English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Pelas perguntas que fiz e pelas respostas que já recebi, ficou esta antítese, contradição. Eu acho que as duas coisas estão deturpadas. Os pais não educam mais com rigor, falta autoridade, ou simplesmente eles se alienam e deixam os filhos sem rumo, e o Judiciário se perde em função da corrupção e da vaidade do cargo. Juízes acham que são deuses. E o sistema é corrompido por causa da disputa pelo poder. O Povo se interessa por futebol, carnaval, praia e sexo, e o resto fica para ser gerido pelos aproveitadores.
Onde está a solução?

2007-02-12 23:55:42 · 11 respostas · perguntado por SEM TOP 7 em Governo e Política Polícia e Aplicação da Lei

Em paises de legislação mais avançada, pais que não cumprem a função de educar seus filhos, ou os desamparam, são penalizados e até perdem a guarda dos mesmos. Isto é função do judiciário, que deve sim, abranger todos, inclusive ele próprio, reparando seus próprios erros. O judiciário é a chave geral do sistema. Não importa quem faça as leis, ou como são feitas, pois o código de conduta humana civilizatória é natural e os juízes podem julgar a favor dela, independente do que está escrito.
O problema é que nossos julgadores interpretam a lei por motivos monetários.Isto é muito triste.

2007-02-13 00:22:57 · update #1

11 respostas

Olá...

Precisamos começar a separar as coisas, pois nem tudo é simples como parece.

1º) O problema não é o Judiciário, nem as Leis, mas a falta de aplicação delas. Há alguns motivos para esse descaso, dentre os quais:
- O órgão máximo para julgamento de "inconstitucionalidades" (STF), é composto por Ministros indicados (pelo Presidente), portanto, "suspeito" quando a sua imparcialidade;
- O órgão máximo para julgamento quanto a matérias referentes as demais leis ordinárias (STJ), é composto por Ministros indicados (não preciso repetir, né?!);
- O brasileiro (cidadão comum), respeita uma lei e desrespeita outra. Exemplo: a) não registra seus imóveis em cartório, fazendo contratos de gaveta; b) não paga seus impostos em dia (alguns deixam o IPVA vencido por anos a fio); c) prefere dar uma propina ao guarda a pagar a multa (se não existisse propina não existiria guarda corrupto); d) uma pesquisa recente demonstrou que 90% dos cidadãos, se fossem políticos, agiriam como eles; e) o cidadão reclama mais não age, não reivindica, não cobra, nem sabe o que os caras (parlamentares) andam fazendo com o mandato que lhes foi outorgado. Etc...

2º) Brasileiro gosta de uma "gambiarra". Não viabiliza medidas para o crescimento, desenvolvimento sustentável, criação de oportunidades, etc... A fim sempre de preservar seus benefícios e privilégios (do bolsa-esmola a propina de cada dia), além dos direitos adquiridos (direitos trabalhistas e previdenciários, por exemplo). Mas, quando acontece a algo hediondo, como a morte do menino João Hélio, só quer saber de mudar as leis (como se mudasse algo) e instituir pena de morte e prisão perpétua (como se isso fosse resolver todos os nossos problemas).

3º) Nosso problema é institucional, de caráter, valores, cultura... Não de leis ou errônea aplicação delas.

Mas, muitos ainda preferem culpar o Código Penal. Eu, particularmente, não acho que ele seja perfeito, mas se fosse cumprido, juntamente com as demais leis, já seria um enorme progresso.

Nos falta é a Ordem... Aquela da nossa bandeira... Pois o progresso é conseqüência.

B-jos para todos.

2007-02-13 00:02:37 · answer #1 · answered by Si 7 · 0 0

Não existe uma causa apenas. Na realidade é uma sucessão de pequenos erros cometidos ao longo do tempo. São causas concorrentes, que culminam nisso que estamos assistindo e pior, estamos nos acostumando com essa violência. Sorte...

2007-02-13 02:20:49 · answer #2 · answered by Giovanni R 2 · 2 0

A chave da pergunts/ resposta esta na definição da NORMOSE, a doença da NORMALIDADE, em uma sociedade consumista banalizando os valores da pessoa. Vc vale o que tem, não podemos botar nas costas dos PAIS, pois injusto, vez que muitas vezes, trabalham de sol a sol por um salário de miséria, sem que seus filhos tenham onde ficar adequadamente, não que eles não queiram, mas porque lhes é negado, a si aos seus os meios.
Quanto ao judiciário, não adianta apenas a boa vontade pois os meios são essenciais, como nos ensina o velho adágio de BOAS INTENÇÕES, O INFERNO ESTA CHEIO, vejam como a camara vem com seu lero lero, dizer seus deputados i9ndignados, LOROTA...Vejam o TERMO "NORMOSE", que esclarece a IMBECILIDADE geral, dirigida dos que dominam.
Vivemos em uma sociedade onde os valores são de cada um por SI e vejam: BANQUEIROS e OUTROS "empresários", tem moral e peocupação social tão "SIMILAR" à qualquer figura da CRIME ORGANIZADO...........

2007-02-13 02:12:14 · answer #3 · answered by SENSATEZ 1 · 2 0

A solução está quando os políticos pararem de pensar em seus aumento de salários e pararem de ser corruptos!!, quando Lula parar um pouco de viajar, e de querer vender nosso amazonas para o EUA!!Quando o lula parar de dar bolsa esmolas, e colocar mais emprego e parar de querer tirar o fundo de garantia do trabalhador, pois é o unico meio de ajuda para classe trabalhadora!!!Ou seja mais condições não só de sobrevivência mais de crescimento para a sociedade!! Os pais educam, más o reflexo está nas condições sub-humanas de nossa sociedade. E a respeito de nossos juizes parem de ser vaidosos com o pequenino salário que ganham e saibam julgar melhor em vez de colocar pessoas inocentes na prisão, digo isso porque tenho um tio que esta preso faz 2 anos, devido armação que alguem fez com ele, foi colocado droga em seu caminhão da empresa onde trabalhava, foi preso e ainda ganhou a conta na empresa com justa causa, imagine que ele tinha 18 anos nessa empresa era um dos melhores funcionários! Cadê a nossa justiça!!!!!!!!!!!!!fico muito chateada com isso pois minha familia sofre muito com isso,ainda mais minha tia e meus primos estão passando por dificuldades necessitando de ajuda de outros, ainda bem que meu tio sempre foi uma pessoa muito boa que ajudou muitos os outros, e agora existe pessos que reconhecem isso e ajudam a familia do meu tio, e ainda mais que meu tio esta preso no estado que ele estava, minha prima de 6 anos ficou muito doente com isso, sente muita saudade do pai, meu primo esta revoltado com tudo isso, eu tenho medo de ele entrar no mundão das drogas ou fazer bobeiras pior!! desculpe eu não chegar totalmente em sua resposta e acabar desabafando!!!!!!Até....

2007-02-13 02:05:53 · answer #4 · answered by ANJO 1 · 2 0

As duas coisas. O Brasil abandonou a educação e o nosso judici´~aria é feito de tecnocratas e velhos juizes que se apegam ao salário e as mordomias que recebem. Um Congresso que faz da corrupção a melhor pizza.
O povo se interessa por futebol e carnaval como uma válvula de escape dos problemas cotidianos.
Enquanto as autoridades tiverem ao seu dispor salas com ar refrigerado, nada irão decidir em pról da melhoria do nosso povo
Os criminosos se reunem a qualquer hora e a qualquer dia. Não tomam cafézinho nas suas reuniões e não têm ar refrigerado. E agem com velocidade espantosa. .

2007-02-13 00:17:06 · answer #5 · answered by Alberto Bento 7 · 2 0

O problema é do Legislativo que fazem leis que são uma agressura contra nossos principios.Um pai não pode educar seu filho como merece porque existe uma lei que se o pai da um tapa no seu filho ele vai responder por agresão fisica, mas, não fazem uma lei que puna um menor que mata que rouba.A nossa situação hoje é de descaso,não existe nada que nos favoreça so que nos maltrate.

2007-02-13 00:11:47 · answer #6 · answered by Anonymous · 2 0

25% da mídia;
75% dos pais.

O governo e seu juduciário servem para agilizar processos de melhoria e não ficar criando leis para punir, punir e punir....

2007-02-13 00:11:35 · answer #7 · answered by Mandarax 5 · 2 0

Não podemos fugir de nossas responsabilidades, todos problemas sociais tem uma única origem, a própria sociedade, portanto todos somos responsáveis com parcelas maiores ou menores pela violência q assola o nosso país. A solução está na mobilização da sociedade como um todo, na educação de qualidade para todos e na geração de empregos dígnos, o resto é balela.

2007-02-13 00:03:12 · answer #8 · answered by baretta 6 · 2 0

Os políticos do país sao o espelho da sociedade.

Temos muitos bandidos encastelados nos tres poderes

precisamos mudar isso
estoui em campanha nacional para isso, usando a internet para passar a mensagem e espero que tenha seguidores

2007-02-13 00:01:11 · answer #9 · answered by Anonymous · 2 0

As coisas não são tão simples. O que faz o Judiciário?? Não tem a função de pacificar a sociedade, inclusive, para fazer cumprir a lei feita pelo Legislativo e que não foi cumprida pelo Executivo, por exemplo?? Não se pode jogar a culpa da criminalidade nem nos pais, nem no Judiciário. Apesar de a educação ser um fator determinante, o meio social, a formação, as condições econômicas e os vários fatores que influem na criminalidade não tem uma única causa. Assim como o Judiciário não pode ser culpado por tudo. A criminalidade do país é resultado de diversos fatores, desde as decisões dos 3 Poderes, até a educação aplicada pelas famílias. Agora como culpar um pai por não ter educado seu filho corretamente, quando ele mesmo é analfabeto e apanhava do pai alcólatra desde criança??? Ou a mãe que passa o dia inteiro fora para trabalhar e não tem nem vaga na creche para deixar a criança durante o dia??? De quem é a culpa da criminalidade no Brasil?? De TODOS!!! Do Judiciário, do Executivo, do Legislativo, do funcionalismo público, do setor privado, da sociedade. A culpa é minha e é sua também.

2007-02-13 00:13:41 · answer #10 · answered by Carlota 2 · 1 0

fedest.com, questions and answers