English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2 respostas

O funcionamento do discurso, o modo como ele provoca sentido e constrói efeitos, foi classificado por ORLANDI a partir da relação entre os sujeitos, a relação com os sentidos e a relação com o referente discursivo (aquilo a que se refere o discurso), em três tipos:

a) discurso autoritário: aquele em que a polissemia é contida, o referente está apagado pela relação de linguagem que se estabelece e o locutor se coloca como agente exclusivo, apagando também sua relação com o interlocutor;

b) discurso polêmico: aquele em que a polissemia é controlada, o referente é disputado pelos interlocutores, e estes se mantêm em presença, numa relação tensa de disputa de sentidos;

c) discurso lúdico: aquele em que a polissemia está aberta, o referente está presente como tal, sendo que os interlocutores se expõem aos efeitos dessa presença inteiramente não regulando sua relação com os sentidos. (ORLANDI, 1999: 86)

Esses tipos de discurso não constituem nenhum juízo de valor, mas pretendem ser uma descrição de seu funcionamento e, embora jamais sejam encontrados em estado puro - não há um discurso que seja apenas autoritário, ou polissêmico, ou lúdico -, a tipologia serve ao trabalho investigativo para que se compreenda com maior clareza os tipos de relação que o discurso em análise estabelece e como, majoritariamente, ele funciona.

2007-02-12 23:16:03 · answer #1 · answered by adericleverson 7 · 0 0

"Tipologia discursiva" refere-se ao estudo dos diferentes tipos de discurso. Na lingüística, "discurso" são as falas dos "atores sociais" (= pessoas, que representam papéis sociais diferentes, como por exemplo os políticos, os membros de sindicatos, as minorias, os racistas, os prisioneiros, etc.). A palavra "discurso" inclui textos verbais (= orais) ou não-verbais (= figuras, etc.).

Para analisar os diferentes tipos de discurso, o analista (ou pesquisador) usa procedimentos diferentes. Por exemplo, para analisar uma propaganda de TV, analisa-se a linguagem verbal (aquilo que é dito) e também a não-verbal (o lugar, os objetos, as roupas das pessoas, os gestos, as expressões faciais, etc.).

2007-02-13 05:35:37 · answer #2 · answered by Nice 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers