoa teve a coragem cívica de passar um telegrama ao Governo Federal negando qualquer apoio, daí o famoso NEGO, inserido na bandeira da Paraíba, num vermelho de sangue e preto de luto;
O NEGO de João Pessoa foi um gesto de altivez que teve repercussão nacional, sendo registrado como um fato histórico: mudou a bandeira da Paraíba que, no seu todo, representa uma homenagem a João Pessoa, assassinado logo após, em 26.07.30, ainda no exercício do governo do Estado da Paraíba.
A bandeira foi idealizada nas cores vermelha e preta, sendo que o vermelho representa o sangue derramado por João Pessoa e o preto, o luto que se apossou da Paraíba com sua morte.
Todos esses fatos desencadearam a Revolução de 1930, que culminou com a deposição de Washington Luiz em 24.10.30.
2007-02-13 00:26:45
·
answer #1
·
answered by Juarez dos Reis Correa 4
·
0⤊
0⤋
Paraíba.
Fique esperto com o ascento da pronuncia porque deve ser lida "Négo" e não "Nêgo" como um monte de gozadores baratos falam por aí. Essa palavra se refere ao fato do Governador João Pessoa ter se negado a ter um sucessor indicado pelo então presidente Washington Luiz.
Após esse fato, ele foi assassinado e por isso foi transformado no "mártir da revolução de 1930", comandada pelo gaúcho Getúlio Vargas.
Muitos historiadores crêem que foi o próprio Getúlio que mandou matar João Pessoa porque sem o evento da sua morte para comover a opinião pública, provavelmente o golpe de 1930 não teria se consolidado.
A capital da Paraíba leva o Nome de João Pessoa numa homenagem a esse seu ilustre cidadão.
A cor vermelha representa o sangue derramado de João pessoa e a cor preta representa o luto do povo paraibano pela sua morte.
Abs
2007-02-13 08:36:00
·
answer #2
·
answered by Químico 7
·
0⤊
0⤋
É a Paraíba. Se não estou enganada, a inscrição "NEGO" vem do verbo negar, primeira pessoa do singular, presente do indicativo... "eu nego".
2007-02-13 08:23:23
·
answer #4
·
answered by Verbena 6
·
0⤊
0⤋