English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Oque, como, e quanta devastação podem causar ?

2007-02-12 10:51:18 · 10 respostas · perguntado por Phoenix ♂ 6 em Ciências e Matemática Química

10 respostas

PORQUE SÃO USADOS COMO ACHO QUE NÃO DEVERIAM. PREFIRO ELES DO JEITO QUE SE ENCONTRAM NA NATUREZA.

2007-02-15 00:02:55 · answer #1 · answered by Wagner A 4 · 0 0

Tanto o Urânio quanto o Plutônio são elementos radioativos de núcleos atômicos pesados e radioativos. Por possuirem núcleos grandes demais, a energia de empacotamento, responsável pela estabilidade nuclear não é forte o suficiente para que o átomo seja estável. desta forma, o núcleo atômico acaba por liberar a energia extra por intermédio da força nuclear fraca, que acaba se traduzindo em radiação. A radioatividade se opera basicamente pela emissão de duas partículas: a emissão alfa, composta de dois prótons e dois neutrons e a beta, que é semelhante a um elétron, extremamente acelerado, que é expulso do núcleo. Alem destas partículas, os elementos radioativamente instáveis emitem radiação eletromagnética de comprimento de onda extremamente pequeno ( muito menor que os da luz e os do raios X. Essa radiação é chamada de radiação gama.
A partícula alfa, por sua baixa velocidade(+- 5% da velocidade da luz), bem como pela sua massa relativamente grande e por ser carregado eletricamente( carga positiva) possui baixa penetração em materiais (uma folha de papel normalmente é suficiente para impedir seu progresso). Ela é muito ionizante ( rouba elétrons do ambiente para formar gás hélio. As partículas beta, por sua alta velocidade( +- 95% de c) é muito mais penetrante e danosa. Os raios gama, que possuem a mesma velociade da luz e comprimento minúsculo, posuem muita penetração( penetra o concreto e o aço, sendo parada pelo chumbo) e seu poder de destruição é esmagador. O dano biológico causado pela radiação se manifesta por queimaduras, hemoragias, confusão mental, alopecia ( perda de pelos), inconsciência e morte. Submicroscopicamente falando, as radioaçãoes acabam por danificar seriamente o DNA dos seres vivos, causando mutações, morte celular e neoplasias malignas(câncer). tanto o Urânio quento o Plutônio (este último, mais radioativo) são perigosos à vida por esses aspectos,além, obviamente, do perigo das armas nucleares. Ainda que para fins pacíficos, esses elementos são perigosos ( lembra do Césio 137 de Goiânia???). Devem ser rigorisamente acondicionados ( o problema é que muitas vezes o lixo nuclear dos reatores é jogado no mar, inescrupulosamente, em barris que, mesmo que durem 500 anos, não são garantia de segurança, visto que a meia vida de alguns elementos é de milhares de anos.)

2007-02-13 07:47:46 · answer #2 · answered by edmergulhao 3 · 0 0

Por pura ignorância. O urânio e o plutônio são fontes magníficas de energia.
Nosso sol, como qualquer estrela é um gigantesco reator nuclear.
Como todo o material radioativo, exigem conhecimento, técnica e respeito em seu manuseio. Bem utilizados serão insumos imprescindíveis para o período de transição que antecederá o fim da era dos combustíveis fósseis.
Ao contrário de se preocupar com o mau uso destes materiais deveríamos nos preocupar em como salvar vidas, gerar energia e conservar alimentos.

2007-02-12 21:41:28 · answer #3 · answered by carlos 4 · 0 2

Quanto ao plutônio desconheço mas, o urânio 235 é instável e tem massa crítica. Não recordo agora se são 408 ou 418 gramas ou perto disso. Se você ajuntar uma massa superior a esta haverá uma reação em cadeia e provocará uma explosão nuclear com aproximadamente 20% da eficiência ao da Bomba de Hiroshima. O urânio 238 é encontrado na natureza e como é estável não oferece perigo algum. Normalmente e extraído do tório. Este mesmo urânio para se tornar radioativo passa por centrifugas onde é enriquecido. Portanto este tipo de urânio é constantemente roubado para fabricação de artefatos nucleares caseiros. É apenas uma explicação! Não vá querer se tornar um terrorista,OK!rsrs... Isso tudo eu encontrei em uma Enciclopédia, Você acredita???

2007-02-12 19:50:30 · answer #4 · answered by ** Russo ** 3 · 0 2

Depende do tempo que você ficar exposto a ele. Então vamos lá:
Tempo de exposição a uma distância de cinco metros da fonte de radiação:
5 minutos - Nada. só sede, dor de cabeça e ardor nos olhos. Alguns banhos demorados e bem esfregados, um tratamento de desintoxicação e uma rehidratação são capazes de descontaminar entre uma semana e um mês.
10 minutos - Náuseas, desorientação e escamação da pele. A descontaminação já se torna quase impossível e seqüelas como a infertilidade e insuficiência renal são inevitáveis.
15 minutos - Queimaduras de segundo grau, descolamento de retina, inicia-se a queda de cabelo, vomitos compulsivos, desidratação, surdez.
20 minutos - Caem todos os cabelos e unhas, a pele descola da carne, os dentes caem, queimaduras de terceiro grau e ulcerações cutâneas, iniciam-se as hemorragias devido ao rompimento dos órgãos internos. Agora não tem mais volta. A vítima está morrendo.
30 minutos - A vítima já está morta a 5 minutos, mas o processo de decomposição continua, as queimaduras ficam muito mais fortes, os olhos saltam das órbitas, as orelhas queimam e caem, as hemorragias cessam devido à secagem do sangue.
A pessoa exposta está totalmente calcinada.
O urânio está para nós assim como a Kriptonita está para o Super Homem.
A bomba de hiroshima continha 700 gramas de urânio ativado dentro dela (13 kilotons)
Um quilo de Urânio ativado (Plutônio) equivale a 20.000 toneladas de TNT. Não errei não... São 20 milhões de quilos de dinamite expludindo num mesmo local ao mesmo tempo!
Mais alguma pergunta?
Abs

2007-02-12 19:39:02 · answer #5 · answered by Químico 7 · 0 2

que mané bombas...
uranio e plutonio soltam radiaçao
o mau manuseio pode causar vazamentos em sua contenção
e causar um bela tragedia
exixte um episodio famoso q aconteceu em uma usina nuclear em algum lugar da europa [ñ me lembro onde]
essas radiações são tão poderosas q matm uma pessoa só em alguns segundos de exposição.
à longo prazo [numa contaminaçao de uma area por ex] causa cancer por muitas geraçoes [o caso de hiroshima e nagazaki]
as bombas só são a liberaçao de energia atravez da fisão nuclar
[que para isso eh usado o uranio e o plutonio]

2007-02-12 19:07:33 · answer #6 · answered by Ingrid Fênix 3 · 0 2

Através de processamento eles podem ser enriquecidos e utilizados como armas de destruição em massa, causando todo tipo de Problemas.

2007-02-12 19:02:44 · answer #7 · answered by René Lunna 1 · 0 2

Por causa de sua radioatividade que pode causar inúmeros efeitos nos seres vivos.

2007-02-12 19:00:08 · answer #8 · answered by Samuel 1 · 0 2

bem com eles podemos produzir bombas nucleares que podem transmitir doencas, acabar com vidas, pokuir águas, o ar que respiramos... nao entendo porque necessitamos de armas capazes de destruir o nosso planeta... ?!

2007-02-12 18:55:30 · answer #9 · answered by student_carioca 1 · 0 2

Suas explosões são poderosissimas

2007-02-12 19:05:43 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 3

fedest.com, questions and answers