English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-12 23:15:09 · 12 respostas · perguntado por Melissa *aka Memê 6 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

Nunca me imaginei numa situação de defender os EUA, mas agora, pensando, pelo menos eles são egoístas assumidos, não apregoam repartir o pão e entopem suas geladeiras com caviar, caladinhos.

2007-02-12 23:36:51 · update #1

12 respostas

Será ? Essa pergunta vem sendo feita repetidamente faz tempo. Vamos pôr uns números.
Vejamos: se houver 3 bilhões de famintos no mundo ( é pouco, China & India dão mais que isso) , alimentados com 1 dolar por dia (um sanduba pra cada), dá 1,095 trilhões de dólares por ano. Comparando com o PIB dos paises do mundo (wikipédia)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_%28Paridade_do_Poder_de_Compra%29

PIB - Espanha - 1,069253 trilhões de dólares (11º)
PIB - Brasil - 1,507106 trilhões de dólares (9º)
(Fonte - Banco Mundial )
Quer dizer, esse 'fome zero mundial' gastaria mais em uma ano
do que a Espanha produz no mesmo período. (E 2/3 do que o Brasil produz)
Será que todas as Igrejas do mundo, reunidas, têm isso? Duvido. E mesmo que tivessem, passado um ano, o dinheiro acabava e tudo voltava a ser como antes, no quartel de Abrantes.

Mas... e se, como você mesma sugeriu, as Igrejas, em vez de dar o peixe, ensinassem a pescar?
Isso é subjetivo, difícil de medir. Não acredito que alguém possa responder categoricamente.
Talvez não acabasse com a fome, mas ajudaria muito a minorá-la.
Não sei o quanto isso ajudaria no combate à fome, e não sei o quanto as Igrejas já ajudam. O colega Bento e o pessoal de outras Igrejas poderiam informar isso com conhecimento de causa.
Veja bem, montar um Senai/Senac religioso não é suficiente, não adianta qualificar profissionais se não houver empregos para eles, e isso nenhuma igreja pode prover. Isso depende da economia de cada nação.

Mesmo assim isso seria uma atitude muito positiva - com um inconveniente - custaria bem mais que aquele 'sanduba' diário.
Formar um profissional custa caro - mesmo os de nivel médio/técnico - e as pessoas beneficiadas seriam em número bem mais reduzido.

Ah, você diria, mas se os ex-alunos beneficiados por esses programas ajudassem, não só financeiramente mas partilhando seus conhecimentos, mais pessoas seriam atendidas.
Sem dúvida.

Quando melhoraria o mundo então?
Sei lá, estão tentando há 2.000 anos.
Talvez quando o homem melhorar. Não será nem amanhã nem na próxima geração.

2007-02-13 01:31:38 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

Quem sabe por algum tempo? A gente pega o teto da Capela Sistina moe e faz farofa para os pobres! Que tal?

Já tenho até o refrão da musiquinha pra campanha:

"Moí um quilo de Sistina pra fazer farofa, pra fazer farofafá"

2007-02-13 04:24:33 · answer #2 · answered by εїзdragonflyεїз 7 · 2 0

O problema da fome não se resolve dando comida indefinidamente a quem tem fome, se resolve pelo governo gerando crescimento da atividade econômica, criando novos empregos, novas oportunidades. Ai sim o esfomeado de hoje passará a se sentir um cidadão do seu pais, terá seu emprego e disporá dos seus ganhos como lhe for mais conveniente. Melhor dar emprego do que dar esmola, ou, como diz o ditado japonês, é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe.

2007-02-13 01:26:12 · answer #3 · answered by fran 7 · 2 0

Bill Gates decidiu utilizar metade de sua fortuna para resolver o problema na África, acrescentou-se a este valor uma doação astronômica do então considerado segundo homem mais rico do mundo; ainda assim ao que parece, nem a África será saciada, pois o problema da fome vai muito além da questão financeira; Moro em uma cidade com um dos piores índices de desenvolvimento do Brasil, com altíssimo nível de desemprego; mas o problema mais grave apontado pela assintencia social é o alcoolismo; É espantoso como as pessoas conseguem dinheiro para cigarro, bebidas e drogas, enquanto os próprios filhos passam fome, Quando a prefeitura faz reformas na cidade, basta uma semana, um baile, uma festa, para que que o patrimônio público seja destruído; Quanto ao patrimônio das igrejas, concordo que ainda muito pouco é feito para mudança do quadro social caótico que estamos vivendo; Mas mesmo a igreja Universal que todos nós criticamos, tem desenvolvido projetos sociais como o projeto nova Canaã; Praticamente todos os projetos sociais que conheço, estão ligados à igrejas (Católicas, evangélicas), Espíritas, Empresas, ou políticos; As próprias igrejas (digo aquelas que ensinam o bem) em si já são uma grande contribuição social, o indivíduo ao participar de uma igreja, muitas vezes deixa de beber ou usar drogas, sua estima se eleva e ele tem mais confiança, mais amor, cuida melhor de sua família, o próprio grupo onde ele está inserido o auxilia nos momentos de crise e quando ele está bem, pode auxiliar aos outros; Em nossa cidade apenas duas entidades cuidam das crianças além do poder público, a saber a Pastoral da Crianças e o Lar de Crianças ligado à nossa igreja (Fica o convite para conhecer)

Muitas pessoas aqui tem proposto o fim das religiões, o que geraria um colápso no atendimento social; Veja o que aconteceu recentemente na Inglaterra (país desenvolvido) quando a igreja católica insinuou o fechamento de suas entidades.

Acredito que uma experiência mais prática poderá te dar uma noção da complexidade do problema da fome; Mas concordo que as igrejas ainda estão fazendo muito pouco.

2007-02-13 00:07:32 · answer #4 · answered by rohi 7 · 2 0

O fato é que nenhuma Igreja pode tomar o lugar do Estado, até porque Igreja e Estado na maioria dos paises do mundo são separados.
A missão da Igreja é uma a do Estado é outra.
Nao sei se vc está criticando o patrimonio da Igreja Catolica, se for, volto a dizer, pela enezima vez, que o patrimonio fisico da Igreja nao pertence nem mesmo a ela e sim à Humanidade, pois tratam-se de bens invendáveis, que não são patrimonio nem do papa nem dos bispos nem dos padres.
E tambem, se fosse, vender a Basilica Vaticana seria uma festa do non sense. O que vc sugere que seja feito lá, um Mac Donald? Ou quem sabe vamos raspar as pinturas de Michelangelo no teto da Sistina e fazer eum sopão pros pobres?Bem, isto seria no minimo, indigesto.
A culpa pela miseria do mundo é o capitalismo selvagem da nação q vc disse "defender".
Entao vamos transferir para as vitimas o ônus dos culpados?É assim que vc vai resolver a miseria mundial? Ou através da denuncia de um sistema economico excludente que, para se enriquecer explora e tem a miseria dos paises do 3º mundo como sub-produto necessário?

2007-02-13 02:16:05 · answer #5 · answered by Frei Bento 7 · 2 1

Mas a maioria dos membros da igreja estão lá exatamente porque através da fome no mundo eles constitituem este patrimônio e poder.

2007-02-13 00:04:15 · answer #6 · answered by Diana 4 · 1 0

WOW, isto mesmo as igrejas tem televisao, radio, avioes(igreja universal) tem de tudo, mas a desgraca humana continua.

2007-02-12 23:19:46 · answer #7 · answered by Perfil 2 · 1 0

Realmente. O patrimônio dos bispos da Universal salvaria o mundo da fome.

2007-02-12 23:19:28 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 0

Memê,
Não vou entrar no assunto EUA, tá?
Mas a igreja, com todo seu patrimônio, talvez conseguisse elaborar projetos e executá-los, mas teria que contar com a participação dos estados e da própria população.
O estado para organizar campanhas (no mínimo) e a população para executá-las.
Não consigo enxergar possibilidades para que isso aconteça sem uma uma guerra entre estado, igreja e povo.
Seria mais uma entre tantas por aí.
Infelizmente o homem não consegue se despir por inteiro de seu egoísmo e ganância.
Isso acontece desde que o mundo é mundo, e hoje, acho muito difícil modificar.

Beijocas

2007-02-14 00:55:47 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

talvez sim,,talvez não....
mutos criticam as igrejas evangelicas,,,~
tipo....criticam por exemplo a igreja universal....eu não sou dessa igreja,,mas a gente ve que o que é arrecadado é empregado na obra, templos e mais templos construidos, não é igual a resnacer por exempolo que so compra bens ou ninguem lembra que a igreja católica envia milhões de dinheiro pra enriquecer o Papa perguntaria por que não investem tudo que arrecadam na pregação do evangelho, ou no minimo deixassem a grana aqui no Brasil....claro que temos que ter sabedoria prq analisar pois nem todas as igrejas agem equivocadamente....
mas são coisas que devemos analisar .....

2007-02-12 23:27:18 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers