English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-12 13:48:40 · 8 respostas · perguntado por Pata 2 em Sociedade e Cultura Idiomas e Línguas

8 respostas

A expressão “Santinha do Pau Oco” deriva de um hábito que praticavam os contrabandistas no Brasil, durante os séculos XVIII e XIX. Eles recheavam estátuas de santos, ocas por dentro, com ouro e pedras preciosas roubadas e assim conseguiam que as mercadorias atravessassem o Atlântico, rumo a Portugal, acima de qualquer suspeita!

2007-02-12 13:53:02 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

Como os impostos aos mineradores eram muito abusivos na época do Brasil Império, alguns sonegavam da seguinte maneira:
Os santos da igreja católica eram freqüentemente fixados sobre uma madeira, para ficar em lugar mais alto. Eles abriam esse pau, deixando-o oco, enfiavam o outro dentro e tampavam. Desta maneira, eles podiam passar pela fiscalização sem ser apanhados, afinal, ninguém desconfiaria de um símbolo de devoção.

2007-02-13 02:27:15 · answer #2 · answered by Alyson Vilela 6 · 0 0

vem da época da colonização, quando, já naquele tempo, os conrtrabandistas de oro, para burlar o fisco, que também já era terrível, colocavam o ouro e pedras preciosas, escondidas dentro de santos de madeira, que tinham um fundo falso, ou seja, eram ocos.

2007-02-12 22:12:45 · answer #3 · answered by Francisco 7 · 0 0

So depois de adulta eh que descobri, vendo com meus proprios olhos um "santinho ou santinha do pau oco". Vi la em Ouro Preto, M.G. Algumas imagens feitas de madeira (pau), toda oca por dentro e atras, nas costas da imagem havia uma janelinha que se podia abrir e fechar. Ali dentro, os coitados (ou nao) que trabalhavam com ouro roubavam um pouco para si, colocando o ouro em poh dentro da imagem. E a imagem, muitas vezes, seguia numa procissao, carregada sobre um andor,porem, fazendo parte de um contrabando de ouro. Mas os fieis que acompanhavam a procissao nao podiam nunca desconfiar que aquela imagem de um santo tao venerado estivesse carregando contrabando. Mas quem sabia ficava rindo por dentro, pois aquele santinho nao tinha nada de santo, era uma imagem feita de encomenda para transportar contrabando de ouro e nao para ser entronizada com todo respeito para lembrar o santo que ela representava, era apenas uma "santinha do pau oco".(Desculpe a falta de acentos. Ainda bem que nao precisei de usar c cedilha).

2007-02-12 14:20:35 · answer #4 · answered by volare, cantare 1 · 0 0

santo do Pau Oco. Quando os Portugueses roubaram ouro do Brasil eles faziam um santo de pau oco e colocavam o ouro la dentro, dai veio o nome santo do pau oco. (falso santo)

2007-02-12 14:16:21 · answer #5 · answered by esther s 1 · 0 0

Só completando a resposta acima, quem fazia santinhos de madeira ocos eram os escravos e lá guardavam o ouro que conseguiam esconder enquanto trabalhavam nos garimpos. Com esse ouro muitos compraram sua liberdade.

2007-02-12 13:57:23 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Os escravos que trabalhavam na extração de metais e pedras preciosas na região de Minas Gerais lavavam uma imagem de um santo com a desculpa de invocar a proteção divina, na verdade a imagem possuía um fundo falso, sendo oca portanto.
Dentro do santinho carregavam para fora da mina ouro ou pedras preciosas que eram guardadas para utilização na compra de suas cartas de alforria.

Os escravos se faziam de fiéis tementes a Deus, levando os santos "para sua proteção", daí a expressão ligada a quem quer se fazer de puro, ou de inocente.

2007-02-12 13:55:26 · answer #7 · answered by fchal_y 5 · 0 0

ESSA EU SEI, MAS TALVEZ NÃO SABEREI EXPLICAR, TEM HAVER COM UM SANTO, DE MADEIRA, QUE TINHA UM ORIFICIO POR BAIXO, TAPADO COM UMA ROLHA, SERVIA PRA ESCONDER DINHEIRO, NÃO LEMBRO QUE FAZIA ISTO NEM POR QUE, MAS GOSTARIA DE TER TE AJUDADO, BEIJOS...


PS.: ENTÃO QUER DIZER QUE A PESSOA POR FORA É UMA COISA, MAS POR DENTRO ESCONDE ALGO.

2007-02-12 13:52:25 · answer #8 · answered by MACNAMARA 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers