Os autores e escritores são, por natureza, pessoas solitárias. Vivem em um mundo diferente, distante, surreal. Se percebem melhor a realidade, é porque não fazem plenamente parte dela. São ´outliers´, pessoas fora do padrão.
Por este motivo, sentem-se, via de regra, solitários. Parecem ser os únicos que pensam desta ou daquela forma.
Quando escrevo, sinto-me melancólico, por parecer estar só. Acredito que isso seja comum. Apesar de, a cada dia, haver mais pessoas no mundo, a convivência é cada vez mais difícil, e a compreensão passa (quase) sempre por preconceitos. É preciso ceder. Aceitar. Isso é difícil.
Por isso, escritores, pensadores e filósofos são solitários.
Abraço!
Alberto.
www.umavidasaudavel.com.br
2007-02-12 22:53:58
·
answer #1
·
answered by akarbex 2
·
2⤊
1⤋
Na verdade, muitas pessoas acham "esquisitos" os artistas e filósofos - e são mesmo!
Uma pessoa criativa é uma pessoa que não tem medo de crítica e que (geralmente) afirma a sua personalidade e a sua individualidade constantemente. Quebrar regras e não aceitar freios é quase uma condição para a verdadeira criatividade.
Daí, que é difícil achar companhia...
Mas, além disso, aquele que pensa e cria, precisa ter um pouco de solidão. O ato de criar em si é um ato solitário. Se não me engano foi Albert Camus que chegou a ter um escritório com isolamento acústico para se concentrar e criar.
Então é meio como um círculo vicioso (ou talvez fosse melhor dizer um círculo virtuoso) onde a personalidade criativa tende a ser solitária por não ser aceita, a solidão e a não-aceitação induzem ao sofrimento e o sofrimento é exorcizado através da atividade criativa a qual, para ser exercida demanda períodos de solidão.
Eu, pessoalmente, reservo sempre um espaço para a solidão que permite um distanciamento crítico e criativo do lufa-lufa que é o cotidiano das grandes cidades. E não me queixo.
2007-02-13 07:05:32
·
answer #2
·
answered by O Pantera 5
·
1⤊
0⤋
Bem , eu já sabia disso .
Mas, mesmo assim queria te agradecer por esta pergunta.
:)
A resposta de Binho , me surpreendeu pela descrição.
2007-02-13 07:23:48
·
answer #3
·
answered by Betty 6
·
0⤊
0⤋
Não é arrogancia ou soberba deles não!
É dificuldade de encontrar correspondentes nos relacionamentos.
Pessoas intelectuais demais vê a todos como um bando de vermes rastejantes, e os não inteligentes vêem os intelectuais como um bando de metidos altivos convencidos que se acham o máximo.
Além de haver uma disparidade cultural, tem a questão da diferença moral e da índole das personalidades.
Isso repele as pessoas.
E o intelectual acaba ficando só, pois não encontra pessoas a altura para fazer companhia e dividir sua cultura e nível de desenvolvimento intelectual.
2007-02-13 07:14:33
·
answer #4
·
answered by Helder Moraes 5
·
0⤊
0⤋
Olá!
Quanto maior a inteligência, maior a introspecção, quando o individuo atinge um grau elevado de QI passa a questionar a si mesmo e o mundo que o rodeia.
Não se acham superiores, e sim diferentes e deslocados dos demais.
Um abraço
2007-02-13 07:13:10
·
answer #5
·
answered by Olly 5
·
0⤊
0⤋
Para todos nós há alturas em que nos sentimos solitários e não com dificuldade de comunicar mas com a falta de compreensão por parte dos outros e é difícil encontrarmos "iguais".
Uma pessoa que tenha dificuldade em falar vai ter o mesmo problema.
Abraço
2007-02-13 07:09:42
·
answer #6
·
answered by siljorf 4
·
0⤊
0⤋
Penso que pessoas "intelectuais" aprendem, desde mt cedo, a ser independente...
No mais das vezes a solidão é voluntária, justamente por não sentirem falta de ninguém por perto o tempo todo.
Por se bastarem, e principalmente por - não precisarem "se impor a ninguém"
Penso que é isso.
Bjs.
2007-02-13 07:04:29
·
answer #7
·
answered by ♫♫ A Eremita ♫♫ 7
·
0⤊
0⤋
Na realidade, na minha opinião, são uma série de fatores.
Em primeiro plano esses "intelectuais" cultuam tão e somente sua obra, praticamente vivendo à margem da sociedade em prol de seu projeto de vida. São poucas pessoas, raras, que abrem mão da vida pra se dedicar a um projeto, daí a dificuldade de relacionar-se. Nos raros momentos que tentam a convivência com outras pessoas, estas, não irão tratar dos mesmos assuntos que eles, haja vista que são universos muito disitintos. Também os ditos "intelectuais" não acham que os outros setores são tão importantes quantos o seu e não conseguem voltar ao nível da conversa dos "reles mortais".
Pra se ter um convívio social, primeiro é preciso querer e depois adaptar-se a ele, coisa que eles não fazem, daí a dificuldade de relacionamente e em consequência muita solidão, que eles inteligentemente convertem em tempo para seus projetos.
Muita paz, um abraço.
2007-02-13 06:59:08
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A maldição de Cassandra
Ao longo da História, inúmeros indivíduos foram tachados de louco ou mesmo castigados, pelo atrevimento de ousar querer mostrar algum caminho novo, melhor ou mais rápido.
Ou por querer resgatar os humanos de algum vicio ou cegueira milenar.
Pois a solidão e a incompreensão são o preço que os que conseguem ver um pouco além, pagam pelo atrevimento de ser diferente, ser um pioneiro ou de entender coisas que os outros nem imaginam.
2007-02-13 06:57:48
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Acredito mesmo que seja falta de humildade, pq vc ve todos os dias pessoas com um altonivel intelectual que conversam tanto com um executivo quanto com o cara que estaciona ou lava seu carro seu porteiro...
Ao passo que outros deixam que isso suba ate sua cabeca, esquecendo que sao tao humanos como qualquer um de nos.
Abraço
2007-02-13 06:55:13
·
answer #10
·
answered by Eu vou ser... 4
·
0⤊
0⤋