English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-12 11:09:32 · 14 respostas · perguntado por Mega 5 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

14 respostas

Segundo uma lenda contada por meu falecido pai, Buda resolveu voltar à terra como homem, anunciado que faria uma homenagem eterna a quem o recebesse melhor. Os senhores ricos mandaram colocar vigias nos muros e guardas nas portas das cidades ordenando-lhes que fossem imediatamente avisados para receber o ilustre visitante. Os dias foram se passando, mas sem que os guardas dessem nenhum sinal de Buda, que, disfarçado de mendigo, passou despercebido pelo guardas. Passando de porta em porta, ninguém o queria receber, até que, chegando numa choupana simples, uma mulher lhe ofereceu a última tâmara que tinha. Enquanto se regalava com o fruto quase seco, notou que havia um bebê dormindo na cama. Mal acabara de comer, a mulher notou que ainda estava faminto e, penalizada, ofereceu-lhe os seios na expectativa de saciar-lhe a fome. Quando terminou, mostrou-se em toda sua magnificência e, banhado de luz, soltou uma golfada de leite que se espalhou pelo infinito e assim, estava criada a "Via Láctea" (ou Caminho do Leite), homenageando a generosidade de todas as mães do mundo por toda a eternidade.
.

2007-02-12 11:59:50 · answer #1 · answered by Origem9Ω 6 · 1 0

Via do leite, caminho do leite... Aponte um telescópio para o centro de nossa galáxia e verás muito "LEITE"....

2007-02-15 06:49:45 · answer #2 · answered by Wagner A 4 · 0 0

O nome Via Láctea significa "Caminho do Leite" e vem de uma lenda grega que dizia que quando Hércules estava sendo amamentado por Hera, e acabou apertando o seio da deusa com tanta força que vazou leite até não querer mais e acabou formando essa aparência de nossa galáxia (o que aliás parece-me contraditório, já que Hera odiava Hércules por ser filho de Zeus com uma amante mortal).

2007-02-13 16:21:23 · answer #3 · answered by Natasha 6 · 0 0

resposta
resumo sobre Via Láctea=A Via Láctea é a galáxia onde está localizado o Sistema Solar da Terra. É uma estrutura constituída por cerca de 200.000.000.000 (Duzentos bilhões) de estrelas (algumas estimativas colocam esse número no dobro, em torno de 400.000.000.000) e tem uma massa de cerca de 750 bilhões e um trilhão de massas solares. A idade da Via Láctea está calculada entre treze e vinte bilhões de anos, embora alguns autores afirmem estar na faixa de quatorze bilhões de anos.
Estrutura=São seis as partes constituintes da Via Láctea:
Núcleo=O núcleo está localizado no centro do sistema, tem a forma de uma esfera achatada e é igualmente constituído por estrelas, mas de idade mais avançada (chamada de população 2) apresentando por isso, uma cor mais avermelhada do que o disco. Tem um diâmetro calculado em cerca de 100.000 anos-luz e uma altura de 30.000 anos-luz, sendo uma fonte de intensa radiação eletromagnética, provavelmente devido à existência de um buraco-negro no seu centro. Este é envolto por um disco de gás a alta temperatura e por partículas de poeira interestelar que ocultam-no, absorvendo a luz visível e a radiação ultravioleta. Porém, na faixa de radiofreqüência é detectável com certa facilidade. O buraco negro central recebeu o nome de Sagittarius A, sua massa foi estimada em aproximadamente quatro milhões de vezes a massa do Sol. Em torno do buraco negro Sagitarius A parece haver indicação da presença de nuvens de gás em rápido movimento e ionizadas. Esta é devida a fortes emissões de raios X e radiação infravermelha provenientes núcleo galáctico.Bulbo central=O bulbo central galáctico é em torno do núcleo galáctico, sua forma é esférica e constituído principalmente por estrelas do tipo população II (estrelas velhas). Esta região da galáxia é rica em elementos pesados. Também estão presentes aglomerados globulares de estrelas semelhantes (de mesma composição), suas órbitas são aproximadamente radiais ao redor do núcleo.
Disco=O disco é a parte mais visível da galáxia, é nesta estrutura sobre a qual repousam os braços da Via Láctea, sua espessura equivale a um quinto de seu diâmetro. Constituído pela população mais jovem de estrelas (chamada de população 1) de cor azulada, por nuvens de poeira, gás e por aglomerados estelares. As estrelas do disco, têm um movimento de translação em volta do núcleo. Todas as estrelas que observamos no céu nocturno, estão localizadas no disco galáctico.Braços espirais=Até 1953 não se conhecia a existência de braços espirais na Via Láctea. A visualização da estrutura espiral era ocultada pela poeira interestelar e dificultada por ser efetuada do interior da própria galáxia. As estrelas estão concentradas em cinco braços que formam espirais opticamente identificáveis:Perseu, Órion, Sagitáro, Norma e Braço 3kpc.Desta forma, a Via-Láctea é classificada como sendo uma galáxia espiral e seus braços estão em movimento rotatório em torno do núcleo à semelhança de um grande cata-vento. É nesta região galáctica, o braço de Órion, que está localizado o nosso sistema solar. O Sol efetua uma rotação completa a cada 200 Milhões de anos e está localizado a cerca de 27.000 anos-luz do centro galáctico.Componente esférico=A forma de disco da Via Láctea não é compacta, o centro e o bulbo central configuram uma região chamada de componente esférico. As estrelas compreendidas nesta são do tipo 1 e tipo 2 estando distribuídas de forma mais ou menos uniforme. Esta região é envolta pelo Halo e somente identificável de forma indireta.

2007-02-13 15:43:04 · answer #4 · answered by neto 7 · 0 0

Devido à sua aparência, que lembrava aos povos antigos um caminho esbranquiçado como leite.

2007-02-13 14:49:02 · answer #5 · answered by Antonia Cléia 5 · 0 0

Pela sua pergunta eu deduso que moras numa cidade e nunca tiveste a oportunidade de ir para um local bem afastado longe das luzes da cidade. Sim, porque só quem mora literalmente no meio do mato sabe o porquê deste nome. Se você tiver a oportunidade imperdível de olhar para um céu estrelado de um local bem afastado e durante os meses de outono e, principalmente, inverno saberá a resposta. É simplesmente fantástico olhar aquela faixa que vai de um lado ao outro do céu com miríades de estrelas (se tiveres um binóculo vai ficar mais fantástico ainda).

Boa sorte e céus limpos...

.

2007-02-13 10:08:50 · answer #6 · answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7 · 0 0

significa caminho de leite.
os antigos viam um braço da nossa galáxia(ainda e possível ver em locais sem muita iluminação e poluição), uma fina faixa esbranquiçada contando o céu,reza uma das lendas mais aceitas na época que a via láctea,surgiu, quando hércules, ainda recém-nascido, sugou com tanta força o leite do seio da deusa hera,que ela retirou abruptamente o menino do seio,fazendo jorra um jato de leite que se espalhou pelo céu.

2007-02-13 09:28:17 · answer #7 · answered by rmaraes 7 · 0 0

Nas civilizações clássicas ( Grega e Romana ), os antigos viam o " braço da nossa Galáxia " como sendo leite derramado em cima de uma mesa com base escura. Daí o nome de Via Lactea ( do Latim Lactea : quer dizer Leite ), Milky way ( inglês : trilho aleitado ).

2007-02-13 05:59:25 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Este nome é muito antigo, faz parte da nossa história como espécie humana. Provavelmente foi dado por um dos seres humanos que tornou-se sedentário e passou a domesticar vacas e cabras pelo leite delas. Ou então alguém que observava seus filhos mamarem no peito da mãe e imaginou que aquela mancha no céu era o leite que alguma deusa derramou no seio, depois que um de seus filhos ficou saciado.

2007-02-12 19:55:02 · answer #9 · answered by Sr Americo 7 · 0 0

Chamamos a essa faixa Via Láctea, devido à sua aparência, que lembrava aos povos antigos um caminho esbranquiçado como leite

2007-02-12 19:52:43 · answer #10 · answered by Pata 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers